sexta-feira, 22 de junho de 2012

Escola da Capital realiza Festa Junina Manezinha

E se o Boi de Mamão pulasse fogueira? E se a Maricota estrelasse a barraca do beijo? Pensando na mistura de tradições interioranas de todo o Brasil e resgatando a da sua cidade, a Escola Dinâmica de Florianópolis resolveu levar elementos da cultura açoriana à festa de São João. A Festa Junina Manezinha acontece no próximo sábado, na Unidade Ambiental, Norte da Ilha.

 

Com apresentações artísticas, comidas típicas e diversão para adultos e crianças, a festa da Escola Dinâmica irá ocupar toda a unidade do bairro Vargem Grande, incluindo seu engenho recém reformado. Presente no espaço da instituição há anos, o velho engenho teve de sofrer alguns reparos, mantendo sua estrutura original de quando ainda produzia farinha de mandioca, alimento obrigatório na cozinha de quem nasceu e cresceu na ilha. Hoje a Escola Dinâmica usa o espaço para realizar oficinas de música, fotografia e artesanato.

 

Com um acervo de fantasias de todos os personagens do Boi de Mamão, a Escola fundada na Ilha da Magia em 1978 sempre priorizou o resgate da cultura manezinha. Durante a “festa na roça”, os alunos irão usar chapéu de palha, mas também se deliciarão com os pratos da terra. Dançarão a quadrilha e entrarão debaixo da “bernunça” para brincar com a plateia.

 

O evento é aberto a toda a comunidade e começa a partir das 14h, do próximo sábado. Mais informações pelo telefone (48) 3269-5380. A Unidade Ambiental da Escola Dinâmica fica no bairro Vargem Grande, Norte da Ilha. Rua Cristóvão Machado de Campos, 1001.

 

 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Capital supera Criciúma na etapa Sul dos Joguinhos Abertos de SC

Florianópolis conquistou na terça-feira (19) o título da etapa regional Sul dos 25º Joguinhos Abertos de Santa Catarina disputada em Criciúma. Com 68 pontos, a Capital deixou para trás Criciúma, cidade-sede da competição, que somou 63. A delegação de São José ficou na terceira colocação com 23. (Confira aqui, no site da Fesporte, os últimos resultados e a pontuação final dos municípios participantes da etapa regional Sul dos Joguinhos Abertos de SC)


No último dia de disputas, Florianópolis assegurou a primeira colocação no vôlei masculino ao bater Criciúma por 3 sets a 1, e perdeu as decisões do futsal masculino e do feminino, ambas para times criciumenses. Nos dias anteriores, a Capital já havia assegurado os troféus de primeiro lugar no vôlei e no handebol feminino. No handebol masculino e nos dois naipes do futsal, Florianópolis ficou em segundo. Além disso, as meninas do basquete também ficaram na terceira colocação e subiram ao pódio. Nos Joguinhos, o primeiro lugar vale 13 pontos; o segundo, oito; e o terceiro, cinco.


Apesar de Criciúma não ter repetido a campanha do ano passado, quando levantou, em Rancho Queimado, o troféu de campeão geral da etapa regional dos Joguinhos, o desempenho da delegação agradou ao presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Sandro Renato Araújo. “Conseguimos concretizar nossa grande meta de colocar todas as nossas equipes nos Joguinhos Abertos de Curitibanos. Tudo dentro do previsto e estão todos de parabéns”, destacou.


O objetivo de classificação à etapa estadual foi alcançado por todas as modalidades de Criciúma que entraram em quadra durante os quatro dias de competição. As meninas do basquete, os garotos do handebol e os times de futsal e voleibol masculino e feminino asseguraram vaga na disputa que ocorrerá em Curitibanos, de 30 de agosto a 8 de setembro.


Campeão dos Joguinhos Abertos de 2011, em Caçador, os times criciumenses de futebol masculino e de handebol feminino não disputaram a etapa regional porque garantiram classificação automática para a etapa estadua deste anol. Além dos campeões e vice regionais, a fase final dos Joguinhos também contará com os primeiros, segundos e terceiros colocados da última edição estadual, bem como com as equipes da cidade-sede.


Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pequeno equívoco do Jornal O Carona causa discussão animada entre torcedores no Ticen

Pedimos desculpas aos leitores do Jornal O Carona e principalmente aos torcedores do Avaí, pois na edição de n° 118, distribuída terça (19), pelo equívoco ocorrido numa das nossas chamadas de capa, afirmando que o Avaí teria vencido o Atlético/MG. No entanto, na Coluna Batendo Bola, de Filipe Cruz, pág. 07, a informação está correta, onde diz que o Avaí venceu o América/MG, pela Série B.

No entanto, a chamada equivocada serviu para uma gozação mútua, em tom de muita brincadeira, entre avaianos e figueirenses no Ticen. Obrigado pela compreensão de todos!

LEIA AGORA A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL O CARONA:


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Estação Vinhos e Sabores, no Vão Central do Beiramar Shopping, apresenta degustação ao público

Com a chegada do frio nada como aquecer o corpo. Para quem aprecia as delícias da mesa, o ideal é começar pelo estômago, com pratos preparados especialmente para a estação. A consultora gastronômica Luciane Daux escolheu delícias para receber o público dentro da programação do Estação Vinhos e Sabores, no Vão Central do Beiramar Shopping. Na terça-feira, 19, entre 18h e 19h os visitantes poderão degustar um maravilhoso fondue de chocolate, prato tradicional dos dias de frio. Após, a partir das 19h, a opção é a provoleta, famoso petisco argentino, preparado à base de queijo provolone assado e temperado.

Na quarta-feira, 19, o menu degustação conta com Ovas de Capelim Damm, servidas ao público entre 18h e 19h. Após, às 19h, o enólogo Fábio Granemann, da vinícola Abreu Garcia, apresenta a carta de vinhos da casa em uma degustação comentada. Uma excelente opção para os apreciadores das delícias culinárias do inverno. O evento é aberto ao público e acontece no Vão Central do Beiramar Shopping, até o dia 15 de julho, das 16h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos.

Humberto Gessinger lança "Nas Entrelinhas do Horizonte" na Capital

O vocalista, guitarrista, pianista, baixista e escritor Humberto Gessinger lança em Florianópolis o livro Nas Entrelinhas do Horizonte (Belas Letras, 160 pág., R$ 34,90), no qual mistura memórias de ritos de passagem e reflexões sobre temas contemporâneos que ele discute em seu blog. O evento é uma promoção da Livrarias Catarinense em parceria com o Beiramar Shopping.

 

Na obra, Gessinger recorre à memória afetiva para construir crônicas pulsantes e arrebatadoras, em que cada página é uma janela onde passado, presente e futuro se misturam para compor juntos a cena. Uma paisagem que só pelas entrelinhas revela a força da sua música e da sua poesia, por meio de lembranças da infância e da vida adulta, momentos em que deixou e voltou a ser criança, como quando a bola de futebol parou embaixo de um carro e uma descoberta desconcertante aconteceu.

 

Apesar de falar bastante do passado na obra, o músico conta que não gostaria de voltar no tempo. "Gosto de dialogar com o passado, mas por nada do mundo gostaria de voltar aos anos 1980, que é um tempo que todo mundo tem como um momento em que o rock e o pop estavam mais em evidência. Não acho que foi meu melhor momento como músico e acho muito mais legal hoje em dia, em que tenho as possibilidades de trabalhar com música e literatura", explica.

 

Em Nas Entrelinhas do Horizonte Gessinger transforma a crônica em música e poesia para falar de sentimentos. 

 

Sobre o autor

 

Humberto Gessinger nasceu em Porto Alegre, em 24 de dezembro de 1963. Em 1984, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. Com 18 discos e cinco DVDs lançados, o grupo faz shows por todo Brasil e já se apresentou nos EUA, Japão, Rússia, Argentina e Uruguai. Além de cantor e multi-instrumentista, é compositor, tendo mais de 150 canções gravadas. Publicou pela Belas-Letras Meu Pequeno Gremista (2008), Pra Ser Sincero (2009) e Mapas do Acaso (2011).

 

Serviço

 

Lançamento “Nas Entrelinhas do Horizonte” de Humberto Gessinger

 

Onde: Piso L1 do Beiramar Shopping – Rua Bocaiúva, nº 2468, Centro, em Florianópolis.

Quando: 20/06, às 19h30

Quanto: Gratuito

Informações: (48) 3271.6030 | www.livrariascatarinense.com.br

 

 

Grayce Rodrigues - Jornalista

Apoio Comunicação + Marketing
www.apoiocomunicacao.com.br
grayce@apoiocomunicacao.com.br

@graycerodrigues | @apoiocomunica

Fone: (48) 3223.4647 / (48) 9162.1206

 

 

Rua Félix Kleis, nº 113 – Santa Mônica

Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

CEP: 88035-330

 

 

PMDB mostra força e unidade e confirma Gean como candidato na Capital

PMDB mostra força e unidade e confirma Gean como candidato na Capital

 

O domingo ficou marcado na história de Florianópolis. Um verdadeiro exército de militantes estava presente na convenção do PMDB da Capital que homologou a candidatura de Gean Loureiro à prefeitura. O Hotel Castelmar, acostumado a receber grandes eventos, nunca viu nada igual. O espaço ficou pequeno, abafado, mas os militantes não arredaram pé até a última frase do agora candidato Gean.

 

“O Gean é um garoto, tem a disposição de um jovem. Apesar da idade, tem uma experiência fantástica, conhece Florianópolis como poucos”. Foram essas as palavras do senador Luiz Henrique da Silveira que, empolgado, soube expressar da melhor maneira o porquê do partido confiar tanto em Gean. O ex-governador Luiz Henrique garantiu: vai estar presente em Florianópolis lutando pela vitória do candidato.

 

Apelidado de melhor cabo eleitoral de Florianópolis por Loureiro, o prefeito Dário Berger não escondeu a confiança no seu sucessor. “Nunca duvidei da capacidade do Gean, tanto é que assumiu diversas secretarias no meu Governo. É o melhor para Florianópolis” disse Berger.

 

Aclamado por todos, o professor Rodolfo Pinto da Luz é o mais cotado para ser o vice de Loureiro. Se ainda não é oficialmente, para respeitar as conversas com outros partidos, já é pela preferência popular. E não foi só na convenção, Gean ouve o nome de Rodolfo por onde anda, é o preferido.

 

Se o espaço era pequeno para comportar tamanho apoio ao candidato Gean, o palanque também ficou apertado para todas as autoridades que prestigiaram a convenção: senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira, vice-governador Eduardo Pinho Moreira, deputados estaduais e federais, além de prefeitos da Grande Florianópolis.

 

Gean Loureiro começou a discursar por voltas das 12h30. Não conteve a euforia, a voz já não dava conta de tantos agradecimentos. Emocionou-se ao falar da família, discursou ao lado da esposa e do pai. Falou das dificuldades em chegar até a convenção: “passadas as nuvens negras sobre a minha candidatura, começou hoje a caminhada rumo à vitória. Quero fazer ainda mais por Florianópolis”. Gean agradeceu aos partidos coligados, nome a nome, mas salientou que a verdadeira coligação é com a população de Florianópolis.

 

De fato, o domingo foi a típico na Capital Catarinense. Não se fala em outra coisa na cidade, a força do 15 de Gean Loureiro é destaque em todos os jornais. Na internet, muitas pessoas prestam o apoio. No facebook, mais de 50 compartilhamentos na frase de Gean sobre a convenção: “Agora, posso falar com orgulho: sou o candidato do PMDB a prefeito de Florianópolis. Mais um sonho realizado!”. A convenção desse domingo homologou Gean Loureiro como candidato à Prefeitura de Florianópolis e, mais do que isso, deu um grande impulso à sua campanha. A força dos candidatos à vereança vai ser o diferencial do PMDB, o partido está maior e mais unido.