segunda-feira, 22 de março de 2010

Aulas gratuitas no Terminal Urbano

Quem passar pelo Terminal de Transporte Urbano, no centro de Florianópolis, a partir de amanhã (23/03) vai poder contar com uma novidade. A faculdade Estácio de Sá vai oferecer à população aulas gratuitas de Língua Portuguesa e Matemática.  Dois professores vão permanecer no local, em horários alternados, para tirar as dúvidas dos usuários sobre as duas disciplinas. 

O stand com a ‘sala de aula’ vai estar montado dentro do TICEN e o atendimento ao público será das 9h30 às 17h30.  Não vai ser preciso agendar horário. Basta que a pessoa se dirija ao professor e exponha dúvidas relacionadas a uma das disciplinas.

O espaço “Tire suas dúvidas aqui” foi criado com o objetivo de levar conhecimento aos usuários do transporte coletivo.

 

Santa Catarina gera 9,1% dos empregos do país no primeiro bimestre de 2010

A Diretoria de Estatística e Cartografia da Secretaria de Estado do
Planejamento divulgou, nesta segunda-feira (22), estudos realizados pelo
Ministério do Trabalho e Emprego no primeiro bimestre de 2010 que apontam
Santa Catarina como o Estado campeão em geração de empregos formais em
comparação com a população residente.

No período de janeiro a fevereiro deste ano, foram gerados 5,8 empregos
formais por mil habitantes em Santa Catarina, contra a média nacional de
2,0.

Em números absolutos, foram 35.401 novos empregos formais no Estado, o que
corresponde a 9,1% dos 390.844 gerados no país. Santa Catarina só foi
superada pelos estados de São Paulo(131.821), Minas Gerais(47.995) e Rio
Grande do Sul(38.595).

Promotoria de Justiça de Biguaçu faz alerta para evitar farra do boi na região

Medidas efetivas para coibir a prática da farra do boi na Comarca de Biguaçu, que abrange ainda os municípios de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos, foram recomendadas pelo Promotor de Justiça Aurélio Giacomelli da Silva a órgãos públicos, Prefeitos e Presidentes das Câmaras de Vereadores da região. Um total de 14 recomendações foram expedidas, tendo como destinatários ainda a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc).

 

A recomendação se trata de uma orientação que o Ministério Público expede aos órgãos públicos para que cumpram suas funções estabelecidas legalmente. "É de conhecimento da Promotoria que algumas destas autoridades já estão cumprindo de forma exemplar suas atribuições no combate à farra do boi, mas as recomendações ainda servem para esclarecer que o Ministério Público também atuará contra estes graves eventos", explica o Promotor de Justiça.

 

Fiscalização do transporte de gado e barreiras de controle de movimentação de animais são medidas sugeridas nas recomendações para coibir a farra do boi, assim como iniciativas de esclarecimento e de educação junto à população. "É importante mencionar que a farra do boi se trata de crime previsto no artigo 32 da Lei n. 9.065/98", alerta o Promotor de Justiça. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção, e multa. Está sujeito às mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. E, se ocorre a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.