quinta-feira, 14 de julho de 2011

Presidente da Câmara considera positivo o trabalho do 1º Semestre

Na dia 13 de julho, a Câmara Municipal de São José promoveu a última Sessão Ordinária do 1º semestre de 2011. As atividades legislativas deste ano iniciaram com nova gestão sob Presidência de Neri Amaral (PMDB), tendo como Vice, o vereador Lédio Coelho (DEM), e secretários, os vereadores Edilson Vieira (PR) e Méri Hang (PSDB).

Uma das marcas da nova gestão tem sido o investimento na formação dos servidores efetivos, comissionados e terceirizados dos setores administrativos. Todas as sextas-feiras, ao término do expediente, acontece o lanche de confraternização semanal. Já nos dias 09 e 10 de julho, o grupo participou de final de semana de capacitação e integração. Uma empresa de recursos humanos aplicou dinâmicas e conduziu palestras com objetivo de promover harmonia na equipe de trabalho do Poder Legislativo. Outros cursos foram oferecidos para qualificar o trabalho como, por exemplo, o funcionamento de pesquisa e abastecimento de informações do programa legislador que permite o acompanhamento do trâmite das matérias da Câmara.

“Investimos no servidor, seja ele efetivo, comissionado ou terceirizado, para que nos ajudem a tornar o Poder Legislativo mais forte e com muito mais qualidade. Quem sai ganhado é o cidadão e é para ele que trabalhamos”, ressalta Neri Amaral.

A humanização é marca da Câmara Municipal. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, está sendo feita a iluminação do entorno, toda por cabeamento subterrâneo, que será integrada com a Praça Arnoldo de Souza. A obra completa a urbanização da área, valorizando ainda mais o Centro Histórico de São José.

O trabalho foi intenso. No primeiro semestre, tramitaram 70 projetos de decreto, a maior parte homologaram termos de convênio. Os projetos de Lei Complementar, de origem do Poder Executivo, foram três que colocaram em trâmite o Plano de Cargos e Salários dos Servidores. Foram 90 projetos de Lei Ordinária e oito projetos de resolução. As matérias apresentadas pelos vereadores foram de diferentes áreas e contemplaram saúde, educação, cultura, esporte e segurança pública.

A aproximação com as comunidades acontecem de diferentes formas. Uma delas é a realização das Sessões Itinerantes, quando a Câmara realiza a Sessão Ordinária nos bairros a cada 60 dias. Neste primeiro semestre, elas aconteceram nos bairros Kobrasol (30/março) e Areias (15/junho). As audiências públicas também são oportunidades de participação e expressão popular. Em 2011 já foram seis audiências de diferentes temas:  a situação do Parque Residencial Potecas em relação as obras do PAC (15/março); alienação de bem público (29/março); situação da BR 101 e diversos problemas decorrentes (28/abril); o caos na saúde pública municipal (31/maio); discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico (07/junho) e por último, um debate sobre as enchentes na cidade (12/julho).

Outra forma de aproximação para dar voz as comunidades é o programa da TV Câmara São José “Câmara nas Comunidades” que visita os bairros e ouve moradores sobre os problemas enfrentados no cotidiano. A equipe de reportagem segue para o destino sem pauta definida e deve ouvir o anseio dos moradores que encontra. A TV Câmara também deu vez e voz aos idosos participantes dos grupos da terceira idade.  Uma equipe visita os grupos para conversar sobre temas elencados pelo Estatuto do Idoso. Promover o acesso a administração pública é o mais novo programa da emissora legislativa. Em parceria com os professores da ESAG/UDESC, o programa “Gestão em Foco” debate temas relacionados a gestão pública.

A transparência tem sido uma busca constante da Câmara Municipal. O site oficial do poder legislativo foi remodelado com o objetivo de oferecer mais e melhores informações. O link Transparência ganhou destaque para que o cidadão acompanhe como são investidos os recursos públicos que matem a Casa.

“Somos movidos pelo trabalho e comprometidos com nossa cidade. Cada vereador se dedica da melhor forma possível, nas áreas que considera mais importante. Estamos satisfeitos com o resultado do primeiro semestre e tenho certeza que o segundo será ainda melhor”, analisa Neri Amaral.

O recersso parlamentar encerra no dia 01 de agosto quando será realizada Sessão Ordinária, às 19 horas. Os setores administrativos e gabinetes continuam em funcionamento para atendimento ao público.

 

Foto: Scarlet Silva

ADVB/SC entrega Prêmio Empresa Cidadã na próxima QUINTA (21/07), em Florianópolis

 

Chegou o momento de premiar as dezesseis empresas catarinenses que apresentaram os melhores projetos nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural e conquistaram o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2011. A festa de premiação acontece no próximo dia 21 de julho, às 19h30, no SESC Cacupé, em Florianópolis e promete reunir os representantes das principais companhias que movimentam o PIB do estado.

Para a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares, é sempre uma alegria entregar o Prêmio Empresa Cidadã às empresas que se preocupam em realizar projetos voltados ao bem estar social. “Além de prestigiar aqueles que exercitam a cidadania, queremos dar o exemplo e encorajar outras empresas a realizarem projetos similares”, ressaltou.

 

Grandes corporações como a Eletrosul, a Portobello e a Nexxera estão entre as premiadas e são exemplos de empresas que investiram forte em projetos voltados a responsabilidade social. Para se ter uma idéia, a Eletrosul investiu R$25 mil reais, em 2010, em um único projeto, o “Agricultura Urbana. A Revolução dos Baldinhos” que estimula moradores da comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, a destinarem corretamente os resíduos orgânicos gerados pelas famílias. Já a Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina afirmou que investiu, durante o ano de 2009, cerca de R$ 1,2 milhão em ações voltadas para o meio ambiente. Já a Nexxera investiu, em 2010, aproximadamente 91 mil no “Programa de integração pelo esporte” que oferece aulas de voleibol e futsal para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, bem como cursos complementares à formação educacional e inserção no mercado de trabalho.

 

Além destas, também estão entre as premiadas: Dicave Gartner, ACIJ, Exit Comunicação, FCDL/SC, Baesa, Berlanda, Dudalina, Enercan, FEESC, RBSTV, Lojas Salfer, SESC/SC e Sesi/SC. Este ano, diferente dos anteriores, serão premiados dezesseis trabalhos, tendo em vista que o 14º, 15º e 16º colocados obtiveram a mesma nota.

 

A ADVB/SC também fará a sua parte e doará 50% do valor arrecadado com a venda dos ingressos à Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), de Florianópolis.

 

Evento neutralizado

 

Assim como aconteceu na última edição do prêmio Top de Marketing ADVB/SC, em dezembro de 2009, a 13ª edição do prêmio Empresa Cidadã também irá dispor do selo de evento neutralizado, em função da implantação do Programa CarbonOK. A ação é resultado de uma parceria desenvolvida com as empresas Ambiens e EcoFlorestamento. Elas ficarão responsáveis por determinar a quantidade de dióxido de carbono emitido durante o evento, calcular o número de árvores necessárias para a neutralização e, por fim, realizar o plantio das mudas e manutenção do processo neutralização.

 

Segundo Janaína Ribeiro dos Santos, da Ambiens, as principais fontes de emissão de carbono são: consumo de combustíveis (queima de combustíveis), por veículos ligados a organização/realização do evento; geração ou consumo de energia elétrica, disposição final de resíduos sólidos e geração de efluentes.

 

Ao final do processo de quantificação, serão plantadas árvores nativas da Mata Atlântica e a neutralização vai acontecer através da fotossíntese durante o desenvolvimento das árvores que vai acontecer em um período de 18 a 20 anos. “Além da neutralização de carbono, as árvores, por serem nativas e frutíferas, irão auxiliar na ecologia da região mantendo e ampliando o território da Mata Atlântica e também vão servir como fonte de alimento para a fauna do local”, ressalta Janaína dos Santos. “A ADVB/SC vai contribuir com a recomposição da mata atlântica e dos animais em extinção, como o mico leão da cara preta e o papagaio da cara roxa, recuperando e preservando o patrimônio genético da mata”, acrescenta Edson Martinato, da EcoFlorestamento.

 

Vencedores do prêmio Empresa Cidadã 2011 (por categoria)

 

Desenvolvimento cultural

• Empresa: Dicave Gartner

  Case: Voluntariado e Cidadania: Oportunidades que transformam vidas

 

Preservação ambiental

• Empresa: Associação Empresarial de Joinville (ACIJ)

 Case: Consumo Inteligente Energia Elétrica

 

• Empresa: Eletrosul

  Case: Agricultura Urbana. A revolução dos Baldinhos

 

• Empresa: Exit Comunicação

  Case: Exit Comunicação Estratégica. Uma agência Carbon Free

 

• Empresa: FCDL/SC

  Case: Recicla CDL

 

• Empresa: Portobello S.A.

  Case: Sustentabilidade Portobello. Todos comprometidos com o futuro

 

Participação comunitária

• Empresa: Baesa

  Case: Programa Pessoas Especiais

 

• Empresa: Berlanda

  Case: Construindo uma política de responsabilidade social

 

• Empresa: Dudalina

  Case: Projeto Geração de Renda

 

• Empresa: Enercan

  Case: VIDA NOVA Beneficios da Implantação da UHE Campos Novos

 

• Empresa: FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de SC)

  Case: Centros para democratização de informações e negócios (CDIN)

 

• Empresa: Nexxera

  Case: Programa de integração pelo esporte

 

• Empresa: RBSTV

  Case: Campanha do Agasalho - A roupa que não serve mais, serve.

 

• Empresa: Lojas Salfer

  Case: Programa Salfer Solidária

 

• Empresa: SESC Santa Catarina

  Case: Projeto SESC Idoso Empreendedor SC

 

• Empresa: SESI Santa Catarina

  Case: Programa Atleta do Futuro

 

Resultado oficial do vestibular de inverno da Udesc será divulgado no site da instituição

O resultado oficial do vestibular vocacionado de inverno da Universidade
do Estado de Santa Catarina (Udesc) será divulgado, nesta sexta-feira
(15), às 17h, no www.vestibular.udesc.br e no hall de entrada da Reitoria
da universidade, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
"Vamos divulgar a lista oficial, com o nome dos aprovados, no site da
universidade e na Reitoria, em Florianópolis, como prevê o edital",
afirmou a coordenadora do vestibular da Udesc, Rosângela de Souza Machado.
Os 1.320 aprovados na primeira chamada, em 32 cursos oferecidos nesta
edição do vestibular, deverão fazer as matrículas nos dias 21 e 22 de
julho. "A matrícula deverá ser efetivada na respectiva Secretaria do
centro de ensino da Udesc, no curso para o qual o candidato foi
classificado", diz Rosângela Machado.
No ato da matrícula, o candidato classificado, ou seu procurador
legalmente constituído, deverá apresentar uma documentação que está no
item 11.11 do edital do vestibular. "Se o candidato classificado deixar de
comparecer a matrícula ou não apresentar a documentação exigida nas datas
estabelecidas ele perderá o direito à vaga", finaliza Rosângela Machado.

Mais de 7.400 inscritos

O vestibular de inverno 2011 da Udesc contou com a inscrição de 7.445
candidatos que fizeram as provas em duas fases. A primeira, no dia 5 de
junho, contou com provas de conhecimento geral do Ensino Médio. Na
segunda, no dia 3 de julho, os 4.292 candidatos habilitados foram testados
em redação e conhecimentos específicos.

Nesta edição, o curso mais concorrido foi o recém-lançado Engenharia do
Petróleo com 20.58 candidatos por vaga. O curso de Fisioterapia foi o
segundo mais disputado com 17.13 candidatos por vaga. Complementam a lista
dos cinco mais procurados os cursos de Medicina Veterinária (15.83);
Engenharia Civil (13.28); e Administração Noturno (11.08)

Outras informações sobre o vestibular da Udesc no 48.3321-8098.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Secretário de Educação repudia ato de violência

Rodolfo Pinto da Luz esteve no NEI São João Batista para prestar solidariedade à Diretora agredida por um morador

 

“É um ato inaceitável e que deve ser repudiado por todos nós”. Assim se manifestou o Secretário Municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, ao tomar conhecimento, nesta quarta-feira (13), da agressão sofrida pela Diretora do Núcleo de Educação Infantil (NEI) São João Batista, no Rio Vermelho, por um morador do bairro.

 

Cassia Afonso tentava explicar a esse morador que o filho dele de dois anos, por enquanto, continuaria na fila de espera por uma vaga na unidade, quando foi agredida por uma barra de ferro. “Eu busquei acalmá-lo, mas ele não quis me ouvir. Ele se tornou bastante agressivo. Eu tive que fugir para que algo de pior não acontecesse”. O NEI São João Batista atende 420 crianças e na lista de espera encontram-se 29 pequenos.

 

O Secretário de Educação, que foi prestar solidariedade à diretora,  lembra que o NEI já foi ampliado em quatro salas e que na mesma região a prefeitura construiu a Creche Lausimar Maria Laus. “Estamos, na prática, tomando medidas para que haja o máximo de vagas para as crianças do Rio Vermelho. Sabemos também que ainda não é o suficiente”, reconhece.

 

No entanto, observa Pinto da Luz, que nada justifica qualquer ato de violência. “Somos pela paz e pregamos a convivência harmoniosa entre escola e comunidade”, relata. O Secretário disse igualmente que o setor jurídico da prefeitura estará acompanhando o caso junto ao Ministério Público de Santa Catarina.

 

A Diretora Cássia Afonso registrou boletim de ocorrência na 8ª DP, em Ingleses. Nesta quinta-feira, ela deve fazer exame de corpo de delito. 

 

Mais creches

 

Atualmente a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) atende 10.729 crianças. Mais duas unidades de educação infantil estarão à disposição da população até o segundo semestre deste ano. São as creches Areias do Campeche, que atenderá 160 pequenos, e a Vila Santa Rosa, na Agronômica, com capacidade para 60 crianças.

 

Bem no ranking

 

O município de Florianópolis consegue atender 93,6% de crianças, na faixa etária de 4 a 5 anos, enquanto que no Brasil a média é de 80, 8%. Já no atendimento dos pequenos com idades de 0 a 3 anos, a capital catarinense atinge 39,2%, sendo a média nacional de 18,8 %.

 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Big Brother em São José

O governador Raimundo Colombo garantiu que câmeras de segurança serão
instaladas no município de São José nas próximas semanas. O anuncio foi
feito nesta segunda-feira (11) durante audiência com o prefeito de São
José, Djalma Berger, na Casa d'Agronômica. As prioridades do município,
principalmente em infraestrutura e segurança, foram assuntos destacados no
encontro. "As necessidades de São José e da Grande Florianópolis são
intensas e desafiadoras, são crescentes, por isso precisamos nos
antecipar", informou Colombo.

Um dos focos da reunião foi à mobilidade urbana, que teve como destaque a
ligação da Ilha-Continente. Conforme informado pelo governador será
anexado as sugestões dos prefeitos da Grande Florianópolis no relatório
técnico do projeto. O prefeito de São José enfatizou seu apoio ao o
Governo nesta obra. Junto na audiência estava o secretário de
Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinning. "Estamos
trabalhando pelo desenvolvimento da nossa região e destacando as
prioridades", finalizou secretário.