sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Livros para o Dia das Crianças

Dicas de livros para o Dia das Crianças

 

Não há nada melhor que presentear as crianças com bons livros. Para você, jornalista, que está preparando matérias com dicas de presentes para o Dia das Crianças, estamos enviando dicas de títulos de três editoras – DCL, Peirópolis e Prumo – para crianças de diferentes idades. Caso tenha interesse, podemos enviar o release completo dos livros e as capas em alta.

 

Sugestões de livros para o Dia das Crianças:

 

De mãos dadas           

                       

Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Editora: DCL

 

Descrição: A escritora e ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen está relançando pela editora DCL, o livro De mãos dadas, no qual adapta os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança para a linguagem infantil. Com a obra – que está em sua segunda edição –, é possível descobrir como é gostoso ser criança.

 

 

 

 

Reciclando com os coelhinhos

 

Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen

Editora: DCL

 

Descrição: A escritora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen lança pela editora DCL o livro Reciclando com os coelhinhos, no qual explica e dá dicas do que fazer com o lixo, melhorando a saúde do nosso planeta. A autora fala dos cuidados que as pessoas devem ter com o lixo, utilizando uma família de coelhos como narradores. Ao final, ela dá dicas de brinquedos feitos com material reciclável e alguns cuidados com o lixo e como toda a família pode contribuir.

 

 

 

Férias na Antártica                                         

 

Editora: Peirópolis

Autoras: Laura, Tamara e Marininha Klink

 

Descrição: As irmãs Klink — Laura, Tamara e Marina ­, filhas do navegador Amir Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, lançam, pela Grão Editora, a obra Férias na Antártica, em que narram as descobertas e lembranças das cinco expedições ao continente antártico, que fizeram acompanhando os pais, e a diversidade de um ecossistema conhecido por poucos. As meninas relatam de forma divertida e empolgante as melhores aventuras e histórias das suas viagens à Antártica.

 

 

 

Como falar a língua zumbi    

 

Editora: Prumo

Autor: Steve Mockus

 

Descrição: Servindo-se de humor, com a proposta de divertir e ao mesmo tempo incentivar o aprendizado, o livro Como falar a língua zumbi, do autor americano Steve Mockus, ensina o pequeno leitor a escrever e pronunciar o “idioma” dos zumbis, seres enigmáticos que assombram os contos e lendas urbanas há muitos anos, utilizando módulo sonoro como recurso à estimulação da percepção auditiva, e as imagens divertidas do ilustrador Travis Millard. 

 

 

 

O dia em que o mundo acabou                                  

 

Editora: Prumo

Autor: Luciana Savaget

 

Descrição: A Editora Prumo lança, pelo selo Pruminho, O dia em que o mundo acabou, obra de Luciana Savaget, ilustrada por Nilton Bueno, que conta a história de uma lebre que espalha o pânico por uma floresta ao afirmar que a Terra está rachando e o mundo vai acabar. A narrativa da obra tem um clima fantástico, e as ilustrações de Nilton Bueno evocam uma atmosfera onírica que ajuda a dar personalidade ao livro.

 

 

 

A menor ilha do mundo                     

 

capaEditora: Peirópolis

Autora: Tatiana Filinto

 

Descrição: Uma história de segredos e amizade é o que traz o divertido lançamento da Editora Peirópolis, A menor ilha do mundo, de autoria da psicóloga e psicanalista Tatiana Filinto, com ilustrações da psicóloga e educadora Graziella Mattar. O livro mostra a importância de uma verdadeira amizade aliada à confiança. A ilha começa a afundar por conta de um segredo que não consegue dividir. As consequências disso podem ser desastrosas.

 

 

 

 

 

 

Inscrições para o vestibular da Udesc terminam no dia 1º de outubro

Daqui a uma semana, no dia 1º de outubro, terminam as inscrições para o
vestibular vocacionado de verão da Universidade do Estado de Santa
Catarina (Udesc). Neste ano são oferecidas 1.610 vagas, distribuídas em 44
cursos.
As inscrições para o vestibular, ao custo de R$ 65,00, podem ser feitas
somente pela internet no www.vestibular.udesc.br. A primeira fase das
provas acontece no dia 24 de outubro, e a segunda no dia 28 de novembro,
nas cidades de Florianópolis, Joinville, Lages, Ibirama, Chapecó, São
Bento do Sul, Balneário Camboriú e Laguna.
A lista dos classificados para a segunda fase do vestibular será divulgada
no dia 8 novembro, e a relação dos aprovados até 20 de dezembro, às 16h,
na entrada do prédio da Reitoria da Udesc, no Itacorubi, em Florianópolis,
e no site www.vestibular.udesc.br.
Este ano, a novidade é o curso de Engenharia Sanitária, no Centro de
Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama. O novo curso
terá duração de cinco anos e oferece 40 vagas (matutino e verspetino).
A primeira fase do vestibular de verão acontece no dia 24 de outubro e
será dividida em duas etapas: a primeira, das 9h às 12h30, terá 60
questões de Matemática, Biologia, História, Língua Estrangeira e
Conhecimentos Gerais de Santa Catarina.
A segunda etapa, das 15h às 18h30, terá 60 questões de Física, Química,
Geografia e Língua Portuguesa. "Serão classificados para a segunda fase os
candidatos classificados com maiores pontuações dentro do limite, de até
quatro vezes, o número de vagas do curso. Se um curso oferece 40 vagas,
teremos 160 classificados para a segunda fase. Porém, se o número de
candidatos for inferior a quatro vezes o número de vagas, todos passarão
para a segunda fase, à exceção dos eliminados por outras normas do edital",
explica a coordenadora do vestibular da Udesc, Rosângela de Souza Machado.
A segunda fase, no dia 28 de novembro, também será em duas etapas,
dividida das 9h às 12h30, e das 15h às 18h30, com prova de redação e
conhecimento específico. Outras informações sobre o vestibular da Udesc no
www.vestibular.udesc.br ou nos telefones 48. 3321-8099 e 48. 3321-8098.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MPSC lança nova campanha contra violência sexual contra crianças e adolescentes

O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude Ministério Público de Santa Catarina (CIJ) e o Fórum Catarinense pelo Fim da Violência Sexual Infanto-Juvenil lançam, nesta sexta-feira (24/9), nova campanha contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. A data foi escolhido por ser o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

 

O lançamento será realizado às 14 horas, no auditório da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), que apóia a campanha junto com a Associação Catarinense dos Supermercados (ACATS), Lojas Koerich e a agência D/Araújo, que desenvolveu o material publicitário, que inclui cartazes, folders, spots para rádio, outdoor e propaganda para televisão.

 

A campanha almeja erradicar, por meio do esclarecimento e da conscientização da sociedade catarinense, o abuso e a exploração sexual contra a criança e o adolescente no Estado. Entre 2006 e 2008 foram atendidos pelo Programa Sentinela 21.856 casos de abuso e exploração sexual, o que revela uma média de 607 casos por mês ou 20 casos por dia em Santa Catarina.

 

Para a Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino, Coordenadora-Geral do CIJ, a violência sexual contra a criança e o adolescente é uma das violações mais perversas de direitos, pois fere, ao mesmo tempo, o direito à saúde (física e emocional), à liberdade, ao respeito e à dignidade da vítima.

 

Priscilla acrescenta que é necessário alertar a sociedade brasileira para o fenômeno do abuso e da exploração sexual infanto-juvenil, que é, ainda, cercado de mitos, tabus, medos, omissões e, até mesmo, indiferença. "Esta situação faz com que essa forma de violência avance e, a cada dia, mais e mais crianças e adolescentes sejam vitimizados", considera a Coordenadora do CIJ.

 

A Promotora de Justiça acrescenta, ainda, que, segundo especialistas, apenas 10% do total de situações de abuso sexual intrafamiliar são revelados, uma vez que, dentro do núcleo familiar ainda prevalece a lei do silêncio. "Tanto o ato de violência quanto a omissão se opõem à proteção integral de direitos e garantias que o constituinte e o legislador estatutário reservaram aos nossos meninos e meninas. Contudo, apesar da letra da lei, ainda há muito por caminhar", finaliza. O auditório da Fecomércio está localizado na Rua Felipe Schimidt, nº 785, 5º andar, no Centro de Florianópolis.

Jornada Catarinense de Plantas Medicinais

VI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais aborda o desenvolvimento social

 Durante 3 dias, a UFSC será sede de palestras, mini-cursos e mesas-redondas com especialistas da área

Será realizada em Florianópolis, entre os dias 27 e 30 de setembro de 2010, a VI Jornada Catarinense de Plantas Medicinais – VI JCPM, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Neste ano, o tema escolhido é “Unindo Elos para o Desenvolvimento Social”, e conta com a presença de 53 congressistas confirmados, entre especialistas, mestrandos e doutores na área.

Durante os três dias do evento, serão discutidas áreas como cultivo, legislação, farmacologia, controle de qualidade, eficácia, prescrição, etc. “Os participantes poderão optar entre mini-cursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas, conferências e palestras disponíveis, todos ministrados pelos melhores especialistas do assunto, do Estado e do País”, declara Karen Denez, palestrante coordenadora da Comissão Científica do evento e farmacêutica especialista em plantas medicinais.

A criação do setor de plantas medicinais em Santa Catarina vem sendo disposta de maneira que aborde a unidade do conhecimento, desde a I Jornada Catarinense de Plantas Medicinais, realizada em 1998. Com a II Jornada, realizada no ano seguinte, foi possível criar a Associação Catarinense de Plantas Medicinais e a Câmara Setorial de Plantas Medicinais da Secretaria de Agricultura do Estado de SC. “Temos grande expectativa para o sexto ano. A aplicação das plantas medicinais no cotidiano é cada vez mais presente, e os benefícios dessa prática se confirmam jornada após jornada”, comenta Karen.

A farmacêutica reitera ainda que o evento produz debates e agita o meio acadêmico, oferecendo desenvolvimento de investigações nas áreas científicas voltadas para as plantas medicinais. Realizadas em  universidades de Santa Catarina, as Jornadas também resultaram em projetos de pesquisa e de extensão, desenvolvidos em parcerias com entidades e instituições públicas ou privadas que, ao longo dos anos, contribuíram para a melhoria das condições sociais e ambientais de comunidades rurais e urbanas.

 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Basquete de Rua

Neste final de semana acontecerá o campeonato brasileiro de Basquete de Rua, o qual será realizado no Rio de Janeiro e FUCAS mais uma vez será fará presente através da equipe Feminina de Basquete.

Os jogos acontecem na sexta e a grande final no sábado, com transmissão ao vivo pela Sportv.

O negócio é torcer...

 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Filhotes para doação

> Amigos,
> Estes lindos e saúdaveis bebêzinhos são filhotes da Nena, cachorrinha que
> mora nas imediações do Restaurante Angélico's.
> Os funcionários cuidam muito bem dela, inclusive, ela será castrada após o
> desmame dos filhotes.
> Os bebês estão com um mês e meio de vida, desverminados e com a primeira
> dose da vacina!
> Interessados em adotar, podem falar com Célia, no fone: 9971-0525
>
> AJUDEM QUEM AJUDA, DIVULGUE ESSA MENSAGEM!
>
> Bruna
> GUAPECAS - Grupo de Apoio e Proteção aos Cães Abandonados
> http://www.guapecas.blogspot.com
>
> "Protetor é aquela pessoa que não transfere e nem foge à responsabilidade
> que sua consciência lhe cobra. Se você não faz parte da solução, então é
> parte do problema!" (Ana Corina)
>

NOVA EDIÇÃO DO JORNAL O CARONA: VEJA AGORA! CLIQUE NO LINK ABAIXO:

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Polícia Civil prende traficantes na Capital

Florianópolis - A Polícia Civil, através da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) prendeu por tráfico de drogas Gustavo da Silva Dutra, Rafael de Miranda, Alyson de Piery e Rodrigo da Silva Victor, na última sexta-feira (17), na Capital.

 

Os Agentes da DEIC receberam a informação de que haveria uma entrega de droga sintética, que seria trocada por uma pistola. 45 na cidade de Balneário Camboriu.


Diante das informações colhidas os Agentes iniciaram o acompanhamento tático dos envolvidos durante o dia e,  por volta de 20:00h os investigado Piery e Miranda se deslocaram de Florianópolis até Balneário Camboriu .Por volta das 22:00h pararam próximo a Av. das Nações e aguardaram a chegada de um homem, que posteriormente foi identificado como Victor.

 

Os Agentes aguardaram o momento exato em que Rodrigo fez a troca da arma pelos comprimidos de Ecstasy. Junto com os suspeitos foram encontrados uma Pistola Taurus .45 com 10 munições e 501 comprimidos de Ecstasy.

 

Ainda, os Policiais se direcionaram para a residência de Silva em Florianópolis e encontraram 5 “pés” de maconha, 5 petecas de cocaína, 11 porções de maconha e 54 comprimidos de Ecstasy, totalizando 555 comprimidos da droga sintética.