sábado, 14 de janeiro de 2012

Chuvas: Defesa Civil Municipal de Florianópolis está em alerta


Em função das fortes chuvas que atingem a Capital desde a noite de ontem - e em virtude da previsão de grandes volumes para as próximas horas -  a Defesa Civil Municipal de Florianópolis está em alerta. Entre guarnições externas da Defesa Civil, plantão interno, Guarda Municipal e equipes de sobreaviso, um efetivo de 45 membros da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão encontra-se a postos.

Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Florianópolis, Luiz Eduardo Machado, até o início da tarde deste sábado a Defesa Municipal registrou  pontos de deslizamento, sem vítimas, na Caieira, Saco dos Limões e Córrego Grande. Ainda não há notícias de pontos de alagamento significativos ou famílias desabrigadas.

Machado alerta, contudo, que nas próximas horas moradores de áreas de risco precisam ficar atentos: ao menor sinal de perigo – principalmente de inundação ou deslizamento – as pessoas devem procurar abrigo em local seguro e fazer contato com a Defesa Civil pelo fone 199.

Algumas recomendações importantes:

Morros
Fique atento a depressões no terreno, inclinação de tronco de árvores, de postes, ou aparecimento de rachaduras nas paredes das casas. Alerte os vizinhos, procure local seguro, longe do morro, e avise a Defesa Civil Municipal, pelo 199.

Inundação
Corte a energia elétrica. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, há risco de choque elétrico e curto-circuito.
Evite andar na água pois há risco de contaminação. Caso não seja possível evitar, fique atento: se houver sintomas de febre, dores musculares e indisposição, procure uma emergência.

Lixo
Evite colocar o lixo para a rua pois, em caso de inundação, ele pode obstruir as bocas-de-lobo. 


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Doação de livros para o Promenor

 

O Grupo Livrarias Curitiba, que compreende as marcas Livrarias Catarinense e Curitiba em Santa Catarina, doou 800 livros didáticos na última segunda-feira, dia 9, para a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor, mantida pela Irmandade do Espírito Santo.

 

A doação irá beneficiar 300 crianças, estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Atualmente, o Promenor atende cerca de 1.100 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade na Grande Florianópolis, pertencentes a famílias de baixa renda e em situação de exclusão.