quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Duplicação Rua Antônio Edu Vieira - Comissão de Mobilidade da UFSC aprova cessão de terreno

Decisão oficial cabe agora ao Conselho Universitário

 

Na última reunião, ocorrida no dia de ontem (25), a Comissão de Estudos de Transportes e Mobilidade Urbana do Campus da UFSC, criada por portaria da Reitora em março de 2013, concluiu a avaliação do projeto para a duplicação e adequação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira. O relatório técnico se posiciona de forma favorável à cessão de terreno da UFSC, desde que obedecidos os itens de consenso e que busque manter o diálogo para as questões não consensuadas com a comunidade, não só do bairro do Pantanal e da Bacia do Itacorubi, mas numa inserção ampla de todo o Município e da Região Metropolitana.

Neste relatório técnico a Comissão afirma que “considerando que a UFSC tem compromisso social com a cidade e o dever de interagir proativamente para a solução dos problemas de toda a sociedade, especialmente na região em que tem seu principal Campus, esta Comissão posiciona-se de forma favorável à cessão de terreno da UFSC”. Segundo o secretário Municipal de Obras João Amin, “a prefeitura comemora o posicionamento da Comissão, mas aguarda agora a avaliação do Conselho Universitário, legítima autoridade para oficializar a cessão”.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Plano Diretor da Capital será apresentado a prefeitos da Grande Florianópolis

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, o prefeito Cesar Souza Júnior recebe a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschapms e o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, para apresentação das diretrizes gerais do Plano Diretor e também o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

O encontro tem como objetivo alinhar as políticas de mobilidade e infraestrutura urbana da Capital às dos três municípios da Grande Florianópolis. De acordo com o prefeito, o Plano Diretor entra agora numa nova fase, com a realização de 40 oficinas distritais em 21 localidades de toda o município.

Além disso, serão promovidas outras 20 reuniões técnicas com entidades públicas e privadas representativas de todas as regiões e categorias sociais da cidade, além de cinco oficinas técnicas regionais (Centro, Continente, Norte, Sul e Leste). Acrescidos a esses encontros haverá ainda cinco oficinas temáticas que envolverão profissionais que atuam com o Plano: meio ambiente, áreas de interesse social, mobilidade, patrimônio cultura e operações urbanas.

Todos o processo culminará com a realização da II Conferência da Cidade, cujo fecho terá o formado de audiência pública.

 

Plano deve ir à Câmara

dia 18 de outubro

 

O processo se dará em estreita cooperação com a Câmara de Vereadores, que receberá o anteprojeto do Plano Diretor no dia 18 de outubro, a partir de quando passará a tramitar nas comissões e plenárias do legislativo.

Vale lembrar que o  Plano Diretor de Florianópolis está em discussão há sete anos e já foram realizadas 1,5 mil reuniões.

“Precisamos sintonizar a urgência das ruas aos encaminhamentos burocráticos”, definiu o prefeito Cesar Souza Júnior.