sábado, 15 de outubro de 2011

Morro da Capital ganha escola modelo

A unidade situada numa comunidade carente possui elevador para portadores de deficiência, além de ginásio de esportes e sala informatizada.

Esta é a maior obra de educação feita em um morro de Santa Catarina. Assim definiu o Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, na inauguração da Escola Desdobrada Municipal Osvaldo Galupo. A obra com modernas instalações foi entregue oficialmente à comunidade do Morro do Horácio nesta sexta-feira, dia 14 de outubro. A unidade, que fica na região central da Capital, foi reformada e ampliada com investimento de mais de R$ 4 milhões 276 mil.

Para o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, esta é uma escola de primeiro mundo, que dentre outras melhorias possui adaptações para as crianças com deficiência. Na unidade há um elevador que garante o acesso dos portadores de necessidades especiais a todos os ambientes.

O estabelecimento de ensino é distribuído em dois blocos interligados por escadas e rampas. O bloco inferior, correspondente ao prédio antigo, foi praticamente reconstruído e ampliado. A reforma compreendeu a substituição das esquadrias, dos pisos e azulejos, bem como o reforço da estrutura, cobertura e lajes novas, e pintura geral do prédio.

Com a ampliação, esse bloco passou a ter seis salas de aula, sendo quatro de ensino fundamental e duas de educação infantil com banheiros conjugados para os pequenos, sanitários para alunos e profissionais, sala para a direção, sala para os professores, secretaria, refeitório, cozinha, lavanderia e depósitos.

O bloco superior é totalmente novo e resulta da construção de uma biblioteca e uma sala informatizada, bem como um moderno ginásio de esportes com quadra polivalente, vestiários, sanitários e depósitos. Nesse bloco foi edificada ainda uma praça cívica, que consiste em um espaço de uso comunitário, dotado de cozinha com churrasqueira e sanitários. Para a diretora Atagy Feijó a obra é ótima, pois será utilizada por toda a comunidade. “Antes não havia um espaço social como este, em que os moradores também podiam usufruir”, completa.

Capacidade

A Escola Desdobrada Osvaldo Galupo foi fundada em março de 1991. Com as  melhorias, a unidade passou a ter capacidade para atender 300 crianças do ensino fundamental e  48 crianças de educação infantil.

A vice presidente da associação de moradores do Morro do Horácio, Dilma Silva, acredita que a reforma da escola é um grande crescimento para a educação. “Faz muito tempo que estamos lutando para essa melhoria na Osvaldo Galupo e agora temos um excelente ambiente para atender as nossas crianças”, pontua.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Evento Gratuito em Floripa da Central Nacional de Astrologia

EVENTO GRATUITO- FLORIANÓPOLIS (SC) 15/10/2011 - SOL DA TERRA (LAGOA DA CONCEIÇÃO)

CNA—CENTRAL NACIONAL DE ASTROLOGIA APRESENTA:


Netuno em Peixes, um mundo em transição

A Central Nacional de Astrologia - regional de Florianópolis, realiza no próximo dia 15/10, das 10h30 às 18h, no espaço Sol da Terra (Lagoa da Conceição), o evento "Netuno em Peixes, um mundo em transição", um evento gratuito para que o público tenha a oportunidade de conhecer e entender melhor astrologia.

O Circuito de Florianópolis é parte de um Circuito nacional que acontece em todas as capitais do Brasil entre os meses de outubro e novembro e apresenta um momento especialmente diferenciado na Astrologia, no qual os planetas responsáveis por grandes transformações (Urano, Netuno e Plutão) estão mudando de signos, identificando potencial momento de grandes mudanças na sociedade e no mundo. Os astrologos falam, entre outras coisas, das consequências nos planos individuais e coletivos durante este período.

Programação

10h30 – Bate Papo Inicial com astrólogos - "Atuais mudanças drásticas"

11h30 - Quadratura Urano / Plutão e suas implicações com Gerson Muller

12h30- Intervalo para almoço e conversa astrológica

14h00 –Quiron - nosso curador e nossas feridas. Um exemplo de superação com Dani Rossi

15h00 – Admirável mundo velho com Ana Berdnaski

16h00 – O trânsito de Netuno em Peixes, entre 2011 e 2025 com Elias Mendes

17:00 - Urano, Netuno e Plutão no mapa de cada um com Lydia Vainer

18h00 – Mesa Redonda

Local: Sol da Terra — Lagoa da Conceição

Av. Afonso Delambert Neto, 885

Informações: 8408-0711

Evento gratuito



Exposição AÇORES