sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Setuf repudia ações do Sintraturb e classifica redução de horários de irresponsável

Setuf repudia ações do Sintraturb e classifica redução de horários de irresponsável

 

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) vem a público repudiar a decisão do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) de fazer paralisação nesta quinta-feira (14) e reduzir unilateralmente o horário de circulação dos ônibus na Grande Florianópolis a partir desta sexta-feira (15). Segundo Waldir Gomes, presidente do Setuf, o ato de hoje trouxe muito preocupação aos usuários e a medida prevista para amanhã é irresponsável, pois trará prejuízos a todos os que dependem dos coletivos para trabalhar, estudar ou cumprir obrigações pessoais.

Gomes acrescenta que ao tomarem tal decisão os trabalhadores do setor estão prejudicando os cidadãos que mais precisam do transporte público e isso em nada contribui para a retomada da segurança e paz no dia a dia da Capital. “O sentimento da maioria (empresários, autoridades e população) é de que somos reféns de sindicalistas de plantão, que se aproveitam da situação, para aumentar o clima de tensão e intranquilizar os usuários do transporte público”, ressalta.

 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeitura inicia ano letivo segunda-feira, dia 18

Mais de 27 mil alunos retornam às atividades escolares

 

As aulas na rede municipal de ensino iniciam na próxima segunda-feira, dia 18. Mais de 27 mil alunos estarão voltando às atividades. Já estão matriculados nas 37 escolas 15 mil alunos. As creches e núcleos de educação infantil (NEIs) somam 83 unidades, que atualmente possuem 11 mil 123 crianças entre quatro meses e seis anos.  Os nove núcleos de Educação de Jovens e Adultos,  EJA, já atingiram 880 estudantes, a partir de 15 anos.

Um total de 2 mil 679 profissionais efetivos  estarão nas unidades. São 1.078 professores, 1.184 auxiliares de sala e 239 auxiliares de ensino. Os especialistas formam um universo de 178 pessoas, divididas entre supervisores orientadores e administradores.

Calendário

As férias escolares do meio do ano estão fixadas de 13 a 27 de julho e o ano letivo será encerrado no dia 18 de dezembro. A carga horária total será de no mínimo 800 horas, o que implica 200 dias de efetivo trabalho educacional.

Toda suspensão de atividade deverá ser compensada, mediante proposta pedagógica previamente aprovada pela Secretaria Municipal de Educação. No primeiro semestre, haverá a interrupção de expediente nos dias 28 e 29 de março, por conta do feriadão da Paixão de Cristo. Em maio, ocorrerá suspensão das atividades no dia primeiro, Dia do Trabalho, assim como nos dias 30 e 31, devido ao Corpus Christi.

             No segundo semestre letivo, que começa dia 29 de julho, haverá paralisação dos trabalhos em outubro em duas oportunidades: dia 15, quando é comemorado o Dia do Professor, e 28, Dia do Servidor.  No dia 15 de novembro as aulas serão interrompidas em razão da data de Proclamação da República.

 

Polícia Civil prende suspeito de ataques a ônibus e de integrar facção criminosa

Tijucas – A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Tijucas, em conjunto com a Delegacia de Polícia de Brusque, nesta quinta-feira (14), prendeu preventivamente Jaco Cassiano Duda, suspeito de ser o autor de um incêndio criminoso em um ônibus no mês de novembro do ano passado, na região de Tijucas.

 

O crime havia ocorrido na época da primeira onda de ataques no Estado de Santa Catarina. Os Policiais também cumpriram o Mandado de Busca e Apreensão na residência dele, onde foi encontrada uma garrafa cheia de gasolina.

 

Jaco Cassiano Duda foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Tijucas. Também há provas que mostram a ligação do suspeito com uma facção criminosa.

 

“Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181.”

 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cesar Souza Júnior faz apelo pela manutenção do transporte coletivo na Capital

O prefeito Cesar Souza Júnior lançou um apelo, no início da noite desta quarta-feira, pela manutenção do transporte coletivo em Florianópolis. Durante reunião com representantes da secretaria municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, o prefeito foi informado que três propostas serão levadas aos trabalhadores do transporte público durante assembleia marcada para a manhã desta quinta-feira.

“Faço um apelo a todos os envolvidos para que nos esforcemos ao limite a fim de não penalizar ainda mais a população, que depende do transporte coletivo para trabalhar e sustentar suas famílias”, defende o prefeito.

Cesar Souza Júnior destacou que a prefeitura de Florianópolis vem tomando todas as medidas ao seu alcance para garantir a segurança e a integridade física dos motoristas, cobradores e passageiros do transporte coletivo.

Nesta quarta-feira, como já divulgado, o prefeito determinou a locação de mais 20 automóveis para serem cedidos à Polícia Militar para escolta de coletivos. A pedido do prefeito, o Departamento de Transportes e Terminais do Estado (Deter) esteve reunido na tarde desta quarta com representantes dos sindicatos dos trabalhadores, empresas e demais prefeituras das cidades vizinhas à Florianópolis, já que os trabalhadores do transporte intermunicipal também estão se sentindo inseguros diante dos problemas na área da segurança pública registrados nas últimas semanas.