sexta-feira, 20 de abril de 2012

Florianópolis ganha nova linha de ônibus

A Prefeitura de Florianópolis inaugura nesta segunda-feira, 23 de abril, a nova linha de ônibus “191 - Transcaeira”. No itinerário da nova linha, que partirá do Terminal da Trindade (Titri), está o bairro da Serrinha, altos do Mont Serrat, Transcaeira (recentemente inaugurada), Saco dos Limões e desembarca no Terminal do Centro (Ticen).

A expectativa da Secretaria de Transportes, Mobilidades e Terminais de Florianópolis é que mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas. De acordo com o secretário João Batista Nunes, a nova linha trará inclusão social para toda a população da região.

A inauguração está marcada para as 14h30 no ponto final da Linha 764 - Monte Serrat.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"O Jornalismo de Moacir Pereira"

 

 

 

Trajetória Profissional de Moacir Pereira sob as lentes de Cesar Pasold

 

Maior nome do jornalismo contemporâneo de Santa Catarina, Moacir Pereira ganha um especial trabalho sobre sua trajetória profissional, iniciada em 1963, na rádio Anita Garibaldi. Assinada pelo advogado, escritor e professor universitário Cesar Pasold, ‘O Jornalismo de Moacir Pereira’ será lançado no próximo dia 19, na sede da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), em Florianópolis. “Além de admirável figura humana, Moacir Pereira é um jornalista completo e creio que esta síntese é o melhor elogio que se pode fazer a qualquer profissional”, diz Norberto Ungaretti, no prefácio da obra.

 

“Não se trata de uma biografia”, esclarece o autor. “Tenho a expectativa de que o livro seja uma confiável base de dados para os que prosseguirem no estudo do jornalismo catarinense”, relata Pasold. Editado pela Insular, que publicou 22 das 34 obras de Moacir Pereira, é de Nelson Rolim de Moura (Publisher da editora), a frase que sintetiza o trabalho do escritor Cesar Pasold: “... deve servir de espelho para os milhares de jovens que todos os anos se preparam e ingressam na prática jornalística”.

 


Associação Catarinense de Imprensa - CasaDoJornalista

Rua Victor Meirelles, 55 - 2º andar - Centro - Florianópolis / SC - Cep. 88010-440

Fone/Fax: (48) 3222.2320 / Site: www.casadojornalista.org 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA FAZ CIRURGIAS GRATUÍTAS

 

 

     A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em conjunto com o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário (HU/UFSC), realizará uma ação humanitária nesta quarta-feira (18/04), a partir das 8h00, para operar gratuitamente 20 portadores de câncer de pele. "Uma equipe de dez médicos, formada por cirurgiões do próprio hospital e por convidados da SBCP, atenderá pacientes já pré-selecionados de diversas localidades do Estado", conta o presidente da seccional catarinense da entidade, Zulmar Accioli.

     A atividade social, que tradicionalmente ocorre na véspera de congressos, jornadas e encontros realizados pela SBCP durante o ano no País, antecede a 28ª Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica. O evento reunirá cerca de 300 especialistas do Brasil, América do Sul, Estados Unidos e França, de 19 a 21 de abril, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.

     De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a região Sul é a que apresenta a maior proporção de casos deste tipo da doença por quantidade de habitantes, especialmente por causa da combinação entre a alta exposição aos raios solares e a predominância da população de origem caucasiana, com pele mais clara.

 

 

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina

Rua Deputado Antônio Edu Vieira, n° 1414, Pantanal

Florianópolis – SC

88040-001

(48) 3721-8058

www.sbcp-sc.org.br

Cavalgada da Paz lança 40º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos

 

Ao completar quatro décadas, o CTG Os Praianos se prepara para, no próximo sábado (21/04), às 08 horas, realizar a tradicional cavalgada de lançamento do 40º Rodeio Nacional e Festa Praiana, que acontecem de 28 de abril a 06 de maio, em São José, Grande Florianópolis (SC). Cerca de 600 cavaleiros deverão percorrer um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros, com três horas de duração.

 

            A convite do CTG Os Praianos, o mundialmente conhecido cowboy americano Monty Roberts, "O Encantador de Cavalos", irá participar da abertura da cavalgada, cuja concentração será na sede da entidade, localizada na Rua Vidal Vicente de Andrade, nº 72, no bairro Forquilhinhas. Os participantes serão recepcionados a partir das 06h30  com o tradicional café da manhã e, antes de iniciarem o percurso, também receberão a benção do padre da paróquia local. Com o objetivo de valorizar a cultura gaúcha, o patrão Evilásio de Oliveira Souza recomenda que todos os participantes estejam "pilchados", embora não seja obrigatória a vestimenta tradicional.  

 

            Este ano, a cavalgada percorrerá a Rua Arthur Mariano até o viaduto da BR 101, seguindo pela Rua Luis Fagundes até a Beira Mar de São José. Na altura da Loja Cassol retornarão pela Avenida Presidente Kennedy até a Casan, seguindo pela Rua João Grumiche até o Viaduto da BR 101, percorrendo a marginal da BR 101 até o trevo de Forquilhinhas e retornando ao CTG Os Praianos novamente pela Rua Arthur Mariano. A espera dos participantes, no salão principal, será servido um almoço campeiro, acompanhado de uma costela assada em fogão de chão. Os ingressos para o almoço típico gaúcho serão comercializados, apenas no local, ao valor de R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa.

  

O Encantador de Cavalos

 

            Após prestigiar a saída dos cavalarianos, Monty Roberts concederá uma entrevista coletiva aos veículos de comunicação, para falar sobre o seu método revolucionário de adestramento de cavalos, denominado Join Up. Ele fará uma única apresentação dia 29 de abril, às 17h, durante a programação do 40º Rodeio do CTG Os Praianos, quando então irá adestrar, por meio de sua técnica, quatro cavalos da raça Crioulo, provenientes da Estância Guapuruma, localizada em Navegantes (SC), de propriedade de André Narciso Rosa.

 

            Defensor da doma racional, sem o uso da violência, Monty Roberts tinha 13 anos quando seguiu sozinho para o deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e passava horas em silêncio observando a "linguagem não-verbal" dos cavalos selvagens da raça Mustang. Ele revela que percebeu a linguagem corporal dos equinos para se comunicarem, estabelecendo limites, mostrando o medo e contrariedade, bem como o relaxamento e a afeição. O mesmo afirma que entendeu que utilizando essa linguagem silenciosa, seria possível uma relação entre cavalos e seres humanos.    

    

 

 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Secretaria de Educação da Capital realiza ação para lembrar Dia Mundial da Voz

Para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16/04), a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis convoca os professores da rede de ensino para ficarem cinco minutos em silêncio. Durante este momento, os profissionais usarão o tempo para observar a respiração, perceber o ambiente e valorizar o seu principal instrumento de trabalho.

 

A ação faz parte do programa Saúde Vocal, desenvolvido pelo Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor – DESABES. Para combater os problemas vocais, o setor realiza periodicamente atividades preventivas, como: fornecimento de squeezes (garrafinhas de água), triagem fonoaudiológica, palestras preventivas nas unidades de ensino, acompanhamento de profissional com alteração vocal e fornecimento de amplificador vocal para as escolas.

 

De acordo com a fonoaudióloga Claudia Bruck,  os cuidados devem ser constantes, já que qualquer alteração na voz, mesmo mínima, pode prejudicar a atuação profissional. “Se ao final do dia sua voz costuma ficar fraca, rouca ou cansada é importante procurar um profissional da área.” Dentre os médicos, o mais recomendado é o otorrinolaringologista, especialista em problemas de ouvido, nariz e garganta.

 

Cuidados importantes

 

O cuidado com a voz é o melhor método para evitar problemas futuros, para isso os profissionais devem ficar atentos a algumas dicas apontadas pela fonoaudióloga:

  1. Ao perceber alterações na voz, procure minimizar o desgaste;
  2. Perceba o que mais prejudica sua voz e tente dosar esse aspecto;
  3. Tomar pequenos goles de água durante a aula;
  4. Não aumentar a intensidade da voz para competir com a fala dos alunos e barulhos externos;
  5. Criar códigos combinados para solicitar silêncio em sala, como bater palmas;
  6. Falar sempre próximo e de frente para os alunos;
  7. Fazer intervalos de repouso de fala;