sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O futuro desperdiçado

Celso Vicenzi - Jornalista

Pôr fogo em poços de petróleo não seria absurdo? E queimar dinheiro? Outras atitudes insanas e semelhantes, no entanto, não causam estranheza. Mais importante que o petróleo, neste e nos próximos séculos, será a água. É preciso impedir que se transforme em mercadoria, como querem algumas multinacionais. Mesmo que isso não ocorra,  valerá ainda mais dinheiro no futuro. Muito dinheiro! No entanto, ninguém estranha que esse patrimônio esteja sendo dilapidado. Dinheiro e futuro desperdiçados. Não raro, de maneira irresponsável, com a poluição de rios, riachos, lagos, oceanos e por onde mais se infiltra o líquido responsável pelo surgimento e manutenção de todas as formas de vida. Há dinheiro de sobra para projetos que geram mais poluição. E muito pouco para saneamento básico, fundamental para manter uma boa qualidade de vida. As escolhas do “inteligente” animal humano, nem sempre primam pela sensatez.

Cidadãos, dirigentes de instituições e autoridades que deveriam zelar por cada gota assistem passivamente à destruição dos recursos naturais. No Brasil, a perda média nas redes urbanas chega a 40%. Depois do oxigênio, a água é o recurso mais importante para todos os seres vivos. É essencial na agricultura, que consome cerca de 70% de toda a água doce utilizável do planeta. Isso corresponde a “7,2 quatrilhões de litros por ano ou toda a descarga do Rio Amazonas durante 640 dias – o Amazonas despeja no mar cerca de 130 milhões de litros de água doce por segundo”, informa o jornalista Washington Novaes. De toda a água no planeta, apenas cerca de 1% está disponível para consumo imediato. Tamanha escassez não deveria ser tratada com tanto desdém. Cada vez mais os mananciais são degradados. A população mais pobre sofre as consequências da falta e da água sem tratamento adequado. Relatório da ONU informa que morrem mais pessoas por água contaminada do que por todas as formas de violência. A escassez de água “pura” mata anualmente 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade. A  parte mais rica da população, embora tenha água tratada, engole agrotóxicos, metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio etc.) e outros elementos químicos em quantidades prejudiciais à saúde humana, pois a maioria dos processos de captação e tratamento não os eliminam. Metaforicamente, bebemos câncer e outras doenças. Calcula-se que dez milhões de pessoas morram anualmente por doenças transmitidas pela água.

Nossa ignorância e irresponsabilidade não nos deixam ver que o lixo e os rejeitos que geramos nos processos industriais e no cotidiano de consumo de produtos domésticos retornam retornam às nossas mesas pela complexa cadeia alimentar dos seres vivos. O lixo e a poluição não ficam distantes, por mais que os levemos a quilômetros de nossas casas ou fábricas. O ar circula, a água também, e tudo empesta a natureza numa velocidade que compromete o futuro da biodiversidade.

Converse com qualquer cidadão e, muito provavelmente, você não perceberá em seu semblante sinais de alarme ou preocupação com o que pode acontecer a partir das mudanças climáticas. Dinheiro e Consumo são os deuses onipotentes da atual civilização. Há uma confiança cega em que a tecnologia limpará o planeta. Que a ciência – hoje quase uma religião! – terá respostas para tudo e saberá deter as catástrofes anunciadas.  Comprometer o equilíbrio do planeta é apostar no caos, em situações imprevisíveis. E fazemos isso em nome da ganância e do consumo desenfreado, viciados pelo prazer.

O planeta levou bilhões de anos para “acalmar” forças estupendas que pulsaram e ainda se movimentam desde as suas entranhas até o último limite da biosfera. Frio e calor extremos, enchentes e secas, tsunamis e furacões, doenças devastadoras... Milhões de espécies que aqui viveram desapareceram para sempre. Cientistas sabem, sobretudo os biólogos, que o tipo de inteligência que permitiu ao Homo sapiens dominar vastas extensões do globo terrestre não é uma grande vantagem competitiva na luta pela sobrevivência. Outras espécies dispõem de mecanismos muito mais úteis e adaptáveis para sobreviverem ao que – tudo indica – está a caminho.

Somos água. Setenta por cento do nosso peso é constituído por água. Se empestarmos a água, apodreceremos junto. Se desperdiçarmos, haverá mais do que sede: guerras, fome e doenças. Precisamos, urgentemente, cuidar desse patrimônio da humanidade.

BR-101 Sul não fica pronta em menos de cinco anos, mostra estudo da FIESC

 

Novo estudo da Federação das Indústrias (FIESC) mostra que a duplicação completa da BR-101 Sul, na melhor das hipóteses, ficará pronta apenas no final de 2016. A quarta Análise Expedita, apresentada na tarde desta quinta-feira, na FIESC, foi realizada pela Saporiti Engenharia entre o final de novembro e o início de dezembro.

Os principais entraves que jogam para cinco anos o prazo mais otimista possível para a total conclusão da duplicação são os túneis do Morro dos Cavalos, a ponte no Canal Laranjeiras, o túnel do Morro do Formigão, a duplicação e acessos de Laguna, além da recuperação de três pontes. "São obras grandiosas e em função dos processos de licitação, contratação e licenciamento ambiental não têm condições de ficar prontas antes do final de 2016", avalia o engenheiro Ricardo Saporiti.

"As diferenças entre os dados oficiais e os apresentados pela consultoria da FIESC no estudo são extremamente preocupantes, dada importância da BR-101. Não estamos falando apenas da demora na entrega de uma obra vital para Santa Catarina, mas de vidas perdidas e do atraso injustificável no desenvolvimento da região Sul", avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O estudo mostra que o processo de licenciamento ambiental e projetos executivos dos túneis (2 galerias) sob o Morro dos Cavalos, ainda estão inconclusos. O início das obras da construção da ponte estaiada no Canal de Laranjeiras está na dependência do licenciamento ambiental de instalação, enquanto que o túnel de transposição do morro do Formigão aguarda novo processo licitatório. A contratação das obras de duplicação e acessos de Laguna ainda aguarda conclusão do processo. As contratações das recuperações das pontes sobre os rios Tubarão, Sertão dos Correias e Cubículos, ainda estão indefinidas.

O levantamento também analisou a situação das obras com contratos em vigor, que fazem parte da primeira fase da obra, e contempla obras imprescindíveis como reforços e alargamentos das pontes sobre os rios Maciambú, Paulo Lopes, Cova Triste, Penha, Araçatuba e Capivari. Esta etapa prevê ainda a conclusão dos viadutos entre Bananal e Tubarão, e das restaurações das pistas antigas. Estima-se a conclusão do alargamento dessas pontes para dezembro de 2012, exceto no lote 25, entre Laguna e Capivari de Baixo, com previsão para julho de 2013.

Com relação ao ritmo das obras do lote 29 (Araranguá a Sombrio), cuja estimativa de conclusão é para dezembro de 2012, o estudo chama a atenção para o vulto das obras de construção das duas pontes sobre o rio Araranguá, ainda não iniciadas. O trabalho também destaca as obras voltadas à segurança no trânsito, como a execução de barreiras divisórias longitudinais (barreiras de concreto), defensas metálicas (guard-rails), sinalizações horizontais, verticais, elementos refletivos (iluminação noturna, conhecida como olho de gato) e a construção de passarelas para pedestres.

A FIESC tem acompanhado de perto a situação da rodovia desde maio de 2009, quando realizou o primeiro estudo. O trabalho tem fornecido subsídio para que Santa Catarina busque alternativas para acelerar a execução das obras.


Inauguração das unidades móveis de construção civil do SENAI/SC

A partir de 2012, quatro unidades do Programa SENAI Móvel percorrerão os municípios catarinenses para fornecer cursos na área da construção civil. A iniciativa é resultado do investimento de R$ 3,5 milhões, que conta com a parceria do Departamento Nacional da instituição e contempla também outros quatro laboratórios fixos, a serem instalados em 2012, nas cidades de Palhoça, Itajaí, Criciúma e Chapecó.

As unidades móveis oferecerão cursos de qualificação e aperfeiçoamento de pedreiros, pintores, instaladores hidráulicos, eletricistas, carpinteiros de forma, armadores de ferragem, assentadores de cerâmica, projetistas e mestre de obras (gestores). Para atender as diferentes necessidades, cada unidade, que tem capacidade para 24 alunos, está equipada com computadores, níveis a laser e maquinário específico para o setor, como máquinas de projetar argamassa. Para cada curso, a unidade é transformada em um laboratório diferente, ou seja, ela é completamente transformada.

As unidades móveis percorrerão o Estado e atenderão as demandas a partir de convênios com empresas, sindicatos ou prefeituras. A estimativa é que cada unidade permaneça de três a quatro meses em cada localidade e preste mais de 160 horas mensais de treinamentos. Elas poderão ser instaladas em ambientes públicos ou nos canteiros de obras. A estimativa é que cada unidade.

Com o programa, o Sistema FIESC ampliará o atendimento para o setor da construção civil. Atualmente a instituição conta com laboratórios fixos em Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville.

 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

1° Feirão Ideal de Imóveis foi prorrogado

O 1° Feirão Ideal de Imóveis, realizado de 9 a 11 de dezembro no Shopping Ideal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, foi prorrogado até o dia 24 de dezembro. O volume de negócios impulsionados pelo evento levou as construtoras participantes a permanecer no local, onde foram realizados, nos primeiros três dias, mais de 1.200 atendimentos, entre unidades comercializadas, compromissos firmados e prospecções.

 

De populares a alto padrão, o feirão tem ofertas para todos os bolsos na Grande Florianópolis, com destaque para imóveis em São José e Palhoça, regiões com grande expansão imobiliária. No feirão estão sendo oferecidas condições especiais de financiamento, via CEF, de até 100% do valor do imóvel e com prazos de até 30 anos para pagamento.

 

São oferecidos lotes e moradias - populares, de porte médio e de alto padrão, como o empreendimento Jardim Botânico, em São José. Com infraestrutura completa, incluindo projeto paisagístico, praça e áreas de lazer, disponibiliza lotes no bairro planejado que terá o primeiro Jardim Botânico da Grande Florianópolis.

 

Se o consumidor quiser um imóvel pronto, há apartamentos de um, dois ou três quartos, na planta ou em prédios recém- entregues, e com ofertas que incluem entrada reduzida ou com descontos que podem chegar ao valor do salário do comprador.

 

Conselho de Educação completa duas décadas

O Conselho Municipal de Educação de Florianópolis completa 20 anos. Para comemorar a data haverá uma solenidade especial nesta sexta-feira (16/12), às 9 horas, na sede da entidade, localizada à Rua Ferreira Lima, 82, Centro. O Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e antigos presidentes do CME estarão presentes ao evento.

O plenário do conselho receberá o nome de Clair Gruber Souza, falecida em outubro deste ano e que atuou no CME de 2008 a 2010. Era Coordenadora do Programa de Formação Continuada e Assessora Pedagógica do Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE).

    Criado em 11 de novembro de 1991, pela Lei nº 3.651/91, uma das funções do Conselho, que é composto por15 instituições, é estimular e propor a formulação de políticas de Educação Municipal. Outra atribuição é estabelecer normas e medidas para a organização e o funcionamento do Sistema Municipal de Ensino. Além disso, o Conselho tem o papel de acompanhar, avaliar e emitir parecer sobre planos de aplicação dos recursos destinados à educação. O atual presidente da entidade é Lourival José Martins, professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Reuniões 

As sessões do CME são abertas ao público e acontecem semanalmente, às quartas feiras,  na sede do Conselho. Participam do CME representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, Associação de país e professores, Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, Sindicato dos Professores de Florianópolis, Profissionais da Educação, instituições vinculadas aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais, União Florianopolitana de Entidades Comunitárias, universidades públicas, conselhos deliberativos e ONG’s.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comércio da Capital amplia horário nesta semana até 21h

O comércio de rua da Capital estendeu nesta semana em mais uma hora o atendimento diário para receber o consumidor com maior tranquilidade – até sexta-feira as lojas fecham apenas às 21h e no sábado seguem abertas até
as 20h. O horário especial de Natal faz parte da programação Natal dos Sonhos da CDL de Florianópolis, que traz para o centro da cidade apresentações como a tradicional Banda dos Papais Noeis, além de corais e shows de mágica. A expectativa dos lojistas é de que o movimento aumente já no fim desta semana e entre os presentes mais cotados estão os eletroeletrônicos como tablets, celulares e notebooks. Segundo o presidente da entidade, Pedro Paulo de Abreu, calçados, confecções, joias, perfumaria e cosméticos também devem estar na lista de preferências para presentear. Ele acrescenta que esta é considerada a melhor época do ano para o varejo: “nossa expectativa é de um aumento de 6% nas vendas em relação ao ano anterior”, destaca.

Durante os próximos dias, a programação do Natal dos Sonhos segue com apresentação dos corais Cantando por aí, Vozes de Sião e Coral Vivace, sempre entre às 17h e 21h. A Banda dos Papais Noeis também se apresentará na região central em horários alternativos diariamente. Além disso, a entidade lojista promoverá a visita do grupo natalino a localidades do Continente, da Trindade, Santa Mônica, Lagoa da Conceição e do Sul e Norte da Ilha. A programação completa está disponível no site www.cdlflorianopolis.org.br.

 

Confira os horários do comércio de rua nestas semanas que antecedem o Natal:

 

12 a 16/12 até as 21h                                                                      

17/12 até as 20h

18/12 das 14h às 20h                                                                         

19 a 23/12 até as 22h

24/12 até as 17h                                                                                

25/12 fechado 

26/12 das 13h às 19h                                                                          

27 a 30/12 normal

31/12 até as 13h                                                                    

01/01/2012 fechado                                      

Operação Veraneio conta com 9,2 mil profissionais e infraestrutura para temporada 2011/2012

Mais de nove mil profissionais, 1,5 mil
viaturas, 300 motocicletas, quadriciclos, quatro helicópteros e 88
embarcações integrarão a Operação Veraneio 2011/2012, lançada nesta
terça-feira (13), pelo Governo de Santa Catarina. A operação ganha
destaque neste ano, com a integração das secretarias de Segurança Pública
(SSP) e de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Também recebe investimentos
de R$ 30 milhões para garantir a segurança não só dos turistas que
visitarem o Estado durante a temporada, mas de toda a população
catarinense.

A Operação Veraneio 2011/2012 vai atender a 43 municípios do litoral ou de
estâncias hidrominerais catarinenses e o programa se estenderá até o dia 5
de março de 2012. O governador Raimundo Colombo destaca que o programa não
é do Governo de Santa Catarina, mas que pertence a toda sociedade que mora
ou frequenta o Estado. "A cada ano, a Operação Veraneio se amplia e se
torna mais importante. O fato de Santa Catarina ser o melhor destino
turístico do Brasil também é mérito da Segurança Pública", destaca.

As polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Geral de
Perícias (IGP), a Defesa Civil, a Polícia Federal e a Marinha do Brasil
participarão da Operação Veraneio 2011/2012. O valor de R$ 30 milhões teve
bastante destaque na contratação de tecnologia para dinamizar o trabalho
dos profissionais. Para o programa desta temporada, foram adquiridos 270
terminais com sistema de consulta on-line a serem instalados nas viaturas.
"O policial receberá as informações sobre carros e suspeitos na hora, por
meio de um tablet. Teremos uma grande agilidade na hora do atendimento",
garante o secretário de Segurança Pública, Cesar Grubba. O Governo do
Estado também adquiriu cem câmeras de videomonitoramento para serem
instaladas nos principais locais de movimentação.

Apesar do lançamento nesta terça-feira (13), a Operação Veraneio já
começou nos balneários catarinenses. O Corpo de Bombeiros iniciou os
trabalhos no dia 1° de dezembro, a Polícia Militar começa na próxima
sexta-feira (16), e a Polícia Civil na semana que vem, no dia 20 de
dezembro.

Tratamento aos estrangeiros

Santa Catarina deve receber 5,5 milhões de turistas durante toda a
temporada de verão, o que deve impactar positiva e economicamente na vida
de 600 mil catarinenses. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar
Souza Junior, afirma que "Santa Catarina fez o dever de casa" ao priorizar
a contratação de novas tecnologias e de infraestrutura para o atendimento
aos turistas e catarinenses. O turismo corresponde a 12,5% do Produto
Interno Bruto (PIB) do Estado.


Dos 5,5 milhões de turistas que vem a Santa Catarina, uma grande parcela
são de língua espanhola. Desde 2008, a Polícia Civil promove o ensino de
espanhol aos policiais da corporação. Já foram formados 120 policiais, em
seis turmas, e a expectativa para 2012 é de que sejam formadas mais quatro
turmas, chegando a 200 policiais com fluência em espanhol. O policial
civil e professor Julio Manuel Urqueta Gómez conta que o ensino tem
impactatado diretamente no serviço aos turistas. "Em Balneário Camboriú,
por exemplo, temos um posto que atende 24 horas por dia e ajuda o turista
quando é necessário", conta.


A estrutura da Delegacia do Turista, no Terminal Rodoviário Rita Maria,
também será reforçada durante toda a temporada. Agentes civis com fluência
em inglês e espanhol farão o atendimento dos turistas estrangeiros que
necessitem de informações nas principais delegacias do Estado. As equipes
do Serviço Aéreo Policial (Saer) também estarão à disposição para
atendimento de ocorrências policiais e apoio às demais instituições que
integram a Operação Veraneio.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Palhoça se compromete com MPSC a melhorar condições de escolas

A prefeitura de Palhoça, na Grande Florianópolis, se comprometeu com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a melhorar as estruturas de quatro escolas do município: Centro Educacional Infantil Aprender Brincando, Centro Educacional Infantil Criança Feliz, Grupo Escolar Professor Guilherme Wiethorn Filho e Grupo Escolar Professora Inês Marta da Silva. Os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), assinados no dia 6/12, têm como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor para as crianças.

 

Quatro inquéritos civis instaurados pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça, com atuação na área da Infância e Juventude, para apurar a situação das escolas constataram problemas de má ventilação nas salas de aula, infiltrações, falta de limpeza, falta de água, falta de segurança preventiva contra incêndios, entre outros problemas.

 

A prefeitura de Palhoça também tem que atender a todas as exigências do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, do Conselho Municipal de Educação, do Ministério da Educação e os demais requisitos legais, tanto nas reformas quanto nas construções das escolas. Caso as exigências não sejam cumpridas, será aplicada multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a cada mês de descumprimento, por escola, a ser recolhido em favor do Fundo Municipal da Infância e Juventude de Palhoça (FIA), além da execução judicial das obrigações ajustadas.

 

Outras exigências feitas pelo MPSC para melhoria nas escolas são:

 

 

Centro Educacional Infantil Aprender Brincando

 

Prazos para cumprimento

1. Construir um novo prédio em local próprio, no loteamento Laranjeiras, Bairro Barra do Aririú, Palhoça/SC

dezembro de 2013

2. Mobiliar devidamente o novo prédio

dezembro de 2013

3. Garantir acessibilidade a todos que frequentarem o novo prédio

dezembro de 2013

4. Reparar a rede de esgoto, a fim de evitar transbordamentos da fossa

180 dias

5. Eliminar o problema referente à falta de água

180 dias

6. Providenciar o fornecimento de alimentos em quantidades necessárias

180 dias

 

Centro Educacional Infantil Criança Feliz

 

1. Providenciar melhorias nas estruturas

agosto de 2013

2. Providenciar projeto preventivo contra incêndio

agosto de 2013

3. Eliminar "a ponta" da mesa instalada no banheiro das crianças, evitando riscos as mesmas

180 dias

4. Providenciar o fornecimento de alimentos em quantidades necessárias

180 dias

5. Providenciar desratização e desinsetização do local

180 dias

6. Providenciar o alvará sanitário

agosto de 2013

]

Grupo Escolar Professor Guilherme Wiethorn Filho

 

1. Construir um novo prédio em local próprio, no bairro Bela Vista, Palhoça/SC

dezembro de 2013

2. Mobiliar devidamente o novo prédio

dezembro de 2013

3. Garantir acessibilidade a todos que frequentarem o novo prédio, externa e internamente

dezembro de 2013

4. Transferir as crianças e adolescentes do Grupo Escolar para prédio localizado em Palhoça/SC, garantindo aos mesmos qualidade de ensino e estrutura necessária, durante a obra mencionada.

fevereiro de 2012

 

Grupo Escolar Professora Inês Marta da Silva

 

1. Reformar o atual prédio do Grupo Escolar, onde passará a funcionar como Centro de Educação Infantil, a partir do início do ano letivo de 2013

dezembro de 2012

2. Construir ao lado do prédio citado anteriormente, a nova sede do Grupo Escolar

dezembro de 2012

3. Transferir as crianças e adolescentes do Grupo Escolar para prédio localizado em Palhoça/SC, garantindo aos mesmos a estrutura e a qualidade de ensino necessário, durante as obras e reformas mencionadas.

fevereiro de 2012

 

FCC resgata imagem sacra furtada há 32 anos

O Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, resgatou a imagem
de São Miguel Arcanjo, furtada há 32 anos da Igreja Matriz de Biguaçú, na
Grande Florianópolis. Com cerca de um metro de altura em madeira
policromada havia desaparecido em 1979. O resgate da estátua, datada do
século VXIII, só foi possível graças a denúncia feita pela FCC, através do
Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor)
junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),
por quem a Polícia Federal foi acionada.

A imagem iria a Leilão em um antiquário do Shopping Cassino Atlântico, em
Copacabana. "Estamos acompanhando o processo, através do trabalho de
nossa equipe, que incansável, nunca desistiu de resgatar esta imagem ,
patrimônio cultural do Estado", disse o presidente da Fundação, Joceli de
Souza. O dono antiquário onde ela foi encontrada afirmou ter recebido a
obra em consignação. A PF investiga o caso. A estátua deverá ser devolvida
à comunidade Biguaçú ainda janeiro, tão logo haja o desembaraço burocrático
do processo de resgate.