sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnê do IPTU pode ser emitido pela internet

Ferramenta está disponível no portal da Prefeitura

Quem por algum motivo não receber, perder ou inutilizar o carnê do IPTU, possuir imóvel em Florianópolis e residir fora do município ou tiver débitos do imposto em exercícios anteriores já pode contar com a possibilidade de imprimir o carnê de pagamento pela internet. Está disponível no hot site do IPTU 2014, dentro do portal da Prefeitura de Florianópolis, a ferramenta de emissão do boleto de pagamento.

O link para chegar ao hot site é www.pmf.sc.gov.br/sites/iptu2014. Também é possível chegar à página clicando na aba do IPTU 2014 instalada na lateral direita da página inicial do portal da Prefeitura.

Na página, basta clicar em ‘Como Pagar’, a seguir em ‘Impressão de Documento de Arrecadação Municipal’ e, finalmente, em ‘IPTU 2014 Clique aqui para imprimir’. No formulário que se abrir, deve ser informado o número da inscrição imobiliária. Se quiser pagar em 12 parcelas, não deve ser selecionada nenhuma das opções abaixo do número da inscrição: o programa vai imprimir o boleto em quota única e as 12 parcelas. Dívidas anteriores podem ser pagar mudando-se o exercício (ano) no alto da página. É possível pesquisar débitos do número de registro na dívida ativa do município.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eventos de Carnaval alteram trânsito no Centro

Mudanças começam nesta quarta e duram até Quarta-feira de Cinzas 

            O conjunto de eventos que compõem o Carnaval de Florianópolis vai provocar alterações significativas no trânsito do centro da Capital, a começar desta quarta-feira (26), com a interdição da praça XV de Novembro, a partir das 20 horas. O fechamento da avenida Gustavo Richard está previsto nos dias em que há desfile na passarela Nego Quirido, o que vai obrigar a quem vai para as pontes – ou vem delas – utilizar a Beira-mar Norte.
            Também haverá em certos horários a interdição da avenida Paulo Fontes. Em determinados períodos, Gustavo Richard e Paulo Fontes estarão fechadas ao mesmo tempo. As alterações persistem até a Quarta-feira de Cinzas.

            A praça XV terá o trânsito interditado a partir das 20 horas desta quarta-feira para o ensaio da Escola de Samba Copa Lord. A Guarda Municipal de Florianópolis acredita que a interdição se estenda até as 22 horas. As vias de acesso à praça – como a rua Tiradentes – estarão bloqueadas. Para quem desce pela Arcipreste Paiva, o trânsito será desviado pela Tenente Silveira ou Vidal Ramos, dependendo do volume de tráfego.

            Na quinta-feira (27), haverá o isolamento da lateral da praça XV que se defronta com o Museu Cruz e Sousa. O estacionamento será proibido o dia inteiro, prevendo a passagem, no início da noite, do Bloco SOS-Enterro da Tristeza. O desfile começa às 19 horas e segue pela avenida Hercílio Luz, sobe a Anita Garibaldi e passa pela praça para atingir o Largo da Alfândega, onde termina. A Guarda vai estar interditando as vias de acesso para a passagem do bloco e as liberando em seguida.

            A praça voltará a ser isolada às 6 horas de sexta-feira (28). Por volta das 19 horas, será totalmente fechada, assim como a avenida Paulo Fontes, para a realização do Skol Folia. Por volta das 21 horas, será fechada também a avenida Gustavo Richard, em virtude do desfile das escolas do Grupo de Acesso, na passarela Nego Quirido. Quem sair da ponte Pedro Ivo Campos deverá obrigatoriamente seguir para a Beira-mar – ou rua Padre Roma, dependendo do destino. Quem vier da Via Expressa Sul, deverá dobrar à direita logo após a saída do túnel Antonieta de Barros.

            Interdição conjunta

            No sábado (1º), as praças XV e Pereira Oliveira serão fechadas, a partir do meio-dia, para o desfile dos blocos dos Sujos e Sou+Eu. Todos os acessos a essas praças estarão bloqueados. A avenida Paulo Fontes também terá um bloqueio, mas os agentes da Guarda pretendem que ele seja adiado o máximo possível. De qualquer forma, os foliões dos blocos devem encontrar-se com os participantes do Skol Folia e a Paulo Fontes acabará mesmo fechada – a GMF espera que seja no máximo até 22 horas. Como a Gustavo Richard será interditada às 19 horas, por causa do desfile das escolas do Grupo Especial na Nego Quirido, as duas avenidas devem ficar bloqueadas ao mesmo tempo durante pelo menos três horas.

            No domingo (2), a lateral da praça XV amanhecerá isolada e às 18 horas tanto a praça quanto a avenida Paulo Fontes serão interditadas para o show de Tiaguinho no Skol Folia. Às 20h30, será fechada a Gustavo Richard, para o desfile dos Blocos de Enredo na passarela Nego Quirido. A interdição deve persistir até 1 hora de segunda-feira (3). Na segunda, a praça XV de Novembro voltará a amanhecer isolada; às 19 horas, será bloqueada a avenida Paulo Fontes, para a realização do Pop Gay – que desta vez acontece no palco do Skol Folia, na praça Fernando Machado. A interdição só termina às 3 horas.

            A avenida Gustavo Richard será mais uma vez interditada na terça-feira (4), a partir das 19 horas, por causa da Nego Quirido, que vai abrigar o desfile das campeãs. Na quarta-feira (5), a praça XV – que passa o dia isolada – e a Paulo Fontes serão bloqueadas as 18 horas, para o show da cantora Anitta no Skol Folia.

Como você quer estar Fantasiado depois de Carnaval?

Como você quer estar Fantasiado depois de Carnaval?
* por Dr. Carlos Eduardo Prado Costa - CRM/SC 7222


"Prazeres da carne". No carnaval é uma época que as pessoas buscam extravasar toda a sua alegria contida, como se os dias de folia fossem os últimos de sua vida. Para alguns infelizmente serão! No carnaval as pessoas pulam, dançam se aglomeram e isso faz com que suem bastante, alguns se esquecem de beber água e outros preferem matar a sede com cerveja, caipirinha e outros coquetéis a base de álcool para manter a descontração e alegria em alta.

Além do consumo de álcool, muitos buscam no carnaval a desculpa de ser "tudo" liberado, onde as pessoas riem de qualquer coisa e acabam fazendo uso de drogas. É bom lembrar que u uso em excesso de álcool, junto com o consumo de drogas como cocaína, crack e as metanfetaminas podem fazer com que o folião tenha arritmias, desmaios (sincopes), inclusive parada respiratória, coma e morte (óbito). Esta combinação também aumenta as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito.

É imprescindível seguir algumas dicas saudáveis para quem quer se divertir com responsabilidade e de maneira saudável: Tome muita água ou bebidas isotônicas antes, durante e depois da folia. Na aglomeração você brinca e pula e não percebe, mas seu suor e respiração eliminam muita água e é necessário repor com muita água e bebidas isotônicas; Quando você começar a ir ao banheiro após algumas latinhas de cerveja, e esta no meio da folia, tome água e suspenda o consumo de álcool por pelo menos quarenta minutos; Evite se alimentar com alimentos fritos (pasteis, coxinha, churros), sempre alimentos assados. Durante os dia de carnaval, consuma muita fruta principalmente as cítricas e banana você sofrera menos com a ressaca e terá mais energia.  Da mesma forma prefira comer um bom prato de macarrão na manteiga ou com molho vermelho, o carboidrato tem um metabolismo mais lento isso é muito bom quando você pretende ficar noites pulando e dançando te dará mais energia;      Se você é sedentário e gosta de carnaval, não esqueça que pular e dançar são exercícios físicos, é importante que antes de sair para a folia você se alongue bem e segure o ânimo de ficar horas e horas pulando, você não é maratonista e pode ter problemas com seu coração;  Não esqueça transar somente com camisinha, e é bom lembrar o preservativo não protege cem por cento contra o HPV e uma das formas de contaminação dessa doença é por sexo oral. "Quem vê cara não vê AIDS, HPV, Hepatite B, Hepatite C etc; •  Combine com seus amigos, um de vocês será "santo" não poderá beber e não usar droga! Bebida, droga e direção não combinam!


* Dr Carlos Eduardo Prado Costa (CRM/SC 7222)
- médico membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual e membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. É palestrante e realiza mensalmente conferências em todo o Brasil, especialmente sobre a Saúde do Homem. É autor do Programa Ictus Homem. Dúvidas ou mais informações: (48) 3024-8002 e pradocosta12@hotmail.com