sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acesso público a game educativo promove ensino da arte

Foto do Professor Antonio Vargas, coordenador da versão online do jogo.


Acesso público a game educativo
promove ensino da arte

 

O jogo começa quando quatro adolescentes entram na mansão da feiticeira Quelícera, com a missão de ajudar a libertar algumas pessoas das maldades da bruxa. Enquanto eles descobrem os segredos que aquela casa guarda, conhecem mais sobre a história da arte. É essa a proposta do game educativo “A Mansão de Quelícera”, desenvolvido pelo estúdio Casthalia em parceria com o CEART/UDESC. Em 2006, foram distribuídas 10.000 cópias gratuitas para as escolas públicas de Santa Catarina e agora é possível fazer o download aqui.

 

O jogo, que foi testado com crianças de 9 a 14 anos durante o processo de desenvolvimento, tem feito sucesso com os estudantes. O coordenador da versão online do jogo, o professor Antonio Vargas, do departamento de Artes Visuais do CEART/UDESC, conta que “a aceitação tem sido extremamente positiva. Os alunos ficam felizes por jogar em aula e os professores pela ajuda da ferramenta para ensinar os conteúdos de história da arte”.

 

Mais do que um jogo divertido, o game é um recurso de "edutainment" (educação com entretenimento). Primeiro, porque requer e desenvolve as habilidades necessárias à função estética, especificamente a observação para detalhes e a interpretação de imagens poéticas. Segundo, porque todo o conteúdo visual do jogo provém da tradição artística, sendo adequado tanto para o ensino da história da arte quanto para o estudo dos fundamentos da linguagem visual.

 

O estúdio Casthalia, em parceria com a UDESC, está desenvolvendo uma nova versão online do game com a ajuda de um grupo de pesquisadores de arte e de design de games. O projeto é financiado pelo CNPq e os pesquisadores convidam educadores que já utilizam o jogo a enviarem críticas e sugestões para este email. As idéias serão analisadas e poderão ser incorporadas na nova versão do game, que será lançada em 2013.

 

=========================================

Núcleo de Comunicação do Ceart/Udesc

Jornalista Célia Penteado
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

 

 

Policia Civil prende receptador e traficante em Ingleses

Florianópolis - Diligências realizadas por agentes da 8ª Delegacia de Polícia da Capital resultaram na prisão de George Xavier da Silva, 23 anos, por receptação, e na apreensão de um adolescente de 17 anos, por tráfico de drogas. Ambos foram presos no bairro Ingleses, em Florianópolis.

Com Silva, os policiais apreenderam cerca de 30 peças de roupas que haviam sido roubadas de uma loja de confecções no bairro Ingleses, em Florianópolis. A vítima reconheceu o material do roubo praticado no último dia 21. Silva foi levado à 8º DP da Capital para cumprir os procedimentos policiais, e aguarda transferência para a Central de Triagem do Estreito.

Posteriormente, dando prosseguimento às diligências, os agentes apreenderam com o adolescente, 250 gramas de cocaína pura, 13 porções de cocaína prontas para serem vendidas, 28 pedras de crack, um torrão de maconha pesando cerca de 200 gramas e 5 porções menores prontas para serem comercializadas. A droga estava escondida em um canil nos fundos da residência do infrator. Também foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos que, segundo ele, seriam de usuários que haviam trocado por drogas.

O adolescente já possuía Mandado de Busca e Apreensão em aberto e foi encaminhado pelos policiais à 6ª Delegacia de Polícia da Capital, onde permanece à disposição da Justiça.

 

Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181.

 

Terreno no Porto da Lagoa pode ser devolvido à comunidade em questão de dias

 

Prefeitura de Florianópolis entra com ação de desapropriação do “Campo do Palmeirinha”

A Prefeitura da Capital entrou com uma ação de desapropriação do terreno no Porto na Lagoa conhecido como “Campo do Palmeirinha”. A ação, protocolada na Unidade da Fazenda Pública da Comarca da Capital, no dia 22, visa devolver à comunidade o antigo espaço de lazer. Na manhã desta sexta-feira (25) foi entregue aos representantes da comunidade uma cópia da ação. O ato representa uma resposta do poder público municipal aos apelos da população local para a manutenção do terreno.

O “campo do Palmeirinha”, como é conhecido o espaço, foi desativado no dia 10 de abril para cumprir ordem judicial que devolvia o terreno aos donos. Após a desativação, a Prefeitura de Florianópolis entrou na negociação entre a comunidade e os donos do terreno. No dia 03 de maio, a prefeitura declarou a área como de utilidade pública.

De acordo com o secretário de Governo Gean Loureiro, que vem mediando o caso, o depósito judicial para os donos do terreno, referente à indenização, já foi efetuado. “Já efetuamos o depósito judicial antes mesmo do pedido do juiz para que a decisão da justiça seja mais rápida” disse Gean. O secretário não quis dar um prazo para que o juiz dê a posse à prefeitura, no entanto, acredita que seja questão de dias. "Se tudo der certo, esperamos que o juiz dê a posse provisória do terreno nos próximos dias, para que já possamos fazer as benfeitorias para comunidade voltar a usá-lo" disse Gean.

Se o juiz acatar o pedido, dando posse do terreno, será feita uma força tarefa imediata entre secretaria de Obras e Fundação de Esportes para reformar todo o campo do Palmeirinha. Paralelamente a isso, a prefeitura deverá fazer um termo de parceria público privada com a associação do bairro, para que ela passe a gerir o terreno. “Queremos a associação como gestora da área, já que estão mais perto da comunidade e sabem os anseios de cada um” finalizou Gean.

Transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis

Projeto piloto de transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis

Uma parceria entre prefeituras da Grande Florianópolis e Governo do Estado  vai elaborar o projeto

Os prefeitos da Grande Florianópolis deram um grande passo, na manhã desta quinta-feira (24), em direção à implantação do transporte marítimo na região. Foi assinado um termo de cooperação técnica entre as prefeituras de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e São José junto a Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter). A parceria visa elaborar o projeto do transporte hidroviário. Um cronograma será definido, nos próximos dias, para datar as reuniões e as entregas dos projetos de cada cidade.

De acordo com o termo, o sistema hidroviário de passageiros irá implantar um transporte de qualidade que atenda da melhor forma as demandas da sociedade. O acompanhamento da prestação dos serviços e a fiscalização de sua operação ficarão a cargo do Deter. Também é o Deter quem coordenará a comissão com as prefeituras para viabilizar a implantação.

Para o prefeito da Capital, Dário Berger, o transporte marítimo sempre foi visto com bons olhos, no entanto, não era possível sem o apoio do Governo do Estado. “Sou a favor de transportes alternativos, mas que sejam bem planejados” disse.

Em relação aos pontos de embarque e desembarque, o município de Palhoça já definiu quatro: Praia do Sonho, Praia de Fora, Barra do Aririú e Ponte do Imaruí. Em Florianópolis, de acordo com o secretário de Governo Gean Loureiro, também foi feito um estudo para apontar o melhor local. Segundo ele, a instalação de um terminal marítimo deverá ser atrás do CentroSul/Passarela Nego Quirido. São José e Biguaçu devem apresentar os projetos nos próximos dias.

O transporte marítimo, segundo Gean Loureiro, é uma alternativa segura e confortável. Além disso, é altamente previsível o tempo de cada viagem já que não ficará a mercê de filas. Loureiro acredita que poderá ser implantado na Grande Florianópolis um sistema parecido com o de Porto Alegre/Guaiba, aprovado pelos usuários no Rio Grande do Sul.

Estão previstos barcos com capacidade para 40 pessoas sentadas, com ar-condicionado, TV e internet wi-fi. O tempo de viagem prevista, por exemplo, de Palhoça à Florianópolis é de 16 minutos. Os barcos também terão espaço para o transporte de bicicletas. Já os terminais, com acessibilidade universal, devem contar com salas de embarque, lanchonetes e banheiros.

De acordo com Loureiro, a expectativa é que ainda neste ano seja implantado um projeto piloto ligando as cidades da Grande Florianópolis.


Posição SETUF - greve no transporte coletivo

Redução de jornada com ganho real de salário: equação economicamente inviável

 

Após várias reuniões desde o mês de abril entre os sindicatos patronal e laboral, as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do transporte de passageiros em Florianópolis estagnaram em função de um impasse.

 

O Sintraturb, que representa os trabalhadores do setor, quer a extinção da jornada de 6h40, fazendo com que todos que estão enquadrados neste regime passem a fazer 6h.

 

Contudo, o que o Sintraturb exige como condição para não haver greve da categoria na cidade já existe. As empresas que operam na Capital oferecem os turnos de 3h, 6h e 6h40, sendo que a maioria absoluta dos trabalhadores (motoristas e cobradores) escolhe a jornada de 6h40 em função de alguns benefícios como:

 

·        Uma hora de intervalo – a jornada de 6h tem intervalo de 15 minutos

·        Possibilidade de outros ganhos– quem faz 6h não pode fazer hora extra, por exemplo.

 

Portanto, como a CCT em vigor já prevê a jornada de 6h, e se é este o desejo uníssono da categoria, basta aos trabalhadores interessados solicitar às empresas a mudança de turno.

 

O que está na mesa para que a população não fique sem transporte coletivo é a dupla oneração do sistema – a menor produtividade causada pela redução da jornada e o tradicional reajuste anual.

 

Florianópolis já tem um dos maiores salários para as categorias de motoristas e cobradores do país, além de benefícios superiores ao do serviço público municipal, como: vale alimentação de R$ 380,00, participação sobre resultado (equivalente a 5% do salário nominal) pago a cada seis meses, entre outros.

 

Fazemos este esclarecimento para que a população entenda que as empresas estão abertas para negociações razoáveis envolvendo todas as partes – trabalhadores e usuários do setor – e que sejam minimamente saudáveis para a gestão tanto das empresas quanto do poder concedente (Prefeitura).

 

O que não podemos compactuar é com uma exigência economicamente inviável que trará prejuízos para todo o transporte coletivo da Capital.

 

A Direção

 

SETUF

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Bancada Federal do PMDB é unânime em apoio a Gean Loureiro

postado em 23.05 às 18:05

A Bancada Federal do PMDB em reunião-almoço realizada nesta quarta-feira (23/5) reafirmou o apoio à candidatura de Gean Loureiro para a prefeitura de Florianópolis.

Os parlamentares em peso compareceram ao encontro e foram unânimes nessa decisão. "A Bancada Federal reconhece a importância da eleição em Florianópolis, e ela não tem dúvida, Gean Loureiro é o candidato na capital, será apoiado por todos e vai vencer", afirmou Mauro Mariani, coordenador da bancada.

Estiveram presentes todos os peemedebistas catarinenses no Congresso Nacional, os senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner; os deputados Mauro Mariani, Rogério Peninha Mendonça, Ronaldo Benedet, Celso Maldaner, Edinho Bez e Valdir Colatto, e o pré-candidato do PMDB à prefeitura de Florianópolis, Gean Loureiro.

 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Concurso da Comcap deve movimentar 40 mil no domingo

O concurso público da Comcap, com 16.440 candidatos inscritos, vai mobilizar em torno de 40 mil pessoas na Grande Florianópolis neste domingo. Preocupada com a coincidência de data com o Ironman, a comissão organizadora alerta para a necessidade do candidato se movimentar mais cedo, levando em contas as alterações de trânsito na Via Expressa Sul, Avenida Beira Mar Norte, SC-401, SC-402 e Jurerê. De qualquer modo, informa o  superintendente da Fepese, Altair Acelon de Melo, os locais de prova já foram descentralizados, incluindo um em Palhoça, de acordo com o CEP indicado pelo candidato.

São 432 salas de provas, distribuídas em 15 locais diferentes, com 1,2 mil fiscais. Os portões de acesso para o ingresso dos candidatos será às 13h10min e as provas iniciam às 14h com término às 17h10min.

“Tomamos providências para que o impacto em termos de segurança e mobilidade urbana seja o menor possível”, assegura Altair de Melo. Segundo ele, a Polícia Militar informou que não pretende interromper o trânsito, mas a comissão organizadora alerta para que os candidatos se dirijam aos locais de prova com maior antecedência, para que não tenham problema. Os locais estarão disponíveis aos candidatos no site http://www.fepese.org.br.

“A Comcap conseguiu mexer com a cidade. Para cada inscrito é preciso multiplicar a movimentação na cidade por três, porque sempre há o pai que traz filho, o marido que traz a esposa, a namorada que traz o namorado. Vamos ter aí um movimento de 30 a 40 mil pessoas, mas estamos preparados para isso”, comenta o superintendente da Fepese.

Este é um concurso em três etapas, feito sobre dois editais. Um de nível superior e para técnico administrativo, sem prova prática. Outro para 12 cargos de natureza operacional, garis, auxiliares operacionais, eletricistas, mecânicos. Essas pessoas vão passar, depois da prova escrita, por duas etapas com exame de avaliação física e prova prática.

A alta quantidade de inscrições, na avaliação de Melo pode ser atribuída à relação da cidade com a Comcap. “A Comcap é uma instituição que tem capilaridade, boa visibilidade e grande respeitabilidade, todo mundo acha simpáticas as margaridas, gosta dos garis. É uma empresa que já assimilou a cultura e a característica de Florianópolis, conhecida pela sua logomarca, e que faz um trabalho extremamente fundamental e importante de limpar a cidade.”

 

Locais de prova

UFSC

Colégio Aplicação (500 candidatos)

Centro de Filosofia e Ciências Humanas, próximo ao Restaurante Universitário (900 candidatos)

Centro de Ciências da Saúde, atrás do Hospital Universitário (1.038 candidatos)

Centro de Ciências Jurídicas (500 candidatos)

Centro de Ciências Socioeconômicas (1.028) – inclui a central médica e atendimento a candidatos em condições especiais

Udesc

Esag e Faed, no Itacorubi (1.050 candidatos)

Centro de Florianópolis

Energia, Praça Pereira Oliveira (736 candidatos)

Energia, Rua Tiradentes (960 candidatos)

Colégio Catarinense (1.500 candidatos)

Saco dos Limões

Escola Getúlio Vargas (900 candidatos)

Norte da Ilha

Unisul, próximo ao trevo dos Ingleses (845 candidatos)

Cesusc, Santo Antônio de Lisboa (1.750 candidatos)

Assesc, início SC-401 (1.033 candidatos)

Palhoça

Unisul da Pedra Branca (4 mil candidatos)

domingo, 20 de maio de 2012

Médicos paralisam essa semana e aguardam participação dos dentistas no movimento

Além dos médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem são prejudicados com desconto ilegal na gratificação do PSF

 Enquanto a comissão de trabalhos da prefeitura de Florianópolis não finaliza o texto do decreto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores para suspender o desconto ilegal que é realizado na gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF), os médicos do município mantém o calendário de paralisação. Essa semana, os trabalhos serão suspensos na terça e quarta-feira (22 e 23/05) e na próxima semana as atividades serão suspensas na terça, quarta e quinta-feira (29,30 e 31/05).

De acordo com o diretor Clínico da secretaria municipal de Saúde, Renato Figueiredo a opção pela manutenção do calendário de suspensão de atividades representa a indignação pelos mais de 13 meses de espera para a solução do problema. “Os médicos entenderam que não vale mais voto de confiança. Enquanto o projeto não for encaminhado para votação – e a promessa é de que isso ocorra até o final do mês, será mantida a mobilização com paralisação de atendimento”, afirma.

Figueiredo explica que a paralisação dos médicos na semana passada ultrapassou os 90%. “Há médicos que não querem parar por motivos que respeitamos e os que não podem parar como é o caso dos médicos que estão de plantão nas UPAs nos dias das paralisações”, explica.

Reforço ao movimento

Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, o desconto na gratificação do PSF afeta todos os servidores que atuam no programa. “Não é uma ilegalidade que está ocorrendo só com os médicos. Dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem também têm descontos gradativos conforme o tempo de trabalho”, explica.

A integração dos dentistas ao movimento deverá ser confirmada na terça-feira, quando os profissionais realizam assembleia para discutir o assunto. “Esperamos que os dentistas também iniciem o processo de pressão à prefeitura para que possamos juntos superar essa questão”, conclui Cyro.

Atividades

22/03 – terça-feira: A partir das 8h, concentração dos médicos nas UPAs norte e sul e na unidade de saúde de Coqueiros, onde será realizada panfletagem e abordagem de pacientes, com entrega da carta à população de Florianópolis. Nas UPAs, se for necessário, haverá apoio ao atendimento. Às 18h30, participação na assembleia dos dentistas, que será realizada no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), à rua Trajano, 279, edifício Trajanus, 4º andar.

23/03 – quarta-feira:  A partir das 8h, concentração dos médicos nas UPAs norte e sul e na unidade de saúde de Coqueiros, onde será realizada panfletagem e abordagem de pacientes, com entrega da carta à população de Florianópolis. Nas UPAs, se for necessário, haverá apoio ao atendimento. Às 14h, participação na reunião ampliada da comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

As atividades dos dias 29, 30 e 31 de maio serão divulgadas na próxima semana, bem como as atividades da comissão que elaborará o projeto de lei. No dia 31 de maio, às 14h, os médicos realizam assembleia no hotel Floph. 
--