segunda-feira, 15 de março de 2010

Mexilhão entra para cardápio de escolas da Prefeitura

Após a introdução das ostras no cardápio escolar, agora é a vez do mexilhão. O alimento, rico em proteínas e vitaminas do complexo B, passa a fazer parte da variada lista oferecida às escolas da rede municipal pela Prefeitura de Florianópolis. Mais de 15 mil alunos poderão desfrutar o crustáceo.

Entre as unidades escolhidas, está a Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, que irá servir aos alunos risoto de marisco nesta quarta-feira (17), em dois períodos: manhã, a partir das 9h 40 e a tarde, às 14h 50. Além do risoto, o marisco poderá ser feito nas unidades educativas, refogado, como torta ou estrogonofe.

De acordo com a Chefe do Departamento de Alimentação Escolar da SME, Cleusa Regina Silvano, os mariscos cultivados na região da Grande Florianópolis apresentam um grande valor nutricional por serem importantes fontes de proteína, minerais e terem reduzido valor calórico. "São ótimas fontes de vitamina do complexo B, ricos em ferro, potássio, fósforo, iodo, cálcio e magnésio”, enfatiza.

Com a inclusão do crustáceo no cardápio das escolas, a Secretaria de Educação espera contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, além de valorizar a cultura produtiva da região da Grande Florianópolis.

Segundo o Departamento de Alimentação Escolar, nutricionistas irão orientar as cozinheiras sobre o modo de preparação das refeições, e também vão acompanhar a alimentação dos alunos no dia em que o mexilhão for servido.

O alimento será servido uma vez por mês em 30 unidades educativas da Prefeitura. No total, serão distribuídos todos os meses 310 kg do crustáceo.

domingo, 14 de março de 2010

Orquestra Escola faz concerto na Avenida Paulo Fontes

A Avenida Paulo Fontes transforma-se nesta segunda-feira (15/03) em palco ao ar livre para o concerto da Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A apresentação musical, a partir das 18h, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), marca a abertura das atividades do projeto em 2010 e faz parte das comemorações do aniversário de 284 anos da cidade.

No concerto, que contará com a participação de 50 músicos, será executado um repertório com clássicos folclóricos e composições tradicionais de Mozart, Beethoven, Merle Isaac, entre outros autores estrangeiros, além de incluir o “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial de Florianópolis, escrito pelo poeta Claudio Alvim Barbosa.

As oficinas musicais da Orquestra Escola são realizadas no Forte Santa Bárbara, junto à sede administrativa da Fundação Franklin Cascaes, abrangendo uma média de 130 alunos. Em 2010, o projeto entra no quarto ano de atividades iniciando nova experiência com a abertura de um núcleo da escola aberta no Centro Cultural do Balneário dos Açores, no Pântano do Sul, para atender 50 crianças de 5 a 12 anos residentes na comunidade e região.

Com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), o projeto Orquestra Escola promove a inclusão social de crianças e jovens estudantes de diversas comunidades, contribuindo para a plena cidadania. Realizado gratuitamente, a iniciativa da FCFFC abrange o ensino musical através de aulas em grupo, estudos individuais orientados, ensaios de naipe, ensaios gerais, estudos bibliográficos, palestras, apresentações e concertos.

Após dois anos de formação, os estudantes que conseguem atingir uma melhor preparação ingressam na Orquestra Sinfônica Juvenil e, posteriormente, na própria Orquestra Sinfônica de Florianópolis. Outros são aproveitados como monitores das turmas ou professores, podendo também seguir carreira profissional na área musical.

 

Serviço:

 

O quê: Concerto da Orquestra Escola /FCFFC

 

Quando: segunda-feira (15/03) – 18h

 

Onde: Avenida Paulo Fontes – em frente ao TICEN

 

Quanto: gratuito

 

 

 

 

Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 - ramal 213
(48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes

Santa Catarina vai abrigar centro de estudos do setor naval

Santa Catarina vai abrigar centro de estudos do setor naval

Santa Catarina abrigará a sede de um Instituto Tecnológico Naval, a ser
desenvolvido pelo grupo EBX em parceria com o Governo do Estado, através da
Fundação Certi, Fapesc e secretarias de Articulação Internacional e Assuntos
Estratégicos. Trata-se do primeiro instituto do gênero no País. Vai oferecer
ensino de nível superior de técnicas de construção naval avançada, com uso
intensivo de tecnologia, informática e mecânica de alto nível. O
investimento inicial previsto será de R$ 15 milhões e o instituto ficará
instalado no Sapiens Park, no norte da Ilha de Santa Catarina. Ao anunciar
ao governador Luiz Henrique, neste sábado (14), a disposição do grupo
empresarial em investir no complexo educacional, seu presidente Eike Batista
destacou que a idéia é ter, em Santa Catarina, um centro de excelência, para
o setor naval, com o mesmo significado que o Instituto Tecnológico
Aeronáutico (ITA) teve, e continua tendo, para o desenvolvimento da
indústria aeronáutica do País.