quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CDL de Florianópolis oferece na semana quatro cursos ligados ao comércio

 

         A CDL de Florianópolis está oferecendo nesta primeira semana de novembro quatro cursos abertos à população, todos eles importantes a quem trabalha com o público, com alimentos e com o comércio em geral. Atendimento ao cliente, Manipulação de alimentos, Excel básico ao intermediário e Gerenciamento de processos de negócio são cursos rápidos, que começam e terminam na semana, mas são sumamente necessários a quem procura o aperfeiçoamento profissional.

         O curso de Atendimento ao cliente é feito em parceria com o Sebrae e acontece de segunda a sexta, 5 a 9 de novembro, das 19 às 22 horas. É destinado a pessoas que trabalham no atendimento ao público e irá preparar os alunos para desenvolverem uma comunicação eficaz, que os auxiliará a compreender os desejos e expectativas do cliente e avaliar se ele está satisfeito com o atendimento que vem recebendo. Um cliente bem tratado, segundo o lema a ser focado durante o aprendizado, volta sempre.

         Preparar os manipuladores de alimentos para que conheçam os perigos que possam estar nos produtos, as consequências destes sobre a saúde dos consumidores e as técnicas corretas para evitá-los. Além disso, preparar os manipuladores para prevenir a deterioração dos alimentos e garantir o fornecimento de comida segura aos clientes. Estas são as base do curso de Manipulação de alimentos, destinado a quem trabalha em restaurantes, lanchonetes, cantinas, confeitaria e outros estabelecimentos que manipulem alimentação. O curso acontece de segunda a quarta, 5 a 7 de novembro, das 19 às 22 horas

         O Excel é a ferramenta mais conhecida para trabalhar com planilhas eletrônicas e seu uso, como todas as ferramentas eletrônicas, tem seus fundamentos e seus “macetes”. O curso Excel básico ao intermediário – dias 5, 7, 12 e 14 de novembro, das 19 às 22 horas – vai abordar tudo isso e é dirigido a profissionais que dependem de planilhas eletrônicas para organizar relatórios, realizar cálculos e controles em geral e querem desenvolver seu trabalho. É necessário possuir notebook, que será utilizado em sala de aula.

         Um pouco mais abrangente é o curso Gerenciamento de processos de negócio, que aborda o conhecimento, de forma ampla e integrada, das práticas, princípios, modelos e estruturas necessárias para o gerenciamento dos processos de negócio, com a criação de uma cultura organizacional para a obtenção de resultados através de processos otimizados e da melhoria contínua. O curso acontece em dois dias, sexta e sábado (9 e 10 de novembro), das 8h30 às 18h30.

         Informações completas sobre todos os cursos podem ser obtidas no site da CDL (www.cdlflorianopolis.org.br) ou pelo telefone (48) 3229-7010.

A partir de terça-feira (6/11), principal rua do comércio da Capital terá internet grátis

Projeto Felipe Schmidt Digital, iniciativa da CDL de Florianópolis e da Globalwave Telecom, será lançado na próxima semana

 

A principal rua do comércio da Capital terá internet aberta à população a partir do dia 6 de novembro. Esta é a data do lançamento oficial do projeto Felipe Schmidt Digital, iniciativa da CDL de Florianópolis e da empresa de telecomunicações Globalwave Telecom, que vai possibilitar conexão gratuita à rede entre a Praça XV e a rua Padre Roma. Quem quiser conhecer e testar a tecnologia pode participar do evento de lançamento, na próxima terça (6), às 9h30, no trecho do calçadão entre as ruas Jerônimo Coelho – a primeira “rua temática” da Capital, outro projeto da CDL – e Álvaro de Carvalho.

Para Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis, este será um diferencial para quem frequenta o comércio no centro da cidade, além de um atrativo também para os turistas. “Esta tecnologia valorizará a região, que pode ser descoberta até por quem vem de fora mas está conectado pelo telefone ou pelo tablet. O comerciante também ganha com um movimento maior e mais qualificado na região”, destaca.

“O foco é o uso social da web, para operações básicas como acessar e-mails, ver sites e se localizar”, explica Eduardo Reis, gerente comercial da Globalwave. Ele lembra que a área de abrangência da conexão será o ambiente de rua, não o interior das lojas, valorizando assim o serviço para os pedestres.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Alunos viram poetas e escritores

Escola Municipal José do Valle promove concurso literário para estimular o gosto pela leitura e a escrita dentro e fora da sala-de aula.  

Como os professores podem incentivar o prazer da leitura pelos alunos? Como tornar a escrita um hábito natural entre as crianças e os adolescentes? A Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, do bairro João Paulo, parece ter encontrado uma boa fórmula para responder estas questões, através da organização de um Concurso Literário na unidade.

Com o tema “Ambiente escolar saudável e seguro”, o projeto estimula seus participantes a produzirem os mais variados estilos de textos.

 Os estudantes das turmas iniciais, do 1º ao 5º ano, podem desenvolver rimas ou poesias. Já as turmas do 6º ano à 8ª série podem escrever fábulas, contos e crônicas.

 Seis trabalhos serão escolhidos pela comissão julgadora e publicados no blog da escola para votação popular online. Os três trabalhos vencedores serão premiados no dia 30 de novembro.

 Saúde e Segurança na Escola

 O concurso foi iniciativa das professoras Márcia Szerszen de Souza, Maíra de Souza Emerick e da diretora da escola Paula Moraes e aborda o cotidiano dos alunos, como saúde, segurança, higiene pessoal, cuidados com o corpo, prevenção de doenças e hábitos alimentares saudáveis. O objetivo principal foi dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Saúde na Escola, implantado nas 36 escolas básicas e desdobradas da Capital pelas Secretarias de Saúde e Educação, em uma parceria do governo federal e municipal.

 Na unidade, o projeto conta com a participação dos professores que, dentro de suas disciplinas, em sala de aula, orientam os alunos a respeito da temática e, principalmente, da criação e correção dos textos.

 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Pescar abre inscrições para capacitação gratuita

Curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos é ofertado para jovens de São José


A partir do dia 1º de novembro, jovens entre 16 e 19 anos, que estejam estudando (a partir da 6ª série do ensino fundamental) terão uma oportunidade na unidade do Projeto Pescar da AEMFLO e CDL-SJ. Trata-se do curso gratuito de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. Essa será a terceira turma preparada pela unidade AEMFLO e CDL-SJ, que tem a intenção de fechar uma sala com 20 alunos. A primeira turma formou dez jovens e a segunda finaliza as atividades no fim do ano, com 11 alunos.

O projeto é voltado para adolescentes que moram em São José, em vulnerabilidade social, com poucas oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Os jovens selecionados participam do curso de qualificação entre os meses de fevereiro e dezembro de 2013. Todos recebem uniforme, lanche, transporte e material.

Para participar, o jovem deve comparecer pessoalmente, portando carteira de identidade, entre 1º e 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, na sede das entidades, av. Leoberto Leal, 64, Barreiros, São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-5612.


Serviço

O quê: Curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos
Quando: Entre fevereiro e dezembro de 2013
Quanto: Gratuito. Inscrições entre 1º e 30 de novembro
Onde: Sede da AEMFLO e CDL-SJ, av. Leoberto Leal, 64, Barreiros, São José
Contato: 4009-5612

Abertas as matrículas para a Rede Estadual de Ensino

As 1.112 escolas da rede pública estadual estão com as matrículas abertas para novos alunos. Entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro os pais podem matricular seus filhos para o ano letivo de 2013.  A Secretaria de Estado da Educação oferece vagas para os níveis de ensino fundamental, médio inovador, profissionalizante e regular.

Entre os principais critérios para a matrícula está o zoneamento. Isto é, o aluno deve procurar a escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais, seja ela estadual ou municipal. Também é importante levar a documentação completa. A Secretaria exige, além da certidão de nascimento ou documento de identidade e duas fotos 3 X 4, o atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação, para todos os níveis de escolaridade.

Nas unidades prisionais, socioeducativas e centros terapêuticos, a renovação para os antigos e a matrícula de novos estudantes ocorrerá de 4 a 12 de fevereiro de 2013.

Requisitos para ingresso na rede pública estadual

- No ensino fundamental a criança precisa ter 6 anos;

- No ensino médio e profissional, alunos egressos do ensino fundamental;

-No curso de magistério, para a 1ª série, estudantes que concluíram o ensino fundamental e para a 3ª série, alunos com 2ª série ou com ensino médio completo;

- Nos cursos técnicos subsequentes (pós-médio) podem se matricular os egressos do ensino médio ou matriculados na 3ª série.

- Na EJA o jovem deve ter 15 anos completos para ingressar no ensino fundamental e 18 anos completo, ou a completar até o dia da matrícula, no ensino médio.