sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Polícia Civil prende traficantes na Capital

A Polícia Civil, através da 8.ª Delegacia de Polícia da Capital, prendeu em flagrante por tráfico de drogas, Carlos Augusto Schmitz e Eduardo Paulo Rosa, hoje (10), em Florianópolis.

Em continuação à investigação de um roubo ocorrido no Bairro dos Ingleses, em que um agente prisional e duas mulheres foram vítimas, durante a manhã de hoje, foi dado cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão.

Durante as buscas na residência de Carlos Augusto Schmitz, que era suspeito do roubo, foi encontrado aproximadamente 1kg de maconha e dado voz de prisão a Eduardo Paulo Rosa, que estava na casa. No momento em que a droga foi encontrada, Shcmitz não estava no local. Logo após o fato, os Agentes iniciaram buscas no intuito de encontrar Schmitz e assim que o localizaram ele foi conduzido até a Delegacia e durante o depoimento foi confirmada a sua participação no assalto.

Junto com Schmitz foi apreendido um veículo GM/Celta que pode ter sido utilizado no roubo citado e em outros crimes ocorridos na região.

"Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181."

 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Câmara aprova analise aumento de passagens de ônibus

O Projeto de Lei nº 043/2010 de autoria do Presidente da Câmara Municipal de São José, Amauri dos Projetos (PTB), foi aprovado em unanimidade na primeira discussão aa quarta-feira (08). O projeto altera o trâmite de aumento no valor das passagens de ônibus no sistema de transporte coletivo municipal. A solicitação de aumento por parte das concessionárias terá que ser analisada, discutida e aprovada também na Câmara Municipal.

Após a segunda votação, a nova redação do artigo 23 da Lei nº 4.609/2008 passará a vigorar com o seguinte texto: “São encargos do Poder Concedente: (...) IV – homologar reajustes e proceder as revisões tarifárias, após as propostas serem aprovadas pela Câmara Municipal de São José.

“Em razão dos constantes reajustes ocorridos no Município de Florianópolis que sempre causa revolta e indignação na população, uma vez que envolve toda a região metropolitana, nada mais justo que a Câmara analisar e opinar sobre o aumento ou não das passagens de ônibus da cidade. Vamos dividir responsabilidades com a Prefeitura, mas assumiremos novos compromissos com a população”, destacou Amauri que apontou o papel do vereador como representante e defensor dos direitos da população.

A Câmara passará ter conhecimento do real teor das planilhas de custos apresentados ao Poder Executivo e que motivam os reajustes das tarifas. O poder legislativo poderá cumprir o principio constitucional da administração pública que é divulgar e dar publicidade aos atos públicos, neste caso o reajuste de passagens.

O projeto deverá ser analisado em segunda votação na próxima semana.

 

 

 

Governador Leonel Pavan entregará helicóptero novo para a Polícia Militar

O governador Leonel Pavan fará a entrega na sexta-feira (10), em cerimônia
na Academia da Polícia Militar, de um helicóptero novo, adquirido com
recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina para
operação do Batalhão de Aviação da Polícia Militar. No mesmo evento, o
governador participará da formatura dos aspirantes a oficial da Polícia
Militar de Santa Catarina.

Trata-se de um Agusta Westland modelo AW-119 Koala Ke, aeronave com
capacidade para 8 ocupantes, podendo transportar até duas vítimas ao mesmo
tempo e equipada ainda com kit rapel e guincho elétrico (com capacidade
para 204kg), ambos para desembarque e resgates em áreas de difícil acesso.

Entre outros componentes aeronáuticos de alta tecnologia, vem equipada
também com gancho para carga externa (com capacidade para 1400kg), corta
fios, farol de buscas, imageador térmico, separador de partículas (para
proteção do motor em áreas com muita areia e outros detritos em
suspensão). Seu comprimento total é de 13 metros e pode atingir 152 knots
(281 km/h)

A aquisição foi possível por meio de convênio firmado entre a União,
através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e o Estado, através
da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. O custo total do
equipamento foi R$ 7.708.000,00.

A aeronave será utilizada para missões de policiamento ostensivo,
transporte de órgãos para transplante, resgate, busca, salvamento, defesa
civil, defesa ao meio ambiente e apoio a diversos órgãos da administração
estadual e federal.

Entre os operadores deste equipamento, podemos citar o Departamento de
Polícia de Nova York, nos Estados Unidos da América que dispõe hoje de 4
unidades, o Departamento de Polícia de Phoenix, também nos Estados Unidos
com 3 unidades o Departamento de Guarda de Fronteiras da Finlândia e o
Governo do México, também com 4 unidades.

FFC Publicações lança terceira edição de livro sobre Florianópolis

         Publicado pela primeira vez em 1993, o livro Florianópolis – Memória Urbana, de Eliane Veras da Veiga, consolida-se como um sucesso editorial da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A terceira edição da obra, atualizada e com novidades, será lançada nesta sexta-feira (10/12), às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. O novo volume, reeditado pela FFC Publicações, foi viabilizado por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), com o patrocínio da Fundação Cultural Badesc, Fapesc, BRDE e Unisul. 

         Uma das novidades desta edição é um encarte especial com um mapa de Desterro, atual Florianópolis, em 1876. O livro aborda o aparecimento de ruas e praças, construção e história de edifícios, linguagens arquitetônicas, gerações de engenheiros e construtores, mudanças na paisagem e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural, atendendo inclusive aos objetivos de profissionais que enfocam a educação patrimonial.

A publicação visa oferecer a estudantes, pesquisadores e professores um material consistente que trata das mutações do processo urbano e arquitetônico da capital catarinense entre 1750 e 1930. “É um manancial de informações, que contribui para pensar e repensar a cidade histórica e que traz retorno à educação, à formação e à atuação prática no planejar, fazer e viver a cidade de Florianópolis”, comenta Eliane Veiga.

O livro possibilita ao leitor observar ações de preservação do patrimônio cultural que têm sido intensas, assim como identificar as regiões que sofrem maior especulação imobiliária. As dificuldades de trânsito e de transporte público e os grandes desafios para os projetos de restauro do patrimônio arquitetônico, que é constantemente alvo de ameaças à sua identidade e escala, também são assuntos presentes na obra. 

 

A obra

 

Florianópolis – Memória Urbana foi um dos dez títulos mais vendidos pela Universidade Federal de Santa Catarina na primeira edição em 1993 e tornou-se um fenômeno de vendas ao ser relançado pela Fundação Franklin Cascaes Publicações, em 2008, sendo uma das obras mais procuradas nas livrarias da cidade e também na Casa da Memória, além de considerado referência para consulta nas faculdades de História, Arquitetura, Turismo e Jornalismo, entre outras áreas, e no ensino do segundo grau em Santa Catarina.

A terceira edição do livro – com 500 páginas de texto, 130 fotos e 21 mapas – revela paisagens antigas e recentes no processo de desenvolvimento da cidade. Metade dos dois mil exemplares impressos estará disponível nas livrarias locais e na Casa da Memória/FCFFC, no Centro, e a outra parte será distribuída gratuitamente às escolas do estado e bibliotecas públicas de todo o Brasil.

 

A autora

 

         Arquiteta e urbanista, Eliane Veras da Veiga trabalha na Casa da Memória – Centro de Documentação da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), e também é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul.  É autora de várias publicações, entre elas, os livros Florianópolis - Memória Urbana; Glossário de História da Arte e da Arquitetura; Acerca da História da Arte; Transporte Coletivo em Florianópolis – origens e destinos de uma cidade à beira-mar;  Igrejas da Grande Florianópolis – pinturas de Cipriano; e do CD sobre a Casa da Memória.

Contribuiu também com a pesquisa histórica do vídeo-documentário Arquitetura na Ilha de Santa Catarina e do CD Fortalezas Multimídia: Anhatomirim. Eliane Veiga foi ainda coautora dos livros Atlas de Florianópolis; Fortificações Catarinenses: introdução ao seu estudo; Guia Circuito Cultural de Florianópolis; Guia Ruas de Florianópolis; e da revista Arquitetura em Transformação – Um Museu no Palácio Cruz e Sousa.

 

Serviço

 

O quê: Lançamento do livro Florianópolis – Memória Urbana (3ª edição),

             Eliane Veras da Veiga

             Fundação Franklin Cascaes Publicações, 500 p.

             R$ 50,00

 

Quando: sexta-feira (10/12) – 19h

 

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

           Praça 15 de Novembro

 

Quanto: gratuito

 

Governador Leonel Pavan inaugura nova subestação da Celesc em Florianópolis

O governador Leonel Pavan, juntamente com o presidente da Celesc, Alfredo
Felipe da Luz Sobrinho, diretores e demais autoridades, inaugurou, nesta
quinta-feira (9), a nova Subestação Florianópolis Agronômica, que
compreende a construção da unidade compacta e de duas linhas subterrâneas
de transmissão de energia elétrica para atendimento da Capital.
"Entregamos mais esta obra do Governo para reforçar o atendimento à
população do município, e escolhemos esta data para juntos comemorarmos o
55º aniversário da Celesc", afirmou Pavan.

A nova subestação, que fica na avenida Beiramar Norte, acesso pela
Servidão Delminda da Silveira, no bairro da Agronômica, foi construída em
área densamente urbanizada.

À construção da subestação, soma-se a instalação de duas linhas
subterrâneas de transmissão de energia elétrica que não interferem na
paisagem, e obras de ampliação e modernização do sistema elétrico
existente na Ilha de Santa Catarina. "Esta obra irá gerar mais energia e
melhorar a qualidade de vida dos moradores de Florianópolis" ,afirmou
Pavan.

O empreendimento soma investimento de R$ 72 milhões, representa 30% a mais
de energia para a região e a garantia de atendimento de qualidade por mais
20 anos, preservados os atuais níveis de crescimento do mercado. A
interligação da nova subestação às subestações existentes também permite
configurar o sistema elétrico local no formato de anel. Com duas conexões
com o sistema elétrico do Continente (uma pela ponte Colombo Salles e
outra pela recém-construída linha submarina), a Ilha passa a contar,
agora, com um sistema de alto nível de confiabilidade.

Alesc aprova projeto de Cobalchini que descentraliza gestão das escolas

O plenário da Alesc aprovou, nesta quarta-feira (8/12), projeto de lei PL-0306.5 do deputado Valdir Cobalchini (PMDB) que cria a gestão descentralizada nas escolas públicas da rede estadual.

Esse foi um dos seis projetos do deputado aprovados pela Alesc nesta quarta-feira.

Pelo projeto, as escolas terão recursos para pequenos reparos e serviços emergenciais. O  projeto cria um item orçamentário de R$ 5 por aluno ao mês, dando autonomia às escolas. Vai beneficiar diretamente 1.323 escolas e mais de 700 mil alunos.

“Essa era uma de nossas propostas de campanha e que foi muito bem aceita pelos demais deputados. Entendo que com essa gestão autônoma as escolas terão muito mais agilidade na hora fazer um conserto ou um reparo”, explicou o deputado.

 

IGUALDADE- Outro projeto do deputado Cobalchini, também no setor de educação,  aprovado nesta quarta-feira, é o PL 0302.1 que corrige  a discriminação com as professoras contratadas em caráter temporário, as ACTs, equiparando o prazo de licença maternidade  com as funcionárias efetivas do Estado.

“As funcionárias  estaduais  tem hoje uma licença maternidade de 180 dias, enquanto para as ACTs, essa licença é de 120 dias. “Com esse projeto, todas as servidoras públicas, efetivas ou ACTs, terão o direito a licença maternidade de 180 dias”, informa o deputado.

 

 

 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

SAIBA COMO SE PREVENIR EM COMPRAS COLETIVAS

Os sites de compra coletiva vêm revolucionando o setor no país. Produtos e serviços com até 90% de desconto são os atrativos deste nicho. Talvez você não conheça este novo mercado, mas provavelmente já recebeu algum e-mail oferecendo esta oportunidade. As compras coletivas e os leilões de mercadorias estão ganhando cada vez mais espaço no mercado atual. Jantares podem ser reduzidos ao preço de uma sobremesa. Roupas podem ganhar descontos inacreditáveis. Até tratamentos de beleza são encontrados com valores mínimos. Porém, vale lembrar que como qualquer outra negociação, é importante conhecer para não ter surpresas no futuro.

 

Para sanar as dúvidas e não ter problemas com este tipo de negociação, o mais indicado é se precaver. A advogada Eliana Saad, especialista em direitos do consumidor, alerta que para utilizar é preciso conhecer estes serviços. “Antes de efetuar a compra, visite o estabelecimento que está vendendo o produto ou serviço. Navegue pela página ou ligue para a loja”, diz.

 

As ofertas podem durar de um a três dias e necessitam de um número mínimo de interessados para que sejam válidas. Caso contrário, o consumidor deve ser ressarcido pelo que pagou. No caso de falha na emissão de cupom para a aquisição do produto, o consumidor pode, inclusive, ser indenizado.

 

Para Eliana, conhecer o serviço pode facilitar a negociação, e até mesmo abrir portas para novas compras. “Observar os termos de uso e as condições de participação na compra são imprescindíveis para qualquer negócio, que dirá em uma compra virtual. Em qualquer negociação é importante lermos atenciosamente o contrato. Assim também é com o comércio virtual. Tire suas dúvidas antes de qualquer compra”, aconselha.

 

Outro fator importante a ser levado em consideração em algumas compras é a validade da oferta. “Alguns produtos têm um prazo de meses para poderem ser utilizados, e fica a critério e disponibilidade da empresa fornecedora. Ou seja, uma limpeza de pele com validade até março de 2011, mesmo que seja comprada hoje, pode demorar até dia 20 de março para ser realizada”, explica a advogada.

As condições da oferta devem estar explícitas e a empresa deve cumprir com o que ofereceu na forma que ofereceu. Ou seja, não podem ser cobradas taxas adicionais à oferta quando o cliente for utilizá-la.

 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lançamento do livro CALE-SE - A mpb e a ditadura militar

 

 

A grande intérprete das coisas do Brasil

Lançamento do livro Cale-se – a MPB e a ditadura militar acontece dia 08 de dezembro, em Florianópolis

 

 

A jornalista Manu Pinheiro, em parceria com a editora carioca Livros Ilimitados, lança na próxima semana, em Florianópolis, a obra Cale-se – a MPB e a ditadura militar. Mais do que um registro das composições da música popular brasileira, esta obra busca ser um selecionador de músicas que serviram – e servem até hoje – como registros de um dos períodos mais importantes da história contemporânea do nosso País.

 

Cale-se – a MPB e a ditadura militar nasceu como um trabalho acadêmico. A pesquisa, realizada durante a conclusão do curso de jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, tinha como foco o uso da música como ferramenta de comunicação. Apaixonada pelo tema há muito tempo, a autora escolheu a época em que o Brasil viveu a ditadura para desenvolver a pesquisa.

 

Manu Pinheiro desde cedo começou a trabalhar com jornalismo. Como profissional passou pelo rádio e pela televisão, onde adquiriu experiência como locutora, produtora, roteirista e editora. Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e desenvolve projetos especiais em comunicação. O encontro com a editora foi inusitado: um texto publicado pela internet chamou a atenção da equipe no Rio de Janeiro. Alguns e-mails trocados e o texto da monografia surgiu como opção para a editora. Com um texto leve e um assunto que atinge uma boa parte do público, não foi difícil o caminho a publicação do trabalho.

A Livros Ilimitados, cuja sede fica na cidade do Rio de Janeiro/RJ, trabalha com um novo conceito para o mercado literário, com uma proposta diferente de comercialização e divulgação. A editora começou a funcionar em setembro de 2009, e desde então vem buscando novos autores de diversas regiões do Brasil, publicando e vendendo em seu site suas obras nas versões impressa e eletrônica.
A divulgação dos livros, pela editora, acontece tanto com o site quanto através das ferramentas disponíveis com a internet – como email marketing, redes sociais, entre outros. Mais informações pelo site www.livrosilimitados.com.br

 


 

Novo Colegiado do Governador Raimundo Colombo

Secretaria da Fazenda: Ubiratan Rezende

Secretaria da Casa Civil: Antonio Ceron

Secretaria da Saúde: Dalmo Claro de Oliveira

Secretaria da Segurança Pública: César Grubba

Celesc: Antonio Gavazzoni

Casan: Dalírio Beber

Secretaria de Assuntos Estratégicos: Paulo Cesar da Costa

Secretaria da Infraestrutura: Valdir Cobalchini

Deinfra: Paulo Meller

Procuradoria Geral do Estado: Nelson Serpa

Secretaria da Assistência Social: Serafim Venzon

Presepiando pela Ilha com Cascaes

A Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina convida seus associados e amigos a visitarem a

Mostra Internacional de Presépios, com obras do Acervo de Jone Cezar de Araújo.