sexta-feira, 9 de julho de 2010

TCE orienta gestores públicos da Grande Florianópolis, em Palhoça

              Cerca de 300 agentes públicos dos 22 municípios que integram a região da Grande Florianópolis estarão reunidos, na terça-feira (13/7), na sede da Unisul, em Palhoça, para receber a orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) sobre as melhores práticas da gestão pública. A iniciativa faz parte da programação do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, atividade que será realizada até o dia 5 de agosto, em 12 encontros regionais, com o objetivo de orientar prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, contadores, controladores internos, profissionais que atuam nas comissões de licitações e fiscais de obras públicas. O encontro de Palhoça contará com a participação do presidente do TCE/SC, conselheiro Wilson Wan-Dall, e do supervisor do Instituto de Contas da Instituição — unidade responsável pela coordenação do Ciclo —, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior.

                As novas normas da contabilidade pública, a serem adotadas em âmbito nacional e os prazos para a sua implantação — destaque para o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) —; os procedimentos que devem ser observados pelos controles internos e para a contratação de obras públicas; a responsabilidade — civil, criminal e administrativa — por ato de gestão do prefeito e o papel do vereador na fiscalização da gestão pública são alguns dos assuntos que estarão em debate.

                “O Tribunal espera que o XII Ciclo contribua para melhorar os resultados da gestão pública municipal e atenda aos anseios da sociedade, que exige eficiência e efetividade na aplicação dos recursos públicos”, afirma o presidente da Corte catarinense. A exemplo de gestões anteriores, a de Wan-Dall aposta no sucesso de uma fórmula que já é tradição no TCE/SC e que valoriza ações do órgão fiscalizador voltadas à orientação dos gestores públicos. “Em muitas situações, orientar o gestor dá mais resultado para o uso correto do dinheiro público do que a simples aplicação de sanções legais previstas em âmbito administrativo”, concluiu o presidente.

                Prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários municipais, na oficina exclusiva para os agentes políticos, vão receber orientações sobre as regras para dispensa de licitações e para prestação de contas dos recursos públicos federais transferidos por convênios.

                Os gestores públicos ainda vão receber informações sobre outros aspectos estratégicos e práticos da administração pública municipal. Entre eles, as normas para contratar terceirizados e os limites legais para gastos públicos — com pessoal, educação, saúde e câmaras de vereadores. A programação também vai destacar a obrigatoriedade da remessa, ao TCE/SC, de documentos que dão suporte ao registro de atos de admissão de pessoal e às concessões de aposentadorias e os procedimentos para o envio de dados pelo e-Sfinge — sistema utilizado pelo Tribunal para receber e analisar as informações sobre a aplicação dos recursos públicos pelos órgãos fiscalizados.

                O XII Ciclo é promovido com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da União dos Vereadores do Estado (Uvesc), do Ministério Público do Estado (MPSC), do Ministério Público junto ao TCE/SC e do Tribunal de Contas da União (TCU). São esperados cerca de 4.500 gestores públicos nos 12 encontros regionais. Além de Palhoça, o evento terá como sedes os municípios de Criciúma (15/7), Tubarão (16/7), São Miguel do Oeste (20/7), Chapecó (21/7), Concórdia (22/7), Rio do Sul (27/7), Blumenau (28/7), Jaraguá do Sul (29/7), Videira (3/8), Joaçaba (4/8) e Lages (5/8). A programação é desenvolvida com recursos do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

                As inscrições podem ser feitas no Portal do TCE (www.tce.sc.gov.br).

 

Programação dirigida

                Com a participação de técnicos especializados do TCE/SC, de membros do MPSC e de técnicos do TCU, serão desenvolvidas duas programações paralelas. Uma para agentes políticos — prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários municipais. A outra para técnicos municipais, como contadores, controladores internos, profissionais que atuam nas comissões de licitações e fiscais de obras públicas.

                Estruturado na forma de oficinas, o XII Ciclo terá quatro temas centrais: controles internos, licitações, obras e serviços, atos de pessoal e contabilidade pública. O formato permitirá um contato direto entre fiscais e fiscalizados, o que possibilitará aos participantes optar e aprofundar temas, conforme a sua área de interesse. O TCE/SC definiu o conteúdo programático a partir de dúvidas apresentadas pelos próprios gestores públicos, tanto em pesquisas aplicadas nas edições anteriores, como em consultas dirigidas aos técnicos responsáveis pela fiscalização da gestão municipal catarinense.

                A elaboração do projeto básico e os procedimentos que devem ser observados na contratação de obras públicas, em especial as de saneamento básico, serão tema da oficina sobre licitações e obras. Prestação de contas de recursos repassados a terceiros — subvenções, auxílios, convênios — será um dos assuntos da oficina sobre contabilidade.  

                Para facilitar a compreensão e o acesso aos conteúdos apresentados no XII Ciclo de Estudos, cada participante receberá, a exemplo das edições anteriores, um livro-texto com as abordagens. A obra será mais uma referência para as boas práticas na gestão pública.

CONVITE - Basquete Feminino

CONVIDAMOS A TODOS A PRESTIGIAREM NESTA SEXTA-FEIRA DIA 09 DE JULHO O JOGO DE BASQUETE FEMININO VALIDO PELO CAMPEONATO ESTADUAL CATARINENSE SUB 19.

 

FUCAS FME X JARAGUA DO SUL

HORARIO: 20HS30MIN.

LOCAL: GINASIO POLIESPORTIVO DA FUCAS.

 

Contas de campanha devem ser acompanhadas desde a captação dos recursos

No seminário "Ministério Público nas Eleições 2010", promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina, nesta sexta-feira (9/7) a Coordenadora de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral, Denise Goulart Schilickmann, falou aos Promotores, Procuradores e Juízes eleitorais presentes sobre questões práticas da prestação de contas de campanha.

Para a Coordenadora, é necessário acompanhar todo o fluxo financeiro que passa pela arrecadação de recursos, realização de gastos, sobras e dívidas de campanha e se encerra com a prestação de contas. "Para ser efetivo, o controle deve ocorrer do início ao fim do processo", ressaltou. Denise apresentou ainda as inovações normativas da área financeira da campanha eleitoral, como a possibilidade de captação de doações pela internet e por meio de cartão de crédito e de débito e as respectivas formas de fiscalização.

O seminário é organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa e Eleitoral (CMA) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Santa Catarina para discutir questões técnicas do Direito Eleitoral e propor atuação institucional unificada e estratégica do Ministério Público Estadual e Federal.

"O Seminário objetiva assegurar um pleito no qual o eleitor possa exercer o direito de votar de forma livre e consciente", salienta o Promotor de Justiça Carlos Eduardo Abreu Sá Fortes, Coordenador eleitoral do CMA. O evento é realizado no auditório Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, 1º Andar do Edifício-Sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

 

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O REINO DO ABSURDO

Nos dias 17 e 18 de julho (sábado e domingo)
às 20h o Theatro Adolpho Mello apresenta "COTIDIANOS" esquetes teatrais.

Cotidianos reúne esquetes com temáticas variadas, com apresentações em conjunto e monólogos.
As esquetes são feitas por alunos da Oficina de Teatro Adulto do diretor Raphael Soares e com participação de convidados especiais.
Os ingressos custam R$5,00 e estarão a venda no local, nos dias das apresentações.

Venha conferir os talentos da nossa região! E contribuir com a cultura! Toda a renda arrecadada será em benefício da Oficina de teatro. Para a montagem dos figurinos, adereços e cenários da peça O REINO DO ABSURDO que será apresentada em Outubro.

Mais informações:

(48)32592368 de segunda a sexta das 14h às 19horas
E. pelo e-mail: raphafolia@hotmail.com

O Theatro Adolpho Mello fica na Praça Hercílio Luz - Centro Histórico de São José



Ministra do Meio Ambiente garante que Estaleiro será construído em Biguaçu

Em reunião que aconteceu na manha de hoje (07) em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, garantiu que o Ministério não faz nenhum impedimento para que o empreendimento OSX Estaleiro seja construído em Biguaçu. O encontro foi organizado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e contou com a participação de praticamente toda a Bancada Parlamentar Catarinense e do Governador do Estado, Leonel Pavan.

 

Isabela Teixeira deixou claro que o MMA quer encontrar soluções para as restrições ambientais na área. “Acredito que é possível achar uma saída. Para isso, temos que fazer uma agenda de trabalho com IBAMA, FATMA e Instituto Chico Mendes. Vamos equacionar o problema para que Santa Catarina ganhe desenvolvimento com a garantia da preservação ambiental”. A ministra determinou a criação de um grupo de trabalho que irá apresentar os pontos que podem causar impactos ao meio ambiente e soluções para que o Estaleiro seja instalado de forma sustentável em Biguaçu. “Sabemos que Santa Catarina irá ganhar muito com o empreendimento, afinal serão gerados milhares de emprego. Tenham a certeza, estamos empenhados para que esta obra permaneça em Santa Catarina”, garantiu a ministra do Meio Ambiente.

 

A senadora Ideli Salvatti informou à ministra que tem sido difícil o diálogo com os representantes do Instituto Chico Mendes desde a emissão contrária a licença ambiental para a construção do Estaleiro. “Fizemos uma audiência pública e o representante do Instituto Chico Mendes não apareceu. Se estamos nos propondo a viabilizar um diálogo e encontrar soluções, temos que ter as explicações formais do órgão para as restrições ambientais”, disse Ideli. Segundo a ministra, o Ministério não deu nenhuma determinação para que o Instituto Chico Mendes não prestasse esclarecimentos a empresa responsável pela obra ou para representantes da sociedade civil sobre as restrições ambientais constatadas com execução da obra do Estaleiro. Isabela Teixeira também tranqüilizou os parlamentares dizendo que o empreendimento não irá para outro estado. “O Governador do Rio de Janeiro não fez nenhum pedido ao Ministério para que o empreendimento seja instalado naquele estado. Podem ter certeza disto.”

 

Uma primeira reunião ficou marcada para a próxima segunda-feira (12) em Brasília para que as instâncias ambientais apresentem seus argumentos.  

terça-feira, 6 de julho de 2010

Morre Gilberto Nahas

Faleceu hoje, aos 82 anos, o presidente da Associação dos Ex-combatentes de Santa Catarina, jornalista Gilberto Nahas.

Morador do Saco dos Limões, Gilberto também foi árbitro de futebol. Além de ex-combatente da Marinha de Guerra e juiz, Nahas se destacou como jornalista em vários jornais, como Diário da Tarde, a Gazeta e o Estado, no qual uma matéria lhe rendeu cinco dias de xadrez. O enterro acontece amanhã, quarta-feira (7), às 10 horas, no cemitério do Itacorubi.

 

Palestra LEI MARIA DA PENHA

C O N V I T E

 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA – CREMV

CONVIDA PARA PALESTRA  

 

 

                                                          “A Popularização das Inovações da

 Lei Maria da Penha” 

Palestrante: Juiz Vilson Fontana

Data: 28/07/2010

Hora: 14 h

Inscrições: 3224 7373 (Vagas limitadas)

Inscrições Abertas...

 

 

 

Travestis passam a ser tratadas pelo nome social

O secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, assina nesta quinta-feira (7) a portaria que determina o uso do chamado nome social ( utilizado pelas travestis) no trato destas usuárias nas unidades de Saúde. Esta era uma antiga reivindicação das integrantes da categoria, que muitas vezes se sentiam constrangidas ao serem tratadas pelo nome de batismo. A solenidade, com a participação de diversas ONGs, está marcada para as 15 horas no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.