quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Santa Catarina conquista o tetracampeonato de Melhor Destino Turístico do Brasil

O estado de Santa Catarina conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio
de "Melhor Destino Turístico do Brasil - A escolha do leitor", promovido
pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. O prêmio anual, criado em
2001, é concedido aos melhores do Turismo, no Brasil e no exterior, de
acordo com votação online pelos leitores. A divulgação e a premiação dos
vencedores da décima edição do prêmio aconteceu nesta quinta-feira (21),
no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, integrando a programação da
Feira das Américas, a feira de Turismo da Associação Brasileira dos
Agentes de Viagem - Abav. Santa Catarina ficou à frente do estado da Bahia
e do Rio de Janeiro, respectivamente.

Por três anos consecutivos, em 2007, 2008 e 2009, o estado de Santa
Catarina já havia sido eleito pelos leitores da Revista Viagem e Turismo
como o melhor Estado do país. "O turismo em nosso estado vem sendo tratado
pelo governo como setor estratégico e com profissionalismo, valorizando
todas as regiões do Estado e investindo cada vez mais em infraestrutura.
Por isso, e pelo trabalho de equipe em parceria com o trade turístico
catarinense, estamos evoluindo e conquistando este prêmio consecutivo,
apesar de estarmos concorrendo com destinos fortes como o Rio de Janeiro e
o estado da Bahia", comentou o governador Leonel Pavan, que junto com o
secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Valdir Walendowski, e com o
presidente da Santur, Cimélio Pereira, além de representantes do trade
turístico, comemorou a premiação no Rio de Janeiro.

O Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo - A escolha do leitor" mostrou o
quanto os serviços e equipamentos turísticos do Estado são competitivos.
Florianópolis foi eleita a segunda melhor cidade do Brasil para o turismo.
O resort Costão do Santinho conquistou pela sexta vez o prêmio na
categoria melhor resort e o Beto Carrero World foi eleito o segundo melhor
parque temático do país.

Também este ano, na categoria hotel fazenda, o Fazenda Park Hotel
(Gaspar) ficou em segundo lugar e o Hotel Fazenda Boqueirão (Lages) levou
a terceira posição nessa mesma categoria. Para melhor SPA, o Hotel Recanto
das Águas, de Balneário Camboriú, ficou em terceiro lugar.

Florianópolis discute mobilidade na próxima sexta-feira

No dia 22 de outubro, sexta-feira, o Portal MobFloripa (www.mobfloripa.com.br) - Guia de Mobilidade Sustentável e Acessibilidade de Florianópolis – completa o primeiro ano de existência e realiza uma série de atividades de comemoração na cidade. Criado com o objetivo de divulgar informações sobre mobilidade e acessibilidade, o portal aproveita a data para lançar sua versão 2.0 que oferece novas seções e funcionalidades que vão facilitar o deslocamento de cidadãos e visitantes da Grande Florianópolis. Entre as atividades comemorativas estão ações nos terminais urbanos e a realização do 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis.

 

Um tour pela Mobilidade

A partir das 15 horas, dois ônibus preparados especialmente para o evento chegam ao TICEN, Terminal de Integração do Centro. Durante 40 minutos, a equipe do MobFloripa vai interagir com os usuários do sistema de transporte e transeuntes dando dicas sobre mobilidade. Na sequência, ainda em clima de comemoração, os ônibus partem com a equipe para realizar a divulgação nos terminais da Trindade - TITRI, de Santo Antônio de Lisboa – TISAN, de Canasvieiras – TICAN, da Lagoa - TILAG e do Rio Tavares - TIRIO.

 

O Networking 

À noite, a partir das 20h, no Koxixo’s Beer, na Beiramar Norte, o portal promove o 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis, com o objetivo de incentivar a troca de experiências. Estarão presentes, apresentando projetos e ideias em mobilidade urbana, empresas como: a Segway Florianópolis, marca de patinetes motorizados; a PartyBus, que trouxe para a cidade o conceito do ônibus “balada”; a Floripa by Bus, que oferece passeios turísticos em um “open bus”; a Della Bikes, loja especializada em bicicletas; a ViaCiclo, Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis; o Setuf - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Florianópolis - e a Locomotos, locadora de motocicletas.

As comemorações de aniversário do Portal MobFloripa também pretendem contar com a participação de organizações não governamentais do setor da Mobilidade Urbana e da Acessibilidade, autoridades do setor de transporte do Município e do Estado, jornalistas e interessados no tema. “Queremos chamar a atenção das pessoas para as possibilidades de fortalecimento das formas de mobilidade que vão além dos automóveis. Nossa ideia é também contribuir com a construção de alternativas para melhorar a circulação das pessoas pela cidade”, explica Claudia de Siervi, coordenadora do MobFloripa.

 

A editora geral do portal, Elizabeth de Siervi, define a proposta do MobFloripa como um instrumento para trazer novos elementos à mobilidade na cidade. “Sabemos que um portal sozinho não vai resolver os problemas de Florianópolis, mas o acesso a informações diversificadas e bem estruturadas pode contribuir para facilitar a locomoção das pessoas. O portal veio para tirar o melhor possível das opções existentes, trabalhando em parceria com os moradores e também com as organizações que atuam na área”, afirma.

 

A nova versão do Portal

A versão 2.0 do MobFloripa chega com novas seções: Observatório de Trânsito, Estacionamentos, Pedestres, Dúvidas Frequentes, uma Agenda e enquetes sobre mobilidade e acessibilidade. Além destas novidades, o MobFloripa lançará a ferramenta “Ônibus no Celular”, criada em parceria com a MovelBus, de Blumenau, que permitirá que o usuário baixe em seu telefone todos os horários de ônibus das linhas do transporte coletivo da capital, podendo fazer consultas posteriores sem precisar de Internet.

O portal contará ainda com um novo sistema de buscas, mais eficiente, que permitirá a visualização do próximo horário de saída de todas as linhas de ônibus municipais e indicação das principais referências situadas ao longo dos trajetos de cada linha. Outra novidade é o reforço da presença do MobFloripa nas principais redes sociais da Internet, como o Facebook, Orkut e o Twitter, e em ferramentas como o YouTube, o sistema RSS e o Blogger.

 

Sobre o MobFloripa

No MobFloripa o usuário encontra informações atualizadas diariamente sobre todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade, táxi, transporte escolar, transporte aéreo, intermunicipal e rodoviário, aluguel e passeio de carros, embarcações, micro-ônibus, vans, motos, aéreo e helicópteros, entre outras. O MobFloripa conta ainda com seções voltadas aos caronistas, aos ciclistas e aos usuários com necessidades especiais. O portal oferece também mapas e as novidades locais, nacionais e internacionais sobre os temas da acessibilidade e da mobilidade urbana.

 

O projeto foi desenvolvido com independência e nasceu pela iniciativa de moradores da Capital que perceberam as dificuldades de seus filhos em realizar seus trajetos pela cidade com segurança, agilidade e autonomia. Desde seu lançamento, em outubro de 2009, recebeu a participação ativa de usuários, que contribuíram para seu aperfeiçoamento.

 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Município de Florianópolis faz matrícula de alunos pela internet

Município de Florianópolis faz matrícula de alunos  pela internet

Alunos do ensino fundamental e da EJA serão contemplados pelo sistema on line

 

A Secretaria de Educação de Florianópolis vai facilitar a vida de milhares de famílias e estudantes da rede municipal de ensino. As rematrículas poderão ser feitas pela internet de 16 a 30 de novembro. A medida é válida para alunos do ensino fundamental e também para os que freqüentam os núcleos da EJA, a Educação de Jovens e Adultos, que só a partir deste ano serão beneficiados pela sistema de informática. A operação é muito simples, basta preencher um formulário no portal da prefeitura: www.pmf.sc.gov.br. Até dezembro, a sala informatizada de cada escola ficará disponível para as famílias que não tenham acesso à web. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3251-6127 e 3251-6107 . Atualmente, no ensino fundamental há 15. 648 alunos e nos 13 núcleos da EJA existem 1.341 estudantes.

 

Dentro do sistema on line, o aluno será matriculado automaticamente para o ano ou série posterior, devendo os responsáveis atualizar os dados na nova ficha cadastral. O turno em que a criança ou adolescente, jovem ou adulto irá freqüentar no ano de 2011 será definido pela escola ou núcleo, de acordo com as questões pedagógicas e conforme a demanda das vagas.




Novas matrículas

As novas inscrições vão ocorrer de 1º a 17 de dezembro e quem fizer matrícula poderá optar apenas por um estabelecimento de ensino. Após isso, os pais deverão apresentar na unidade educativa até o dia 18 dezembro, ou a partir de 8 de fevereiro, o original e fotocópia da certidão de nascimento da criança ou adolescente e o atestado de freqüência ou de aprovação. A matrícula no primeiro ano será para as crianças que tenham seis anos completos até 31 de março de 2011.

 

Para a efetivação das matrículas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, a documentação mínima exigida será a certidão de nascimento ou carteira de identidade e comprovante de residência. O interessado deve ter 15 anos completos até 14 de fevereiro do ano que vem.

O sistema ficará aberto também de 21 de dezembro a 6 de fevereiro, porém, neste caso a validação da matrícula acontecerá a partir do dia 7 de fevereiro, uma vez que em janeiro as escolas estarão fechadas para férias coletivas. Portanto, esta operação poderá ser feita somente de casa ou do trabalho dos responsáveis pelas crianças ou adolescentes.

Como critério de novas inscrições para ingresso no ensino fundamental, o pai, mãe ou responsável devem residir no município de Florianópolis, e matricular o aluno, prioritariamente, o mais próximo de sua residência. Caso haja vaga, existe a possibilidade da efetivação de matrícula em uma escola na região próxima do trabalho dos pais ou responsáveis.

 

Transporte

 

Os alunos que têm direito ao benefício do transporte escolar gratuito deverão obrigatoriamente fazer seu recadastramento dentro do sistema on line, e posteriormente entregar a documentação comprobatória à unidade educativa. Se esse recadastramento não for feito, quem já recebe o benefício em 2010, terá o vale transporte bloqueado automaticamente em 2011, até que a situação seja regularizada.

FCDL/SC elege nova diretoria em assembleia geral nesta sexta em Florianópolis

 

 FCDL/SC elege nova diretoria em assembleia geral nesta sexta-feira em Florianópolis

Principal entidade do movimento lojista catarinense representa mais de 30 mil associados em 173 CDLs

 

            A Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) realiza nessa sexta-feira (22/10) assembleia geral para a eleição da nova diretoria e conselho fiscal, que vão comandar a entidade no triênio 2011-2013. A única chapa inscrita para o pleito é encabeçada pelo atual presidente da entidade, Sergio Medeiros, e a composição prevê a participação de dirigentes lojistas de diferentes regiões do estado, como São Miguel d’Oeste, Joinville, Seara, Itapema e Mafra. Osmar Silveira, presidente da CDL de Florianópolis, assumirá a vice-presidência para Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC. A assembléia vai ser realizada no Hotel Mercure, em Florianópolis, a partir das 14h. Terão direito a voto os presidente ou diretores das 173 CDLs, desde que munidos de procuração.

“Pretendemos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido em defesa do setor, sempre com o objetivo de fortalecer o comércio, gerando riquezas e empregos”, ressalta Medeiros. Principal porta-voz do varejo estadual e com mais de 30 mil lojistas associados, a FCDL/SC tem se destacado pelas conquistas em benefício do segmento varejista, como as mudanças no regime de substituição tributária para as micro e pequenas empresas optantes do Simples. “Esta é considerada uma vitória histórica para o empresariado catarinense, que vem batalhando contra o aumento de impostos. O acordo com a Secretaria da Fazenda beneficiou mais de 80 mil empresas”, destaca.

Outra importante conquista da entidade foi a criação neste ano da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Edison Andrino (PMDB). Entre outras bandeiras defendidas estão a liberação de mais crédito para o setor, menor burocracia nas transações e negociações e a criação de condições que definitivamente contribuam para o desenvolvimento do varejo. “A regulamentação do mercado de cartões de crédito é outra batalha antiga da qual não vamos desistir. É preciso combater essas taxas e juros abusivos cobrados pelas administradoras”, enfatiza Sergio Medeiros, que também acaba de integrar a nova diretoria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

Nominata da chapa

 

Presidente: Sergio Alexandre Medeiros (Rio do Sul)

Vice-presidente para Assuntos Públicos e Políticos: Osmar Silveira (Florianópolis)

Vice-presidente de Serviços: Ivan Roberto Tauffer (São Miguel D’oeste)

Vice-presidente Financeiro: José Raulino Esbiteskoski (Joinville)

Vice-presidente de Planejamento e Eventos: Mauro Finco (Seara)

Vice-presidente de Coordenação Distrital: Olair Klemtz (Itapema)

Vice-presidente de Aperfeiçoamento Profissional: Fátima Granemann (Mafra)

Vice-presidente Conselheiro: Roque Pelizzaro Junior (Curitibanos / ex-presidente da FCDL/SC)

 

Conselho Fiscal:

Altair Rodrigues (Faxinal dos Guedes)

João Rubens Dos Santos (São João do Sul)

Manoel José Martins (Imbituba)

 

 

 

 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Câmara Municipal homenageará professores

Amanhã, terça-feira (19), às 19 horas, a Câmara Municipal de São José
promove Sessão Solene em comemoração ao Dia do Professor para entrega do
Diploma de Honra "Professor do Ano" e da Medalha Adonias Simão Tavares. A
solenidade acontecerá no Plenário Eugênio Manoel da Cunha e transmitida ao
vivo pela TV Câmara SJ – canais 28 Viamax e 11 e 23 Net.

O Diploma de Honra de "Professor do Ano" foi criado pela resolução nº 260
de 09 de dezembro de 2009. O homenageado será indicado considerando os
relevantes serviços prestados a educação josefense. A Medalha Adonias
Simão Tavares foi criada também em comemoração ao dia do professor pela
resolução nº 261 de 09 de dezembro de 2009.

Segue lista dos homenageados:

Vereador Adriano de Brito (PR)

DIPLOMA: Alzira Izabel da Rosa

MEDALHA: Márcia Terezinha da Rocha


Vereador Antonio Luiz Battisti (PT)

DIPLOMA: Jumeri Zanetti

MEDALHA: Neusa Terezinha Sottili


Vereador Edilson Alzemiro Vieira (PR)

DIPLOMA: Leontina do Nascimento Hang

MEDALHA: Maria da Glória Rodrigues


Vereador Édio Vieira (PSDB)

DIPLOMA: Sonali Thiesen Lehmkuhl

MEDALHA:Madalena Fermina de Souza


Vereador Geraldo Swiech (PT)

DIPLOMA: Ivani Maria Peres Pioner

MEDALHA: Dalva da Silva Wiese


Vereador João Rogério de Farias (PTB)

DIPLOMA: Jacqueline Gomes

MEDALHA: Nerzi Maria de Souza Rodrigues


Vereador Lédio Coelho (DEM)

DIPLOMA: Maria Margarida Leite

MEDALHA: Zenaide Tralde Martins

Vereadora Méri Hang (PSDB)

DIPLOMA: Pedro Silva da Rosa

MEDALHA: Maria Rosicléia da Silva Guarezzi

Vereador Moacir da Silva (PMDB)

DIPLOMA: Nalma Aparecida Nienchotter

MEDALHA: Albertina das Graças Medeiros Porto


Vereador Neri Osvaldo Amaral (PMDB)

DIPLOMA: Vânia Terezinha Silva da Luz

MEDALHA: Regina Terezinha de Oliveira Bastos


Vereador Sanderson Almeci de Jesus (PSB)

DIPLOMA: Zulma Santiago Floriani

MEDALHA: Maria Cecília da Silva Correia