sexta-feira, 8 de abril de 2011

Polícia Civil apreende adolescente que cobrava dívidas de tráfico na Capital

Florianópolis – A Polícia Civil, através da 7ª Delegacia de Polícia da Capital, realizou a apreensão de um adolescente de 15 anos que cobrava dívidas relacionadas ao tráfico ocorrido no Norte da Ilha, hoje (8), em Florianópolis.

 

O adolescente que possui envolvimento com o tráfico de entorpecentes e homicídios ocorridos na região Norte da Ilha – Vila união, Braulina Machado e Rio Vermelho –, era investigado pelos Policiais da 7ª DPCap e também pela Divisão de Homicídios, era responsável pela cobrança de dívidas referente ao tráfico de drogas.

 

A apreensão foi realizada em uma residência próximo ao rio papaquara e portava consigo certa quantia de substância entorpecente, pronta para venda.

 

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181’

 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

JORNALISTA CRIA A BÍBLIA DO FLAMENGO

 

Autor de mais de quinze livros sobre futebol, entre eles as Bíblias do Real Madri, Benfica,  FC Porto e Seleção Brasileira, Luís Miguel Pereira é um premiado jornalista esportivo em Portugal. Atualmente, chefe de reportagem da SportTV e diretor da SportTV3, o autor conta que sempre acompanhou com fascínio a seleção brasileira e o Flamengo  -  “Eu tenho uma paixão pelo Flamengo desde os tempos do Zico. Portugal não estava presente com grande frequência em copas do mundo, por isso a seleção dos portugueses era o Brasil. Tratava-se de um tempo em que não havia internet nem a velocidade vertiginosa que corre hoje a informação. O máximo que tínhamos era alguns jornais e revistas internacionais que nos chegavam com algumas semanas de atraso. Recordo-me de uma revista francesa – ‘Onze’ - que tinha ótimas fotografias de todas as seleções e clube do mundo. Eu recortava as fotos e forrava os meus cadernos e livros escolares com esse material.  Assim fui descobrindo o Flamengo... quase sempre ‘pela mão’ do Zico.

 

A “Bíblia do Flamengo” conta a história do clube de uma forma diferente e estimulante como nunca feito antes. O livro surpreende a cada texto, a cada página e proporciona ao leitor uma descoberta constante de fatos novos.  No prefácio da obra, o craque Zico frisa que o livro o ajudou a entender a própria carreira e que inúmeros trechos aguçaram sua memória – “Na leitura fácil das fichas e curiosidades sobre ex-companheiros, notei o quanto será saboroso compartilhar as histórias vividas com meus netos. E, ao folhear passando mais velozmente as páginas, meu dedo parou por acidente no texto que lembrava a artilharia da Libertadores de 1981. Curioso porque aquela competição foi especial. Marquei 11 gols, dois deles no jogo contra Cobreloa, na final. Gols comemorados como se eu vingasse nosso time, que jogava bola diante de uma equipe que baseava sua estratégia na violência” - Diz o craque.

 

Zico também conta que ao receber o convite do jornalista português para prefaciar a obra, ficou receoso com o fato dela trazer como referência o livro sagrado dos cristãos, mas que após folhear atentamente a obra percebeu que o autor, em nenhum momento, tentou se valer de algum aspecto desrespeitoso – “A citação ao livro sagrado proposta por Luís Miguel Pereira – já usada para o Sporting Benfica e Seleção Brasileira – é adequada exatamente pela variedade de informações que ele conseguiu reunir num só almanaque.”

Em suas 205 páginas, a Bíblia do Flamengo trás tabelas como “Hat-tricks de Zico”; “Renúncias presidenciais”; “Técnicos estrangeiros com mais jogos”; “Técnicos de sempre”; “Todos os títulos”; “Rubro-negros famosos” e a bem-humorada “Zoológico F.C.” com nomes de jogadores ou apelidos de animais que já vestiram a camisa do Flamengo.

Algumas passagens do livro também merecem destaque como a do lendário goleiro da União Soviética, Yashin, que treinou no Mengo – único a receber a Bola de Ouro como melhor jogador da Europa -  “O antigo goleiro do Vasco da Gama, Valdir Appel, conta que em um amistoso entre o Vasco e o Dínamo de Moscou, realizado em Caracas, se dirigiu a Yashin para lhe oferecer uma flâmula vascaína. O soviético sorriu e confessou, em bom português: ‘Obrigado. Gosto muito do futebol brasileiro e do Vasco, mas torço pelo Flamengo. Boa sorte’.”  

 

Outra passagem interessante fala do primeiro gol coreografado - “O nome dele era Caio, artilheiro rubro-negro dos anos 70 e 80. Caio já levava 39 jogos a serviço do Flamengo e 12 gols marcados. Até aquele 3 de dezembro de 1972, Caio comemorava os gols sempre da mesma forma: salto seguido de soco no ar ou estendido no gramado debaixo de uma pilha de companheiros. Mas naquele dia, na goleada frente ao Fluminense (5 x 2) pelo Carioca, Caio resolveu comemorar cada um dos três gols marcados dando cambalhotas consecutivas. A ideia foi uma verdadeira revolução na época e abriu caminho para as coreografias que passaram a ser moda no futebol brasileiro. A partir desse momento, o artilheiro ficou conhecido para sempre como Caio Cambalhota.”

São inúmeras as histórias e curiosidades sobre o  Flamengo, vistas por ângulos nunca explorados. Ricamente ilustrado, a cada capítulo o livro trás frases de nomes importantes da história do clube e também de torcedores ilustres como Manuel José – Ex técnico do Benfica - “Há no mundo, cinco ou seis clubes míticos: Barcelona, Benfica, Milan, Boca Juniors e o Flamengo”.

 

Sobre o autor:

Luis Miguel Pereira tem 42 anos e vive em Lisboa, em Portugal. É jornalista esportivo há 20 anos, chefe de reportagem da SportTv e diretor da SporTV3.

Autor de mais de quinze obras sobre futebol entre elas: Mário Jardel – Os meus segredos;

Dicionário do Futebol; Bloco notas de Laszlo Boloni; A arte de Simão Sabrosa; A luz não se apaga; Estórias D’Alvalade; Simão Sabrosa – O filme de um sonho; Bíblia do Benfica; Bíblia do Sporting; Bíblia do FC Porto; Biografia de Saviola, Bíblia da Seleção Espanhola; Bíblia da Seleção Brasileira, Bíblia do Real Madrid entre outros.

 

 

Bíblia do Flamengo

Editora: Almedina

Autor: Luís Miguel Pereira

Pág: 205

Preço: R$ 35,00

Semana Municipal do Livro Infantil agita Florianópolis

De 12 a 18 de abril a Secretaria de Educação da Capital realizará a Semana Municipal do Livro Infantil.  O evento terá lançamentos de livros, varal literário, diversas oficinas, espetáculos musicais e de contação de histórias, além de teatro.  O SESC de Santa Catarina é o correalizador do projeto. São parceiros da iniciativa a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Municipal Barreiros Filho e unidades educativas.
A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada na semana que abrange o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato. As escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino estarão recebendo espetáculos promovidos pelo SESC durante toda a semana. Um exemplo é o “Baú de histórias infantis”, formado por pequenos contos, histórias e poemas intercalados com músicas. Outra atração será “Confabulando estórias do meu planetinha”, que contempla contos com reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente e o futuro dos seres vivos. No SESC Prainha haverá várias apresentações artístico-culturais pela manhã e à tarde, com entrada gratuita para as unidades educativas.

A Praça XV de Novembro será palco de um varal literário com poemas e crônicas, que ocorre dia 16 de abril, das 9h às 13h. Os Textos serão produzidos por crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas do município. Haverá também um varal literário na região do continente, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, com produções das crianças que participarem das atividades no local durante a Semana. A Biblioteca sediará também exposição de livros e fotos, contação de histórias, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.
Frankolino

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo Causos do Frankolino entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana.

O espetáculo, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Terminal de Integração do Centro, às 15h, nos dias 12,13,14 e 18 de abril, assim como, na Praça XV de Novembro às 10h, no dia 16. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A narrativa é conduzida pelo boneco Frankolino, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, e conta com apoio da atriz e musicista Carina Scheibe, do grupo de teatro Jabuti de Florianópolis.

Barca dos Livros


Na Lagoa da Conceição no dia 13,a Biblioteca Barca dos livros receberá estudantes para sessões de leitura e narração de histórias, assim como, grupos de conversação em inglês, francês, espanhol, italiano, e alemão. No local ocorrerá ainda oficina de soldadinho de papel no dia 16.

Calçada da Criança

Ao lado Catedral Metropolitana, a Rua Padre Miguelinho será transformada na Calçada da Criança, no dia 14 de abril, das 14h às 16h. Neste espaço lúdico haverá oficina de montagem de personagens em argila, a partir da obra Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina, da escritora Telma Piacentini

Seminário

A Universidade Federal de Santa Catarina vai sediar no dia 15 de abril o 4º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil : “A leitura literária e a formação de leitores e mediadores de leitura”. No evento a Professora da Universidade Federal do Paraná, Glória Kirinus, fará a palestra “Quando os poetas pensam a Educação”. O Seminário contemplará também a apresentação do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Lançamento de livros

Na Câmara Municipal de Vereadores serão lançados dois livros. “É Tempo de Pão por Deus”, de Eliane Debus, marcado para o dia 14 de abril.  Com tradução de Tabajara Ruas e ilustração de Jandira Lorenz, no dia 18 de abril, será relançado “O Perseverante Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen.

Oficinas de radionovelas e HQs

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), ligado à Diretoria de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital, vai promover  oficinas abordando histórias em quadrinhos, radionovelas e brinquedos óticos.  Os cursos são abertos para educadores da rede particular ou pública da Grande Florianópolis.  

A oficina sobre Histórias em Quadrinhos está prevista  para o dia 13 de abril,  enquanto a de Radionovela com Base na Literatura Infantil ocorrerá no dia 14. No dia 15 será a vez da oficina sobre Brinquedos Óticos. As oficinas terão como local o Centro de Educação Continuada da SME, situado à Rua Ferreira Lima, 82. 

SESC

No SESC haverá ainda a oficina "Mãos à obra: princípios fundamentais da manipulação de bonecos", que ocorre nos dias 14 e 15 de abril, às 8h e às 14h. Outra oficina é "Brincando com Histórias", no dia 18 de abril, também nos mesmos horários.

Governo vai investir mais de R$ 370 milhões em recuperação e revitalização de rodovias

O Governo do Estado vai investir R$ 376,6 milhões em recuperação e
revitalização de 1,9 mil quilômetros de rodovias em todas as regiões do
Estado. Essas obras fazem do programa de Recuperação e Revitalização de
Rodovias, que será lançado pela Secretaria de Infraestrutura, no mês de
maio e prevê ações nos próximos quatro anos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, os
critérios para a seleção das rodovias foram definidos após levantamento da
Polícia Rodoviária Estadual e do Departamento de Infraestrutura (Deinfra).
“Todas as rodovias do Estado foram avaliadas. As que estiverem em piores
condições serão as primeiras a receberem as obras”, explicou.

Os recursos para esse programa virão do Tesouro do Estado e de um
financiamento no BNDES. “Estamos trabalhando no BNDES com um pedido de
financiamento de R$ 360 milhões, mas já temos a garantia da Secretaria da
Fazenda que teremos os recursos para iniciarmos o programa”, disse
Cobalchini. “Já definimos a parte financeira com o secretário da Fazenda,
Ubiratã Rezende, e a parte técnica com o presidente do Deinfra, Paulo
Meller”, acrescentou.

O trabalho nas rodovias, informa o secretário, será de recuperação total,
com frezagem e recomposição da camada asfáltica.  Já as rodovias SC 468
(Chapecó a São Lourenço), SC 303 (Videira a Joaçaba) e SC 458 (BR 116 a
Campo Belo do Sul) receberão restauração completa, com construção de
terceiras faixas e adequações de travessias urbanas. “Só nessas três
rodovias serão investidos R$ 108 milhões”, revelou o secretário.

No início do programa vamos lançar o edital para a confecção desses três
projetos de revitalização e lançar a licitação de algumas obras nas
rodovias que  estão em piores condições.



RESUMO DA PREVISÃO DE CUSTOS PARA REVITALIZAÇÃO DA MALHA PAVIMENTADA

REGIÃO                                EXTENSÃO (km)CUSTO
ESTIMADO (R$)
EXTREMO OESTE                       134,0520.107.500,00
OESTE                                        246,8637.029.000,00
MEIO OESTE                                   392,2658.839.000,00
PLANALTO                                     197,3029.595.000,00
SUL                                                  196,6030.783.000,00
LITORAL / CENTRO                              97,3014.595.000,00
VALE                                          386,6557.997.500,00
NORTE                                         125,1918.778.500,00
TOTAL                                          1.776,21267.724.500,00

RESUMO DA PREVISÃO DE CUSTOS PARA RESTAURAÇÃO DE RODOVIAS

PLANALTO/MEIO OESTE/OESTE/EXT.OESTE        181,53                    108.918.000,00

TOTAL GERAL                                   1.957,74376.642.500,00



IAB-SC promove capacitação sobre Micro Paisagismo e Projetos Hoteleiros

 

     O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SC) está oferecendo dois cursos de capacitação profissional em Santa Catarina. De 28 a 30 de abril, a mestre em Arquitetura Paisagística pela Universidade de Harvard, Venus Sahihi Peseshk, vai ministrar o curso Micro Paisagismo – O Design dos Espaços Livres de Pequena e Média Escala. E nos dias 5 e 6 de maio, o arquiteto Paulo Lucio de Brito, autor de obras de impacto como os Hotéis Maksoud Plaza, dará o curso Planejamento e Desenvolvimento de Projetos Hoteleiros, também na sede do CREA, em Florianópolis.

     Com larga experiência em projetos paisagísticos urbanos, em especial de condomínios residenciais verticais e sua complementação com o design de interiores, Venus Peseshk foi a primeira profissional do Brasil a se especializar em Arquitetura Paisagística pela conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O curso que ministra este mês é voltado a arquitetos, paisagistas, urbanistas, designers de interiores, biólogos e engenheiros de várias áreas, como Agronomia, Civil, Florestal e Ambiental.

     O curso oferecido em maio, sobre Projetos Hoteleiros, traz na programação tipologia de hotéis, projetos de hotéis, dimensionamento das áreas do hotel, setores específicos (como cozinha, área de serviço, lavanderia, ambiente dos funcionários, eventos, administrativo, bares, restaurantes, área pública e hospedagem), e instalações (como ar-condicionado, proteção contra incêndio, informática, parte elétrica e hidráulica). O arquiteto Paulo Lucio de Brito assina o projeto de inúmeros hotéis no Brasil, e é consultor do grupo Posadas na implantação de hotéis padrão Caesar Park e Caesar Business.

     O curso Micro Paisagismo terá 22 horas aula e o de Projetos Hoteleiros 16 horas aula. A inscrição (para cada curso) custa R$ 260,00 (com valor promocional de R$ 180,00 para estudantes). Acadêmicos e profissionais sócios do IAB-SC têm desconto, e pagam, respectivamente, R$ 90,00 e R$ 130,00. O CREA, em Florianópolis, fica na Rodovia Admar Gonzaga, 2125 – bairro Itacorubi. Mais informações no IAB-SC: www.iab-sc.org.br, (48) 3224-4428.

 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pela primeira vez, alunos recebem carteiras de estudante da PMF

 Agora vai ficar mais fácil para Lucas Démarche, 13 anos, pagar meia entrada no cinema. “Eu usava a carteirinha do vale transporte, mas era difícil de aceitarem, precisava levar sempre um atestado de frequência atualizado da escola”, conta.  Ele foi um dos 678 alunos a ganhar da Prefeitura de Florianópolis a carteira de estudante, que começou a ser entregue nesta quarta-feira (06/04). É a primeira vez na história da rede municipal de ensino que crianças e adolescentes são beneficiados por essa iniciativa.

Para Kauana Walter, 14 anos, o documento será muito útil, pois a falta de identidade não  permitia que conseguisse algum  desconto em eventos. No Sul da Ilha, na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, os dois, juntamente com os demais colegas da oitava série, Sofia Weber e Antonia Sango, receberam a carteirinha das mãos do Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 O primeiro lote beneficia mais de 6 mil alunos de 19 unidades educativas. Com o documento, todos poderão ganhar desconto de 50% em cinemas, teatros, espetáculos musicais, espetáculos circenses e eventos esportivos. Na carteirinha, dentre vários dados, há o tipo sanguíneo do estudante, o que evitará a incompatibilidade entre duas pessoas em caso de necessidade de transfusão.

As outras 17 escolas que faltam receber a carteirinha, junto aos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, somam 10 791 alunos e receberão o documento em breve.

 

Servidores da Educação da Capital praticam yoga

Há vagas disponíveis para os interessados em ter aulas no Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação

 A yoga proporciona um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior, juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. Para os trabalhadores da rede municipal de ensino de Florianópolis que quiserem ter esse benefício é só inscrever nas oficinas do Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor, DESABES, da Secretaria de Educação. 

Em três horários, as vagas disponíveis são para os grupos com aulas nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 9h30, das 17h15 às 18h45 ou das 18h50 às 20h30. Essas oficinas são ministradas no Centro de Educação Continuada, da SME. O endereço é Ferreira Lima, 82, Centro da Capital. Os servidores interessados deverão fazer a inscrição através do site http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa/ .

As oficinas são coordenadas pela professora Mônica Costa, graduada em Educação Física. Ela é instrutora do método Iyengar, que permite a prática do yoga não só àqueles habituados às atividades esportivas, mas também às pessoas com restrições físicas, lesões, problemas posturais ou sedentárias.

Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5 mil  anos. Literalmente, yoga significa união, pois une e integra o corpo, a mente e  emoções para que o ser humano seja capaz de agir de acordo com os pensamentos e com o que sente.

 

Polícia Militar apresenta Plano de Comando

O estudo da melhoria contínua dos processos produtivos de segurança
pública e a busca de respostas mais efetivas às demandas sociais pela
Polícia Militar deu origem ao Plano de Comando, documento que norteará as
ações da Corporação para os próximos anos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, fez a
apresentação do Plano na manhã de hoje aos comandantes regionais, de
batalhões e guarnições especiais. O evento, ocorrido no auditório do
Centro de Ensino da Polícia Militar, foi prestigiado pelo secretário de
Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, promotor Cesar Augusto
Grubba. O secretário destacou que saúde e segurança pública são bandeiras
prioritárias do governo do Estado e que, portanto, o documento apresentado
indica um norte em busca de melhorias na segurança pública.

O Plano de Comando está estruturado em três seções: Princípios, valores e
eixos estruturantes da atuação policial militar; Prioridades, objetivos e
metas da Polícia Militar; e Planos de Comando regionalizados.

“Acima de tudo, o documento resgata valores e princípios fundamentais que
embasam práticas efetivas de preservação da ordem pública, priorizando a
melhoria das condições de trabalho dos policiais militares”, assinalou o
comandante-geral.


Retrato falado estreia dia 13

            Realizado com o Prêmio Funcine, Retrato Falado, de Melissa Lipinski e Oscar R. Júnior, estreia dia 13 de abril, às 20 horas, no Cineclube Ieda Beck, na Cinemateca Catarinense. O filme narra a trajetória de uma artista que desenha o rosto de pessoas a partir da voz ouvida em diálogos por telefone. Será que os desenhos correspondem à fisionomia dos personagens?

            O lançamento celebra a parceria de um encontro de realizadores de audiovisual formado durante o curso de cinema na Universidade do Sul de Santa Catarina, a Unisul. Junto com Retrato Falado, que tem Brígida Miranda no papel principal, serão exibidos também Num Piscar, de Deici Dias, Quimera, de Melissa Lipinski e Obra sem título, de Breno Furtado.

            Os curtas foram realizados pelo grupo durante a faculdade e são Trabalhos de Conclusão de Curso. Retrato Falado é o início de uma nova fase de uma amizade e parceria profissional que sobreviveu após a formatura.

Quando Melissa venceu o Prêmio Funcine 2010, com o projeto Retrato Falado, algumas funções já tinham nomes definidos, como a Produção, a cargo de Deici, o Som, com Breno, e a direção, que Melissa dividiu com Oscar. Mesmo morando em cidades diferentes, os jovens produtores já planejam fazer outros trabalhos juntos

FILMES (por ordem de exibição)

Quimera, de Melissa Lipinski (ficção, 16min, 2010)

Esda tem um amante de longa data, até que decide partir em busca de novas experiências. Mas como terminar um relacionamento que durou toda a sua vida?

 

Num Piscar, de Deici Dias (ficção, 10min, 2009)

Um jovem se suicida e fica condenado a ver o momento da própria morte por toda a eternidade, enquanto uma jovem caminha para o mesmo fim.

 

Obra sem título, de Breno Furtado (ficção, 3min, 2010)

Um escritor indeciso sai em busca de respostas e encontra em páginas em branco as perguntas que procurava.

 

Retrato Falado, de Melissa Lipinski e Oscar R. Júnior (ficção, 22min, 2011)

Estela vive sozinha e adora desenhar. Ela faz rostos de pessoas desconhecidas baseadas apenas na voz, por isso estende ao máximo suas conversas telefônicas com atendentes de telemarketing. Mas será que os desenhos correspondem a esses desconhecidos?

 

terça-feira, 5 de abril de 2011

19ª Festa do Milho Verde começa nesta sexta-feira 08/04

Pagode e sertanejo na Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz

Além de Jeito Moleque, João Neto e Frederico e músicos regionais, gastronomia, desfile, exposição, artesanato e muitos outros atrativos aguardam pelos visitantes

 

 

O evento mais esperado da região está chegando. A 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz começa nesta sexta-feira. Entre 8 e 10 de abril o Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker vai lotar de sabores, ritmos, estilos, beleza, lazer, cultura e muito mais. Santo Amaro da Imperatriz tem cerca de 40% da economia girando em torno da produção do milho, que chega a 35 milhões de espigas ao ano. A produção abastece os litorais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Para ressaltar a importância do produto o município investe na Festa, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

 

 

A abertura do evento, no dia 8, a partir das 19h, fica por conta do desfile das candidatas a Rainha e Princesas. Em seguida acontece o show com Rodrigo Barreto e depois com a Banda Fórum. Rodrigo Barreto é cantor e compositor e está gravando seu primeiro CD. Com sangue de artista, por ser filho, neto e bisneto de músico, Rodrigo tocava e cantava desde cedo com seus pais e irmãos nas festas de família e em apresentações nos colégios. Seu primeiro CD, em fase de gravação, já tem duas músicas prontas que estão tocando em todas as rádios do Estado. Com as músicas Só Brincadeira e Meu Amorzinho já conseguiu alguns feitos, como ter mais de mil acessos no youtube em duas semanas. Rodrigo, junto com seu irmão Rafael, criou a Banda Fórum, que foi a sua base musical durante 12 anos. A banda se apresenta em bailes, shows, festas temáticas e festas particulares com grande número de solicitações em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Possui oito componentes e uma equipe técnica que pode chegar a 10 pessoas. Tocando sempre com um estilo diferenciado e com uma pitada de teatro em suas apresentações a banda Fórum se difere das outras por sempre levar o público até o palco, tornando-o parte do show de uma maneira divertida e criativa.

 

Segundo dia

No sábado, 9, a festa começa cedo. A partir das 11h o público já pode conferir almoço colonial com gastronomia típica, exposição, artesanato, extensa praça de alimentação, entre outros. A festa terá uma área exclusiva para a 3ª Exposição e Venda de Orquídeas da Associação dos Cultivadores de Orquídeas da Serra do Tabuleiro Ascosert. A entidade reúne cultivadores para realizar cursos básicos e incentivar a produção e a comercialização da planta.

Às 21h show Guto e Caique com a moda do momento, o sertanejo universitário. Os primos vêm de uma família de músicos amadores de Urubici. Guto (16 anos) e Caique (14) começaram aprendendo a tocar violão com 13 e 11 anos. Incentivados pelos pais iniciaram na música gaúcha, mas, logo em seguida, ingressaram no sertanejo universitário, interpretando Victor e Leo.

Às 22h30 é a vez de Junior e Alessandra, uma dupla unida por uma paixão pela música. Em 13 anos de estrada há muita história para contar. Junior cresceu em ambiente musical em São Paulo. Aos 18 anos trouxe a Santa Catarina estilos de várias regiões do país, tocando acordeom, contagiado com a forte tendência da música sertaneja. Alessandra o conheceu em 1994. Os dois se uniram em 1998 com um estilo irreverente e um repertório apreciado por todas as idades.

A noite termina com o grande show nacional de Jeito Moleque, a partir da 00h30. Composta por Bruno Diegues (voz), Alemão (percussão e vocal), Carlinhos (cavaco e vocal), Felipe Saab (banjo, violões e vocal) e Rafa (percussão e vocal), a banda está no terceiro DVD e quinto CD, “Jeito Moleque – 5 ELEMENTOS”, mostrando um repertório inédito e repleto de canções que retratam os sambas do início da carreira e o estilo “moleque” dos cinco paulistanos. Além de boa música, “5 ELEMENTOS” procura contribuir para a conscientização sobre as questões que envolvem o meio ambiente. Completando 11 anos de carreira e há quatro seguindo com um projeto ambiental, mais uma vez o Jeito Moleque investe em produtos reciclados no material de divulgação e no cenário do show.  A escolha do título do álbum convida o público para uma reflexão sobre a importância da interação desses elementos para o equilíbrio da natureza.  “O jovem precisa, hoje, ser incentivado a participar e buscar soluções para os problemas dos grandes centros urbanos, por onde anda, estuda, se diverte”, diz Bruno Diegues.

 

Último dia

            O domingo, 10, último dia, começa com agradecimentos e bênçãos aos agricultores. Uma missa campal está programada para as 10h com presença da comunidade e visitantes. O dia segue com almoço típico, parque de diversões, exposições e muitas outras atrações. 12h30 haverá apresentação da Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz, que faz parte da Sociedade Musical e Cultural Santo Amaro, uma grande família, considerada o maior patrimônio cultural da cidade. Os músicos realizam um trabalho voltado para o desenvolvimento cultural-musical. Atualmente, o corpo musical é composto por quarenta e duas pessoas e tem como maestro Almir José da Silva.

A partir das 15h chega o momento mais esperado da festa, a apresentação da pamonha gigante de mais de meia tonelada, que será distribuída gratuitamente aos visitantes. Às 16h começa o show com Grupo Fronteiras.

João Neto e Frederico, a dupla precursora do sertanejo universitário encerra a programação de shows. Os irmãos estão no quinto CD e terceiro DVD “Vale a Pena Sonhar”, gravados em Goiânia. A dupla figura entre os dez artistas mais tocados em todo o país com a música “Não Vou Mais Chorar”. Cheio de canções inéditas e várias de autoria de Frederico, Vale a Pena Sonhar tem a cara da dupla que vê neste trabalho todo o seu amadurecimento.

A 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz conta com o apoio do BRDE; Syngenta; Band FM; Hotel Plaza Caldas da Imperatriz; Fetaesc; Supermercados Imperatriz; Cerveja Colônia; Sicoob; Casan; Banco do Brasil; Lojas Koerich; Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, entre outros.

 

Ingressos

Os ingressos já estão à venda nas lojas Koerich de Santo Amaro, Palhoça, centro de Florianópolis, bairros Kobrasol e Barreiros em São José; Supermercados Imperatriz se Santo Amaro, Ponte do Imaruim em Palhoça, shopping Itaguaçu em Barreiros São José; no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz e no Posto Esso, também em Santo Amaro, além do site www.blueticket.com.br

No primeiro dia ingresso apenas no local.

 

Valores

- O valor para o dia 8 é R$10,00;

- Para os dias 9 e 10, antecipado R$ 20,00 e na hora R$ 25,00;

- Área VIP custa R$ 30,00.

 

Concurso público que irá contratar 108 professores na Udesc segue com inscrições abertas

 

O Concurso Público nº 01/2011 que irá contratar 108 professores para o
cargo efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue
com inscrições abertas até o dia 16 de maio. As vagas são distribuídas em
dez centros da universidade e a remuneração básica para o regime de
trabalho de 40 horas é de R$ 4.276,54 para os professores com mestrado
(assistente) e R$ 5.950,03 para doutores (adjunto). Além do salário base,
os aprovados receberão ainda o auxílio-alimentação, no valor de R$ 18,18
por dia trabalhado.

São 36 vagas para o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville;
22 para o Centro de Ciências Veterinárias (CAV), em Lages; 16 para o
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), nas cidades de Chapecó,
Palmitos, Pinhalzinho; oito para o Centro de Ciências da Saúde e do
Esporte (Cefid); sete para o  Centro de Ensino do Sul do Estado (Ceres),
em Laguna; cinco para o Centro de Ciências da Administração e
Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis; cinco para Centro de Ciências
Humanas e Educação (Faed), em Florianópolis; quatro para o Centro de
Educação a Distância (Cead), em Florianópolis; três no Centro de Educação
Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama; e duas no Centro de
Artes (Ceart), em Florianópolis.

O concurso público contará com prova de títulos e prova de conhecimentos
(escrita e didática), que pode ser complementada com prática experimental
e/ou com defesa de produção intelectual. O edital com as condições e
requisitos para inscrição, as ementas de cada vaga e a ficha de inscrição
pode ser acessado no www.udesc.br/make_page.php?id=873.


Rede Municipal de Ensino vai distribuir carteira de estudante

Pela primeira vez os alunos das escolas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis terão direito a carteira de estudante. O primeiro lote irá beneficiar mais de 6 mil alunos do 1° ano à 8ª série em 19 unidades educativas. A entrega do documento irá começar nesta quarta-feira (6/04), às 10h, para os 678 alunos da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares. O secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz estará presente.

Os portadores da carteirinha irão pagar meia entrada em shows, cinemas, futebol e outros eventos no país. No documento, dentre vários dados, haverá o tipo sanguíneo do estudante, o que evitará a incompatibilidade entre duas pessoas em caso de necessidade de transfusão. Foto, nome completo, data de nascimento, matrícula, ano ou série cursada, unidade e  filiação são os demais itens.

As outras 17 escolas que faltam receber a carteirinha, junto aos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos, somam 10 791 alunos e receberão o documento em breve.

Novo site do Deinfra facilitará leitura dos principais dados para portadores de deficiência visual

A partir de amanhã (6), os cidadãos poderão fiscalizar as obras de
infraestrutura com acesso facilitado aos principais dados. O Departamento
Estadual de Infraestrutura (Deinfra) lançará, às 9h30min, na sua sede, seu
site totalmente reformulado, privilegiando a acessibilidade e a
usabilidade, inclusive com leitura de tela para portadores de deficiência
visual.

Com emprego de programas livres, o site poderá ser consultado sem a
utilização do mouse. A ampliação do tamanho das letras (fonte) e o
contraste da tela em vários navegadores de Internet também serão
possíveis.

O novo site contará ainda com uma área exclusiva de serviços. Nela os
internautas encontrarão informações como andamento das licitações e
leilões de veículos retidos pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviária;
multas em rodovias estaduais, mapas e situação das estradas e das três
barragens administradas pelo Deinfra no Alto Vale do Itajaí (Taió,
Ituporanga e José Boiteux).

Em HTTP://www.deinfra.sc.gov.br você terá ainda o sistema Integrado de
Controle de Obras Públicas (Sicop), desenvolvido pelo Deinfra para dar
transparência à gestão pública, agora empregado em todos os órgãos do
Poder Executivo. Um dos principais módulos do Sicop, o Mapa Vivo de Obras,
permitirá a consulta aos investimentos realizados pelo Governo do Estado
em todas as regiões.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Rendeiras de Florianópolis participam de encontro nacional em Brasília

A renda de bilro de Florianópolis estará na vitrine do Mercado Brasil de Rendas e Bordados, que acontece de 7 a 10 de abril, no Foyer da Sala Villa Lobos, no Teatro Nacional de Brasília. O encontro vai reunir durante quatro dias cerca de dois mil artesãos de 15 comunidades situadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, atendidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), do Ministério da Cultura. A participação do município no evento tem a parceria da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Além de exposição, com a venda de produtos revertida para as comunidades envolvidas, haverá também mostra de documentários e demonstrações do fazer artesanal de cada  polo produtor. O encontro visa revelar a diversidade do artesanato brasileiro e divulgar as diferentes técnicas de produção existentes, fomentando o intercâmbio cultural entre rendeiras e bordadeiras dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

O Mercado Brasil de Rendas e Bordados é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Promoart+Cultura. O evento conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional.

 

Tradição cultural

 

O Promart é realizado em nível nacional pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o MinC, contando com parceria institucional do BNDES e gestão conceitual e metodológica do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular/Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN. Em Florianópolis, o programa tem como parceiros a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), que administra o Casarão das Rendeiras para preservação dessa tradição cultural.

Lançado há alguns dias, o Casarão das Rendeiras é o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, que funciona integrado às ações do Promoart+Cultura. O espaço abriga exposição de produtos de referência cultural e oficinas permanentes para repasse de saberes tradicionais. Conta ainda com biblioteca de referência, centro museográfico, com acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais e loja de produtos confeccionados pelas rendeiras de Florianópolis.

        

 

Polos participantes do Mercado Brasil de Rendas e Bordados

 

 

Barreirinha/MA (produtos feitos em fibra de buriti)

Raposa/MA (técnica de renda de bilro)

São Luis/ MA (bordados com miçangas e paetês - contexto do bumba-meu-boi)

Morros da Mariana/PI (técnica de renda de bilro)

Icapuí/CE (técnica de labirinto)

Alcaçuz, no município de Nísia Floresta/RN (peças de renda de bilro)

Campo de Santana, em Nísia Floresta/ RN (peças de labirinto)

Timbaúba dos Batistas/RN (peças de renda renascença)

Chã dos Pereira/PB (técnica de renda labirinto)

Marechal Deodoro/AL (peças feitas em renda filé, labirinto e singeleza)

Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar/AL (peças de bordado boa noite)

Divina Pastora/SE (peças de renda irlandesa)

Poço Redondo/ SE (peças feitas em redendê, ponto cruz e renda de bilro)

Itaiópolis/SC (bordados feitos segundo a tradição ucraniana)

Florianópolis/SC (peças de renda de bilro)

 

Dia da Saúde na Beira-Mar Norte

 

     A TopMed, empresa de promoção à Saúde com matriz em Florianópolis e atuação nacional, organizou uma série de ações para marcar o Dia da Saúde, celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira, 7 de abril. O Mundo Saúde 2011 começa nesta segunda, dia 4, com o mapeamento da condição da Saúde dos servidores públicos na Capital e no interior, e culmina com um grande evento de estímulo à “vida ativa” no próximo sábado, dia 9, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

     Além das atividades “inloco”, a data também marca a estreia da TopMed no âmbito da Saúde Digital. Serão lançados oficialmente, ao longo da semana, o novo Portal da empresa, no www.topmed.com.br, a página no Twitter, no www.twitter.com/topmedsaude, a fanpage no Facebook, no www.facebook.com.br/topmedmaissaude, a galeria de fotos da TopMed no Flickr, no www.flickr.com/topmedsaude, além de hot sites com novos produtos e serviços.

     “Desde o início das nossas atividades, valorizamos a disseminação de informações relacionadas à Saúde, para que as pessoas tenham mais consciência sobre o funcionamento do seu corpo e, nesta esteira, mais autonomia sobre a sua condição física. Já vínhamos distribuindo gratuitamente, nos principais consultórios e clínicas do Estado, a revista TopMed Magazine, e agora ampliamos o investimento na geração de conteúdo de qualidade para a internet”, anuncia o presidente da empresa, dr. Adilson Bernardino. “É uma ação perfeitamente alinhada ao conceito do Mundo Saúde, que se propõe a ampliar o contingente de pessoas que, na rotina do dia-a-dia, fazem questão de se cuidar, evitar riscos e prevenir doenças”, completa.

     O novo Portal da TopMed traz testes e calculadoras, através dos quais o interessado pode avaliar de forma objetiva a sua condição de Saúde; dezenas de conteúdos para download, como wallpapers, podcasts e podvídeos com a palavra de especialistas; artigos, mitos & verdades, a localização das Academias da Saúde, que a população pode freqüentar gratuitamente em oito cidades catarinenses, os informativos da TopMed e o conteúdo da TopMed Magazine, na íntegra. “Além de visualizar a revista, a pessoa pode baixar toda a edição, o que facilita, por exemplo, a impressão de uma receita”, destaca Daniel Hildebrandt, Diretor Digital da Publish New Media, que gerencia a presença da TopMed nas redes sociais.

 

Investimento em prevenção é tendência mundial

    

     A ampliação do Ciclo de Atendimento na Saúde é uma tendência mundial. Para especialistas como Michael Porter, doutor em economia pela Universidade de Harvard, e Elizabeth Olmsted Teisberg, pós-doutora pela Universidade da Virginia, ambos autores de “Repensando a Saúde, Estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos”, é cada vez mais latente a necessidade de se medir e minimizar o risco de doenças, oferecer um gerenciamento abrangente de doenças e disponibilizar serviços de prevenção para todos os clientes, inclusive os saudáveis.

     Neste escopo, segundo os especialistas norte-americanos, a Cadeia de Valor na assistência à Saúde deveria iniciar com Monitoramento e Prevenção, que eles consideram uma “preparação para o serviço”. Na obra, expõem a necessidade de se rastrear as circunstâncias do paciente, avaliar os riscos e tomar as atitudes adequadas para prevenir ou reduzir a gravidade da doença ou lesão, a fim de aumentar a eficiência de toda a Cadeia de Valor. O argumento parte da comprovação de que, a cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno é de US$ 2,9, ou seja, um benefício de quase 3 por 1.

     Entre as ações inovadoras da TopMed no âmbito da prevenção está o mapeamento da condição de Saúde de populações específicas. Através de um contrato com o Governo do Estado, já foi extraído o perfil de Saúde dos servidores do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Fazenda, entre outros órgãos. Nesta semana, os questionários serão aplicados no Centro Administrativo, em algumas Secretarias Centrais do Governo e entre os trabalhadores do Magistério, em sete cidades.

     “O objetivo é, a partir de um mapeamento confiável e atualizado da condição de Saúde dos servidores, identificar fatores de riscos e as doenças crônicas que mais acometem certos grupos profissionais”, explica a Diretora Médica da TopMed, dra. Renata Zobaran. Em uma pesquisa semelhante, por exemplo, ficou constatado que a prevalência de hipertensão era maior do que os servidores tinham conhecimento. “Isso denuncia que muitas pessoas são portadoras de doenças e não sabem, e sem um diagnóstico precoce são muito maiores as chances de um agravamento no futuro”, alerta.

     “Além disso, existem muitos fatores de risco que, se identificados com antecedência, podem ser eliminados, evitando a manifestação de doenças”, completa. Até sábado, mais de 500 pessoas devem ser abordadas pelas equipes presenciais da TopMed nos locais de trabalho e, a partir da análise dos dados, serão oferecidos futuramente uma série de serviços, como as Oficinas que auxiliam a parar de fumar, a se preparar para a aposentadoria e a adotar hábitos mais saudáveis.

 

Equipe dá orientação gratuita sobre exercícios, caminhada e corrida na Beira-Mar Norte

 

     No sábado, 9 de abril, das 9h ao meio-dia, e das 14 às 17h, a TopMed vai reunir profissionais de Saúde e educadores físicos para o encerramento do Mundo Saúde 2011. Este ano, o evento será na Academia TopMed na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, ao lado da estação da Casan. As atividades se propõem a disseminar a importância da prática de atividades físicas para a promoção à Saúde e a prevenção de riscos e doenças. Ao longo do dia haverá orientação para caminhada, corrida e exercícios, aferição da pressão arterial, atividades circenses, distribuição da TopMed Magazine, de água e de brindes e interação com o novo Portal e as redes sociais TopMed.

     “O sedentarismo pode acelerar em até 50% o envelhecimento. Praticar exercícios, em compensação, tem resultados efetivos no combate aos fatores de risco das doenças crônicas, evita a evolução negativa de doenças já diagnosticadas e, consequentemente, internações e afastamentos do trabalho, além de garantir muito mais qualidade de vida a quem adota as atividades físicas como parte inadiável da rotina”, destaca Thiago Luiz Alves, sócio da Integral Assessoria Esportiva, que dará orientações, de forma gratuita, durante o sábado.

CRÉDITO MUDA CONSUMIDOR

As mudanças na concessão de crédito, anunciadas no final de 2010 para conter a alta da inflação no país, estão contribuindo para o crescimento do sistema de consórcios. Com a exigência de entrada maior, que chega até 30% do valor do bem para o caso de automóveis, por exemplo, e com juros mais altos, a compra programada por meio do consórcio vem se fortalecendo entre os consumidores.

Um bom exemplo foi o crescimento da procura de consórcios na capital catarinense, cidade onde a Racon atua há 10 anos. Somente no segmento de imóveis foram mais de R$ 16 milhões em créditos comercializados no ano. Alta de 11% em comparação ao mesmo período do ano anterior. "Certamente as mudanças no crédito atingiram positivamente o nosso segmento," diz o Gerente da Racon Consórcios de Florianópolis, Jorge Bof.

E a projeção para 2011, segundo Bof, é de novo crescimento. "Com o mercado aquecido, planejamos manter esse crescimento neste ano." Para o especialista em consórcios, a maior presença das classes C e D na economia e a segurança no emprego e aumento da renda também devem favorecer ainda mais esse sistema de crédito em 2011.

 

Mercado

 

Com cinco décadas de existência, o sistema de consórcios no Brasil responde por milhões de veículos automotores, novos ou usados, nacionais ou importados que foram adquiridos pelos brasileiros. Além de milhares de casas e terrenos. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), sistema de consórcios brasileiro fechou o ano de 2010 com crescimento de 30,8% em relação a 2009, com o total de R$ 63,2 bilhões negociados.

O segmento de veículos automotores teve acréscimo de 9,7% nas cotas vendidas, sendo que o de motocicletas registrou elevação de 1,7%, veículos leves 29,8%, veículos pesados (tratores, caminhões, ônibus, implementos) 11,4%. No segmento de imóveis o crescimento foi de 8,8%.