quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Creche Celso Ramos será a maior da Capital

A Creche Municipal Celso Ramos terá capacidade para quase 450 crianças em tempo integral, principalmente do Maciço do Morro da Cruz. Para isso foi assinada nesta quarta-feira a ordem de serviço para a reforma geral do prédio. Atualmente, o estabelecimento atende 141 pequenos. Com os trabalhos finalizados, incluindo o térreo e o piso superior, serão abertas até 300 novas vagas, de acordo com a demanda da faixa etária de quatro meses a seis anos. A Creche se tornará a maior unidade de Florianópolis. 

A Celso Ramos passará por duas etapas de obras. A primeira no piso superior, não interferindo nas atividades pedagógicas do térreo. Após a conclusão, as crianças serão transferidas para as salas reformadas, liberando assim os serviços na parte inferior. A Empresa Avalius Engenharia e Avaliação Ltda terá 180 dias para finalizar o empreendimento, orçado em R$ 418 mil. No entanto, serão feitos  todos os esforços para a conclusão da obra até o final de dezembro, ressalta o Diretor de Infraestrutura da SME, Maurício Efe. O valor global investido na Celso Ramos deve chegar a R$ 491 mil, tendo em vista a aquisição de diversos itens, como mobiliário e brinquedos, para o pleno funcionamento da unidade.

No início do ano, a prefeitura realizou algumas melhorias no prédio, que se encontrava em situação de abandono. Os trabalhos foram emergenciais para que as crianças da antiga Creche Santa Terezinha fossem para esse novo local. Para o prefeito Dário Berger foi um grande desafio. “Recebemos o prédio em péssimo estado, mas estamos reorganizando a estrutura física do empreendimento. Este é um ato de respeito e carinho para as famílias atendidas”.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Sidneya Gaspar de Oliveira, a qualidade de atendimento às crianças melhorou após essa transferência. Além de maior quantidade de salas, as áreas para lazer dos pequenos são mais extensas em relação à antiga unidade. “O ambiente será melhor aproveitado ainda com a complementação da reforma”, afirma.

Sulimar Alves, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Jagatá (bairro José Mendes) é testemunha das benfeitorias. Ele faz parte de uma comissão que foi criada com as comunidades do Maciço do Morro da Cruz para definir o futuro do espaço. O grupo começou as reuniões quando o governador assinou o decreto que cedia o prédio para a Assembleia Legislativa. A mobilização deu certo e o ato foi revogado para que o estabelecimento ficasse com o município. “O valor empregado em um espaço como este é na verdade um investimento social”.

Público lota auditório da ACIF para acompanhar debate entre candidatos a Prefeito

 

Encontro reuniu Ângela Albino (Avança Florianópolis), César Souza Junior (Por Uma Cidade Mais Humana), Élson Pereira (Frente de Esquerda) e Gean Loureiro (Florianópolis Ainda Melhor). Entidade já anunciou novo debate no dia 16 de outubro

 

        Empresários, associados da entidade, candidatos a vereador e assessores lotaram na terça-feira à noite o auditório da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para assistir ao primeiro debate promovido pela Associação com os candidatos à Prefeitura da Capital – Angela Albino, César Souza Júnior, Elson Pereira e Gean Loureiro. Durante duas horas, os quatro responderam a perguntas formuladas pelos diretores da entidade e também tiveram a oportunidade de debater entre si, o que garantiu vários momentos de tensão ao evento. O debate foi organizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIF.

 

        “A casa cheia mostra a capacidade de mobilização da ACIF e a representatividade que a entidade tem junto à comunidade e poder público”, destacou o presidente Doreni Caramori Jr. O advogado Filipe Ximenes, que preside o núcleo jovem, ressaltou a participação do grupo na organização do evento. “Muitos jovens empresários querem participar da vida política da cidade, mas nem sempre sabem por onde começar. O debate proporciona essa experiência e o contato com os candidatos”, disse.

 

        Mediado pelo jornalista Laudelino José Sardá, o debate foi dividido em quatro blocos e possibilitou a discussão em torno de temas fundamentais para a cidade, como saneamento básico, planejamento urbano, construção civil, turismo, cultura, segurança, saúde, região metropolitana e educação. Tranquilos, os candidatos discorreram sobre as propostas para cada um dos temas. Os candidatos César Souza Júnior, apoiado pelo governador Raimundo Colombo, e Gean Loureiro, apoiado pelo prefeito Dário Berger, protagonizaram as discussões mais acaloradas.

 

Segundo o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior, “a entidade conseguiu obter respostas objetivas e compromissos para a resolução dos principais problemas da cidade e da região metropolitana”, afirmou. O presidente reiterou o apoio da entidade ao futuro prefeito. “Qualquer que seja o eleito, poderá contar com a parceria e o auxilio de todos da Associação para a melhoria da cidade. Mas também com a cobrança ativa de uma entidade que exige resultados, já que sempre apresenta novos projetos e alternativas”, completou. No segundo turno, a entidade também realiza debate entre os dois candidatos mais votados. Será no dia 16 de outubro, em local a ser definido.