quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lojistas precisam "pensar como um criminoso", afirma tenente da Polícia Militar

O 1º Tenente do 4º Batalhão da Polícia Militar, Thiago Augusto Vieira, orientou nessa terça-feira (20/09) lojistas e funcionários do comércio da capital sobre como agir e quais medidas adotar para evitar assaltos, roubos e furtos. Durante a palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Vieira afirmou que os comerciantes precisam pensar como um criminoso, naquilo que é dificil ou fácil para ele. “Isso é fundamental para se prevenir”, enfatizou.

Um dos principais detalhes que podem fazer a diferença, segundo ele, é a visibilidade interna e externa do estabelecimento comercial. “Quanto maior ela for melhor. Os ladrões não querem ser vistos. Quem está passando na rua deve conseguir ver o que se passa no interior da loja. Se tem mais gente olhando é maior a possibilidade de ele ser preso”, evidenciou Vieira. Ele destacou que o posicionamento do caixa é outro problema porque, normalmente, ele está na entrada. A recomendação da polícia é a lateralização dele. Outra dica é o posicionamento das câmeras de vigilância em locais que permitam a identificação das pessoas e dos veículos.

Entre as técnicas de prevenção que influenciam na segurança comercial o tenente frisou: dificultar o acesso aos alvos, controlar a entrada de pessoas, proteger as saídas, estabelecer uma lista de conferências a serem feitas ao abrir e fechar a loja e ter atenção para não deixar ferramentas que possam facilitar a ação de ladrões. Vieira ainda reforçou que não existe sistema de segurança eficiente se não tiver capacitação humana. “Todo criminoso tem um padrão, age no mesmo horário e da mesma maneira”, expôs. 

Após a apresentação, Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis, ressaltou que a expectativa é de que as recomendações da PM ajudem os lojistas na prevenção. “A informação é muito importante para diminuir os riscos. Pequenas coisas podem dificultar a ação dos ladrões. Cabe agora, a nós comerciantes, fazermos nossa parte”, finalizou.

Palestras preventivas em todo o estado – As iniciativas para melhorias na segurança no comércio de Santa Catarina são resultados da parceria entre a FCDL/SC e a PM/SC iniciada no mês de julho. Desde então, integrantes da Polícia Militar têm realizado palestras nas CDLs do estado sobre as melhores formas de conter o avanço da criminalidade que com frequência afeta o setor. Os encontros, que devem acontecer em 31 cidades catarinenses, já foram realizados em São José, Urubici, Catanduvas, Mafra, Joaçaba, Campo Erê, Rodeio e Cocal do Sul. As próximas palestras agendadas acontecem em Indaial na próxima quinta-feira (22/09) e Lages no dia 29.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário