terça-feira, 20 de setembro de 2011

Festas do Divino como patrimônio cultural de SC

 As festas do Divino Espírito Santo podem ser tombadas como patrimônio artístico cultural de Santa Catarina. Esta é a intenção do deputado Marcos Vieira, que vai propor um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito em seu discurso, na sessão solene desta segunda-feira na Alesc, que homenageou o evento.

Com mais de 200 anos de tradição, as Festas do Divino Espírito Santo acontecem em mais de 50 cidades do Litoral Catarinense que possuem raízes açorianas. “É um evento que precisa ser valorizado e preservado pois atua fortemente com questões de solidariedade, de convivência com o próximo e com a própria colonização do Estado”, disse Vieira, que junto com a deputada Dirce Heiderscheidt, realizou a sessão.

Reunindo representantes de Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, São José,  Biguaçu e Tijucas, prefeitos, vereadores, além de festeiros e imperadores de diversas comunidades, a sessão apresentou cantoria e prestou homenagens com placas às cidades participantes e a entrega do livro Caminhos do Divino, da professora e historiadora Lélia Pereira da Silva Nunes, que fez um relato das festas e a importância cultural para SC.

O grupo Foliões do Pântano do Sul, de Florianópolis, que há mais de 20 anos faz a cantoria do Divino na região com os versos de improviso de seu Lili, fez a abertura da sessão. “É uma tradição que não pode parar” disse Lorena Lopes, que toca viola e acompanha a mãe, Dalmira Lopes, responsável pela voz fina do grupo.

Com os trajes típicos, as cortes das comunidades homenageadas embelezaram o hall da Assembleia, já que as roupas traduzem a época imperial portuguesa com todos os requintes da tradição. Os casais de festeiros carregaram as coroas e as bandeiras, que foram expostas ao lado da mesa de honra, junto com a bandeira do Estado.

“É uma das muitas festas que reúne desde crianças e até os mais experientes em um mesmo objetivo, se divertir e confraternizar. Além disso, esses eventos ajudam na formação do caráter de um jovem, já que pregam a paz e a solidariedade”, definiu Vieira em seu discurso.

Vereador de Santo Amaro da Imperatriz relembra tradição

José Carlos Luckman, vereador de Santo Amaro da Imperatriz, ficou emocionado em seu discurso representando os demais integrantes das câmaras municipais na sessão solene.

“Lembro de quando era criança, da importância que as famílias davam ao Divino. Era ofertado o que de melhor se tinha em casa, pois para o Divino, tudo. E isso mobilizava e ainda mobiliza a nossa cidade” disse o vereador, referindo a Santo Amaro da Imperatriz.

Em uma brincadeira, Luckman disse que em época de festa, o casal festeiro chega a ser mais importante do que o prefeito municipal, tamanho é o envolvimento comunitário na tradição.

O vereador ainda prestou homenagem ao casal de festeiros Antônio Martins e Albertina Martins. “Ele que completou 80 anos durante a Festa, é um exemplo de como é gratificante esta mobilização, além de participar de todo o processo como as novenas, e a festa em si” finalizou.

A deputada Dirce Heiderscheidt também lembrou que, mesmo passando por  dificuldades, sua família não deixou de participar e organizar as festas em Palhoça. “E logo após conseguimos nos recuperar com muita fé” finalizou a deputada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário