sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Começa nesta segunda-feira - Fronteiras do Pensamento reúne intelectuais de renome

Repensar a contemporaneidade: essa é a proposta do seminário internacional Fronteiras do Pensamento. A partir da próxima segunda-feira, até quarta-feira, os catarinenses terão a oportunidade de refletir com formadores de opinião e intelectuais de reconhecimento global. Esta edição conta com a participação da jornalista e escritora norueguesa Åsne Seierstad, a oceanógrafa americana e colaboradora da National Geographic Sylvia Earle, além do e ex-ministro da Educação da França e filósofo Luc Ferry. Cada um irá discorrer sobre sua expertise em apresentações com duração média de 50 minutos, mais 30 minutos de debate a partir de perguntas da plateia.

 

Organizado desde 2006, o ciclo de altos estudos é uma referência nacional e já ocorre em Porto Alegre e São Paulo. Grandes temas como pensamento político contemporâneo, tendências do cinema e da arte, pesquisa cientifica, a evolução da  tecnologia, mudanças ambientais e socioeconômicas são apresentados, de pontos de vista diferenciados. A conferência inaugural, que ocorreu no Rio Grande do Sul, estreou com a polêmica apresentação do historiador e professor da universidade de Yale Paul Kennedy, sobre  crescimento populacional e a má distribuição de renda.  O escritor e político peruano Mario Vargas Llosa, o jornalista americano Tom Wolfe, os filósofos franceses Bernard-Henri Lévy e Edgar Morin, cineastas como Wim Wenders, David Lynch e Peter Grenaway, entre outras personalidades, já palestraram nos seminários.

 

 O Fronteiras do Pensamento em Santa Catarina  é uma realização ADVB/ SC, co-realização RBS Eventos e patrocínio da Oi.  Apoio Governo de Santa Catarina, Secretaria da Cultura Turismo e Esporte, Brasken e UFSC.  Promoção do Diário Catarinense.  Entradas limitadas, válidas como passaporte para os três dias do evento. Estudantes, professores e portadores de deficiência física possuem desconto de 50%. Acesse o site WWW.fronteirasdopensamento.com.br e saiba mais.

 

Saiba mais sobre os palestrantes:

 

Luc Ferry  (26 de setembro)

Filósofo e ex-ministro da Educação da França,é reconhecido mundialmente como defensor do Humanismo Secular. Já foi professor de Filosofia nas Universidades de Lyon II, de Caen e de Paris VII, além de fundador do Collège de Philosophie. Enquanto ministro de Jacques Chirac – de 2002 a 2004, se tornou polêmico por proibir o uso de símbolos religiosos nas escolas públicas francesas. Dentre as principais publicações do intelectual francês no Brasil estão “A sabedoria dos modernos”, “O Homem-Deus: ou o sentido da vida” e “Aprender a viver – filosofia para os novos tempos”. Recebeu o prêmio Aujourd'hui 2006, um dos mais conceituados de não-ficção contemporânea da França.

 

Sylvia Earle (27 de setembro)

Uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo, é exploradora da National Geographic Society.Realizou mais de 70 expedições marítimas em 50 anos de carreira, que somam cerca de 7 mil horas debaixo d'água. Recentemente, liderou o Google Ocean Advisory Council, um grupo de 30 cientistas dispostos a desvendar as águas para o projeto Ocean in Google Earth.  Mestre e doutora pela Duke University (Carolina do Norte - USA),  é diretora-executiva de quase uma dezena de fundações e ONGs voltadas à proteção das águas, publicou mais de 150 publicações científicas, e recebeu cerca de 100 premiações mundiais por seus esforços. 

 

Åsne Seierstad (28 de setembro)

A jornalista norueguesa é graduada em Russo e Filosofia pela Universidade de Oslo. Aos 37 anos de idade, já cobriu conflitos na Rússia, China, Afeganistão, Iraque, no Kosovo e nos Estados Unidos, no atentado de 11 de setembro. Os trabalhos de Åsne como correspondente originaram os sucessos O Livreiro de Cabul, traduzido em mais de 30 línguas, e 101 dias em Bagdá, em que expôs relatos do período da guerra do Iraque, além da obra De costas para o mundo (lançamento no Brasil), em que retrata os conflitos entre Sérvia e Kosovo. Como jornalista, a norueguesa recebeu prêmios como o britânico Ethnic Multicultural Media Award e o francês Prix de Libraires, em 2004, e o italiano Maria Grazia Cutuli, no ano seguinte.

 

 

Serviço

Fronteiras do Pensamento Santa Catarina

com Luc Ferry, Åsne Seirstad e Sylvia Earle

Data: 26, 27 e 28 de setembro (segunda, terça e quarta-feira)

Horário: diariamente a partir das 20h

Local: Centro de Eventos da Fiesc - Admar Gonzaga, 2765  Itacorubi – Florianópolis

Realização: ADVB SC

Co-realização: RBS Eventos

Patrocínio: Oi

Apoio: Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte; Governo do Estado de Santa Catarina, Brasken e Tractebel Energia

Promoção: Diário Catarinense

Passaporte Fronteiras do Pensamento*:  R$ 250| meia-entrada: R$ 125

*Entrada com direito aos três dias do evento. As palestras não são comercializadas individualmente

Desconto: 50% para estudantes, professores, portadores de deficiência física e associados da ADVB/SC. Desconto de 20% para clube no Assinante DC.

Venda online:  WWW.blueticket.com.br

Ponto de venda: Quiosque Blueticket do Beiramar Shopping

Livraria Livros e Livros do Centro de Eventos da Fiesc

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário