segunda-feira, 27 de junho de 2011

180 anos da imprensa catarinense

180 anos da imprensa catarinense

Uma sessão solene, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, às 19h, vai comemorar os 180 anos da imprensa de Santa Catarina.

A iniciativa do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) vai reunir representantes de todos os segmentos da imprensa, como profissionais das mídias, proprietários de empresas de comunicação e entidades como a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos diários do interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori) e a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

Nascida em 28 de julho de 1831 com o lançamento do jornal O Catharinense, do lagunense Jerônimo Coelho, a imprensa do Estado atualmente conta com mais de 200 jornais e 220 emissoras de rádio e TV. “Temos motivos de sobra para comemorar, pois a imprensa de Santa Catarina é forte, atuante e, principalmente, independente em todas as regiões e plataformas. Com isso, quem ganha é o público que assiste, lê ou escuta as notícias diariamente” declarou o deputado Marcos Vieira.

Jerônimo Coelho é uma das figuras históricas mais importantes do Estado. Além de fundar o Catharinense, o jornalista foi Ministro da Guerra, fundador da Maçonaria Catarinense, deputado e Conselheiro Imperial.

O jornal circulou na então Desterro, capital da Província, hoje Florianópolis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário