segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Google lança pacote de iniciativas para levar mais informação aos eleitores

https://lh6.googleusercontent.com/AH4pMxPK6L27y6jIaljaU_sgq4rddS14DKqS6uOW98pY0I3c-6_4ZdhN-DqZPV31ckutpNVPYDxK98xQT67jC8HLmcFkrAnSyxiOUXDz884KmjiDzA

Google lança pacote de iniciativas para levar mais informação aos eleitores

 

Novos recursos permitem acompanhar a rotina e notícias sobre os candidatos, além de disponibilizar um histórico das eleições

 

Parceria inédita com a TV Bandeirantes garante YouTube e o Google Moderator na TV aberta, em um programa semanal de eleições

 

São Paulo, 2 de agosto de 2010 - Todo mundo sabe que as eleições são o momento mais importante de todo o processo democrático. E a influência da Internet no resultado de uma eleição pode ser decisiva, assim como na campanha de Barack Obama para presidente dos EUA, em 2008. Neste contexto, em que o número de internautas brasileiros cresce continuamente (já são mais de 18 milhões* de domicílios com acesso à Internet no Brasil), o Google Brasil anuncia um pacote de ferramentas para tornar ainda mais fácil encontrar conteúdo relevante sobre os candidatos na Web. Além disso, a empresa fechou uma parceria inédita com a TV Bandeirantes, que pretende aproximar eleitores e políticos.

 

“O Brasil passa por um momento único, onde a Internet assume uma relevância ímpar na vida dos mais de 70 milhões internautas”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para América Latina. ”Nosso pacote de ferramentas para as eleições 2010 vai ajudar os usuários a seguir de perto seus candidatos e os principais assuntos das campanhas, estimulando uma interação democrática diversa e aberta de todos os brasileiros com seus representantes eleitorais.”

 

Os novos recursos foram criados para ajudar a consolidar dados e tornar ainda mais fácil a busca por informações sobre a corrida eleitoral. Pelo Google Maps, é possível acompanhar agenda de viagens dos candidatos e ver um histórico eleitoral por estado no Brasil. O Google Insights for Search recebeu um cruzamento de informações com o Google News. Além de acompanhar as tendências de busca sobre um determinado candidato ou assunto, é possível saber quais notícias foram publicadas durante o mesmo período. Os candidatos também têm ferramentas especiais para falar com seus eleitores, que podem ser encontradas em http://www.google.com.br/publicsector/.


Conheça as principais ferramentas, que estarão disponíveis na página www.google.com.br/eleicoes2010:

·         Google Insights for Search - O gadget vai mostrar a incidência das buscas feitas pelo nome dos principais candidatos.

·         Gadget Siga o Candidato - Acompanhe seu candidato por todo o Brasil, no Google Maps. Com atualizações diárias, é possível saber exatamente onde e o que ele está fazendo, graças ao conteúdo fornecido pela eBand, o portal de notícias da Band.

·         Mapa Histórico - Informações sobre a sucessão de governo nas eleições para governador e presidente, desde 1994, atribuindo cores para cada partido político.

·         Google News Gadget - É possível seguir todas as notícias de rede sobre um candidato específico, seja para presidente, seja para governador, em todos os estados.

 

Essas ferramentas também disponibilizam um código HTML que permite que elas sejam colocadas em sites pessoais e blogs.

 

Interatividade na cobertura de eleições da TV Bandeirantes

Outra novidade é a parceria inédita entre o Google e a TV Bandeirantes, que prevê a disponibilização de um canal no YouTube com conteúdo exclusivo criado pelo seu departamento de jornalismo. O usuário terá acesso a uma playlist de vídeos sobre as Eleições 2010, atualizados diariamente, e ainda poderá votar em seus favoritos. “Esta parceria inédita pretende juntar a credibilidade e relevância da cobertura política da Band com a rapidez e viralidade das plataformas do Google”, afirma Ricardo Anderáos, diretor de produtos on-line do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Desse modo, vídeos dos usuários e perguntas enviadas pelo Google Moderator serão usados no programa semanal Band Eleições, aumentando a possibilidade da participação do cidadão no processo democrático.

 

(* Cgi.br)

 

Sobre o Google

O Google foi fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 1998. A missão da empresa é tornar as informações mundiais acessíveis e úteis a todos. Desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, o Google oferece o caminho mais rápido e fácil de encontrar informações na internet, além de uma gama variada de produtos e serviços on-line. A empresa abriu um escritório no Brasil em junho de 2005 e, desde então, vem contribuindo para tornar mais fácil a vida dos internautas brasileiros. Para saber mais sobre a empresa, visite o site www.google.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário