sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pronasci em Santa Catarina

Pronasci vai possibilitar ações preventivas em segurança para

Santa Catarina

O ministro da justiça, Luiz Paulo Barreto, estará em Florianópolis na segunda-feira, 14 de junho, acompanhado da senadora Ideli Salvatti, para dar a largada à implantação do Programa de Segurança com Cidadania (Pronasci) em Santa Catarina. A cerimônia oficial de adesão do Estado ao Pronasci acontece no Centro Administrativo, a partir das 11 horas.

A senadora Ideli destaca que a assinatura da adesão é um passo muito importante para Santa Catarina. “A adesão do Estado e a assinatura de convênios com municípios são os primeiros resultados práticos dos encontros que realizamos no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, mês passado, com a presença do secretário executivo do programa, Ronaldo Teixeira, de prefeitos e representantes da sociedade. São regiões onde precisamos atuar com muita ênfase, onde os índices de violência são altos em relação ao país e às outras regiões do Estado”, explicou a senadora. “O Pronasci tem em seu conceito a união de ações de prevenção e de combate ao crime, um jeito muito mais amplo de ver a segurança pública”, explicou.

“A partir da assinatura do termo de cooperação, Santa Catarina passa a ter o direito de reivindicar, através do sistema de convênios, programas que fazem parte do Pronasci”, explica Juarez Pinheiro, assessor federativo do Ministério da Justiça. Os valores dos investimentos que poderão vir a ser feitos no Estado ainda não foram definidos, mas a adesão ao programa permite que a partir de agora o estado tenha acesso às verbas do Governo Federal.

Projetos como o Mulheres da Paz, o Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo) e o Policiamento Comunitário são algumas das ações que seguem a prerrogativa do combate à violência através da prevenção, característica principal do Pronasci, e que a partir de agora poderão ser implantadas em Santa Catarina. “Com Santa Catarina vamos quase complementar a cobertura nacional do programa. Serão 173 municípios dentro de 25 unidades da federação”, resume Juarez.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário