quinta-feira, 10 de junho de 2010

Líder do comércio de crack na Chico Mendes é sentenciado a 17 anos por tráfico e homicídio

 

Chefe do tráfico na comunidade Chico Mendes, na Capital, Jeferson Machado, 26 anos, conhecido como "Jefinho", foi sentenciado pelo Tribunal do Júri, nesta quinta-feira (10.6.2010), a 17 anos de reclusão, por associação para o tráfico de drogas e por homicídio qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

 

O Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, que promoveu a acusação durante o julgamento, que se encerrou perto das 19 horas, demonstrou que Jefinho se associou a outras pessoas entre 2007 e 2008 e passou a traficar drogas, especialmente o crack, na comunidade Chico Mendes e região. Jefinho, segundo o Ministério Público, organizava e comandava o tráfico do grupo e recebia o dinheiro arrecadado com o comércio da droga.

 

O Promotor de Justiça relatou ao Júri que Jefinho e outros dois homens mataram, no início da madrugada do dia 12 de janeiro de 2008, Valmir Thomaz de Oliveira, na época com 24 anos. Ele era um dos seus revendedores de crack, mas passou a usar a droga e a consumir parte do produto que deveria vender. Para substituir as pedras que consumia, Oliveira passou a vender falsas pedras de crack, elaboradas com cinza e pó de giz.

 

Segundo o Promotor, usuários do crack reclamaram diretamente para o líder do tráfico, que decidiu matar Oliveira como resposta ao seu comportamento desleal. Jefinho foi quem disparou oito tiros contra Oliveira, assim que ele abriu a porta do seu apartamento, na comunidade Chico Mendes. Ele foi auxiliado por Leandro Taborda, conhecido como 'Dimenor', morto em 11 de maio de 2008, e por uma terceira pessoa que não foi identificada.

 

Jefinho foi sentenciado a 17 anos de reclusão por infração ao disposto no artigo 35 da Lei n. 11.343/06 (associação para o tráfico de drogas) e ao artigo 121, §2º, incisos I e IV, do Código Penal (homicídio qualificado pelo motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário