domingo, 20 de maio de 2012

Médicos paralisam essa semana e aguardam participação dos dentistas no movimento

Além dos médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem são prejudicados com desconto ilegal na gratificação do PSF

 Enquanto a comissão de trabalhos da prefeitura de Florianópolis não finaliza o texto do decreto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores para suspender o desconto ilegal que é realizado na gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF), os médicos do município mantém o calendário de paralisação. Essa semana, os trabalhos serão suspensos na terça e quarta-feira (22 e 23/05) e na próxima semana as atividades serão suspensas na terça, quarta e quinta-feira (29,30 e 31/05).

De acordo com o diretor Clínico da secretaria municipal de Saúde, Renato Figueiredo a opção pela manutenção do calendário de suspensão de atividades representa a indignação pelos mais de 13 meses de espera para a solução do problema. “Os médicos entenderam que não vale mais voto de confiança. Enquanto o projeto não for encaminhado para votação – e a promessa é de que isso ocorra até o final do mês, será mantida a mobilização com paralisação de atendimento”, afirma.

Figueiredo explica que a paralisação dos médicos na semana passada ultrapassou os 90%. “Há médicos que não querem parar por motivos que respeitamos e os que não podem parar como é o caso dos médicos que estão de plantão nas UPAs nos dias das paralisações”, explica.

Reforço ao movimento

Conforme o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, o desconto na gratificação do PSF afeta todos os servidores que atuam no programa. “Não é uma ilegalidade que está ocorrendo só com os médicos. Dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem também têm descontos gradativos conforme o tempo de trabalho”, explica.

A integração dos dentistas ao movimento deverá ser confirmada na terça-feira, quando os profissionais realizam assembleia para discutir o assunto. “Esperamos que os dentistas também iniciem o processo de pressão à prefeitura para que possamos juntos superar essa questão”, conclui Cyro.

Atividades

22/03 – terça-feira: A partir das 8h, concentração dos médicos nas UPAs norte e sul e na unidade de saúde de Coqueiros, onde será realizada panfletagem e abordagem de pacientes, com entrega da carta à população de Florianópolis. Nas UPAs, se for necessário, haverá apoio ao atendimento. Às 18h30, participação na assembleia dos dentistas, que será realizada no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), à rua Trajano, 279, edifício Trajanus, 4º andar.

23/03 – quarta-feira:  A partir das 8h, concentração dos médicos nas UPAs norte e sul e na unidade de saúde de Coqueiros, onde será realizada panfletagem e abordagem de pacientes, com entrega da carta à população de Florianópolis. Nas UPAs, se for necessário, haverá apoio ao atendimento. Às 14h, participação na reunião ampliada da comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

As atividades dos dias 29, 30 e 31 de maio serão divulgadas na próxima semana, bem como as atividades da comissão que elaborará o projeto de lei. No dia 31 de maio, às 14h, os médicos realizam assembleia no hotel Floph. 
--

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário