sexta-feira, 25 de maio de 2012

Transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis

Projeto piloto de transporte marítimo deve ser implantado ainda neste ano na Grande Florianópolis

Uma parceria entre prefeituras da Grande Florianópolis e Governo do Estado  vai elaborar o projeto

Os prefeitos da Grande Florianópolis deram um grande passo, na manhã desta quinta-feira (24), em direção à implantação do transporte marítimo na região. Foi assinado um termo de cooperação técnica entre as prefeituras de Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e São José junto a Secretaria de Infraestrutura e o Departamento de Transportes e Terminais (Deter). A parceria visa elaborar o projeto do transporte hidroviário. Um cronograma será definido, nos próximos dias, para datar as reuniões e as entregas dos projetos de cada cidade.

De acordo com o termo, o sistema hidroviário de passageiros irá implantar um transporte de qualidade que atenda da melhor forma as demandas da sociedade. O acompanhamento da prestação dos serviços e a fiscalização de sua operação ficarão a cargo do Deter. Também é o Deter quem coordenará a comissão com as prefeituras para viabilizar a implantação.

Para o prefeito da Capital, Dário Berger, o transporte marítimo sempre foi visto com bons olhos, no entanto, não era possível sem o apoio do Governo do Estado. “Sou a favor de transportes alternativos, mas que sejam bem planejados” disse.

Em relação aos pontos de embarque e desembarque, o município de Palhoça já definiu quatro: Praia do Sonho, Praia de Fora, Barra do Aririú e Ponte do Imaruí. Em Florianópolis, de acordo com o secretário de Governo Gean Loureiro, também foi feito um estudo para apontar o melhor local. Segundo ele, a instalação de um terminal marítimo deverá ser atrás do CentroSul/Passarela Nego Quirido. São José e Biguaçu devem apresentar os projetos nos próximos dias.

O transporte marítimo, segundo Gean Loureiro, é uma alternativa segura e confortável. Além disso, é altamente previsível o tempo de cada viagem já que não ficará a mercê de filas. Loureiro acredita que poderá ser implantado na Grande Florianópolis um sistema parecido com o de Porto Alegre/Guaiba, aprovado pelos usuários no Rio Grande do Sul.

Estão previstos barcos com capacidade para 40 pessoas sentadas, com ar-condicionado, TV e internet wi-fi. O tempo de viagem prevista, por exemplo, de Palhoça à Florianópolis é de 16 minutos. Os barcos também terão espaço para o transporte de bicicletas. Já os terminais, com acessibilidade universal, devem contar com salas de embarque, lanchonetes e banheiros.

De acordo com Loureiro, a expectativa é que ainda neste ano seja implantado um projeto piloto ligando as cidades da Grande Florianópolis.


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