segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Campanha Floripa no Guinness fecha arrecadação com mais de 18 mil litros de óleo de cozinha

 

Promovida pelo programa ReÓleo da ACIF, a campanha superou a meta estabelecida para colocar a cidade no livro dos recordes. Evento de encerramento será realizado nesta quarta-feira (3), às 15h30, na Comcap.

 

Com quase o dobro da meta inicial estabelecida pelo Guinness Book, a Campanha Floripa no Guinness encerrou a mobilização para colocar Florianópolis no livro dos recordes como a cidade que mais recicla óleo de cozinha no mundo. Em 30 dias, foram recolhidos 18.670 litros de óleo de cozinha, muito além dos 10 mil litros sugeridos pelo Guinness. A campanha, promovida pelo programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), teve início no dia 1º de setembro e seguiu até o último dia 30.

Nesta quarta-feira (3), às 15h30, os organizadores da campanha realizam um encerramento simbólico, com recebimento de tonéis de óleo, na Comcap, no Itacorubi, onde o resíduo é armazenado. De acordo com o coordenador da campanha e diretor do ReÓleo, Luiz Falcão de Moura, a equipe do Guinness deve anunciar o título oficialmente até novembro. “Vamos registrar o número final em cartório e encaminhar junto com fotos para o Guinness. Eles avaliam o desempenho e aí divulgam o resultado oficial. Acredito que não teremos nenhum problema para receber a certificação”, explica.

Para o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., é uma alegria ver uma ideia que começou com um grupo de empresários da Lagoa da Conceição ganhar tanta força e mobilizar toda a população. “Com o programa ReÓelo e agora com a campanha para o Guinness, idealizados e desenvolvidos pela Associação, pudemos mostrar que com uma pequena mudança de atitude contribuímos muito para a preservação ambiental e o futuro do planeta”, diz.

A iniciativa movimentou toda a comunidade - moradores e proprietários de restaurantes -, que deixaram de descartar o óleo usado na pia de cozinha ou jogá-lo direto no solo. O material passou a ser colocado em garrafas ou bombonas e entregue em um dos mais de 40 pontos de entrega da Capital. O óleo seguirá para a Ambiental Santos, em Curitiba, parceira do programa, onde será transformado em produto de limpeza.

Apesar do encerramento da campanha, o ReÓleo segue regularmente, com as palestras de educação ambiental e coleta do óleo. “Esperamos agora que a prática de guardar o resíduo se torne um hábito para todos e que a ideia seja cada vez mais disseminada”, ressalta Caramori Jr.

Hoje, o programa conta com mais de 200 pontos de entrega espalhados por toda a Grande Florianópolis. Veja como participar no http://www.acif.org.br/reoleo.

 

Conheça mais o Projeto ReÓleo

 

Criado há 14 anos pela entidade, hoje, o ReÓleo atende toda a Grande Florianópolis, com quase mil pontos de coleta espalhados pela região metropolitana, e com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza. A educação ambiental também integra o projeto. Periodicamente são realizadas palestras com o tema “Reciclar é Educar”, voltadas especialmente para alunos de escolas da rede pública e particular de ensino das cidades onde atua – cerca de 6 mil crianças já assistiram as apresentações educacionais.

Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações. Até hoje, o projeto já coletou e reciclou quase 2 milhões de litros de óleo de cozinha.

Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2012, foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário