quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Escola da capital reforça corrida para chegar ao livro dos recordes

Você sabia que apenas um litro de óleo saturado descartado no lugar errado pode contaminar até 20 mil de litros de água de rios e mares? De olho nisso, a Escola Dinâmica, na Capital, que além de apoiar campanhas ambientais, utiliza diversas alternativas sustentáveis abraça, com a participação dos seus alunos, a nova ação da Acif – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Com seu projeto ReÓleo, que já coletou e reciclou mais de um milhão de litros de óleo de cozinha usado, a Acif quer chegar ao Guiness Book. Para isso, a meta é arrecadar 10 mil litros de óleo em apenas um mês, que será um novo recorde a ser registrado no livro mundial.

 

Na próxima quinta-feira (13/9), às 14h, na Unidade Ambiental da Dinâmica, no bairro Vargem Grande, os estudantes irão participar de uma atividade de conscientização com a presença do coordenador da campanha “Floripa no Guiness”, Luiz Falcão de Moura. Os pequenos vão ganhar uma palestra interativa para incentivá-los a cuidar do meio ambiente.

 

“A Escola Dinâmica não podia ficar de fora. Estamos mobilizando alunos, pais, colaboradores e toda a comunidade da Vargem Grande e dos bairros vizinhos, que podem levar seu óleo no colégio”, diz Ângela Diener, diretora da instituição.

 

Escola Solidária

 

Por sua parceria com instituições de reciclagem, a Dinâmica já conquistou três selos seguidos de Escola Solidária, concedidos pelo Instituto Faça Parte. Desde que integrou o projeto ReÓleo no ano passado, a instituição já promoveu várias ações de incentivo, como gincanas e atividades extra aula com as crianças. Além de conscientizá-los, a cada um litro de óleo coletado, a Dinâmica doa um real em material educacional para a Escola Básica Municipal Madalena Dias, também na Vargem Grande. “É uma forma que achamos de mobilizar nossos alunos e a comunidade e, ainda, trazer algum benefício ao bairro onde estamos instalados.”, ressalta Ângela.

 

ReÓleo


O projeto de iniciativa da Acif nasceu em 2002, quando foi constatado que os restaurantes da orla da Lagoa da Conceição na Capital estavam entupindo o sistema das estações de tratamento de esgoto. Agora, a ideia é unir o útil ao agradável. Além de contribuir com a natureza, a Capital poderá entrar no livro dos recordes, se chegar a 10 mil litros de óleo de cozinha arrecadados até 30 de setembro.

 

Como participar


Quem quiser participar, é só levar o produto em uma garrafa pet aos pontos de entrega com as placas indicativas: Floripa no Guiness. São 128 pontos, entre eles a Escola Dinâmica, o Hippo, a Apae e a Eletrosul. A Acif é a responsável por todo o tratamento e reutilização do óleo, que é transformado em produtos de limpeza, como sabão, detergente e água sanitária.

 

Unidade Ambiental – Escola Dinâmica: Rua Cristóvão Machado de Campos, 1001 – Vargem Grande – Florianópolis

 

Hippo: Rua Almirante Alvim, 555 – Centro – Florianópolis

 

Apae: Rodovia Admar Gonzaga, 2937 – Itacorubi – Florianópolis

 

Eletrosul: Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 – Pantanal – Florianópolis

 

 

Crédito Foto: Michele Monteiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário