quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aniversário Museu do Lixo de Florianópolis

Nesta sexta-feira, 28, a Comcap marca o nono aniversário do Museu do Lixo com vídeo, teatro, fotografia, música e contação de história. A cada ano, esse memorial dos hábitos de consumo dos moradores de Florianópolis recebe 7 mil pessoas em visitas monitoradas pela equipe de educação ambiental da Comcap.

A programação de aniversário ocorre entre às 14h e 16h30min, nas instalações do museu no CTReS, Rodovia Admar Gonzaga, quilômetro zero.

O que é o Museu do Lixo

O Museu do Lixo, instalado pela Companhia Melhoramentos da Capital em 25 de setembro de 2003, é referência em educação ambiental, pela forma lúdica com que aborda a produção e destinação dos resíduos sólidos.

Numa área de 200 metros quadrados, o coordenador Valdinei Marques organiza em torno de 5 mil itens desviados do lixo pelos garis da Comcap ou por doação de particulares. “Os objetos costumam espantar e deixar curiosos os mais jovens e despertar saudades nos mais velhos”, aponta Valdinei.

Coleções de ferros de passar roupa, latas de refrigerante e cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores mostram hábitos de consumo que, cada vez mais, trocam o durável pelo descartável. No memorial, também estão expostos brinquedos feitos de materiais reaproveitados. Os próprios materiais usados para criar os ambientes do museu, como tintas e madeiras, são preferencialmente reaproveitados.

O Museu do Lixo está instalado no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, no Itacorubi, em área recuperada que, até o início dos anos 90, servia de lixão para Florianópolis. Por ano, 7 mil pessoas fazem visitas monitoradas ao circuito. O percurso inclui pontos de observação das camadas de lixo aterrado, do Mangue do Itacorubi, da área de transferência dos resíduos, da compostagem, e do galpão de triagem de materiais recicláveis. Ao final, no Museu do Lixo, os visitantes são convidados pelos monitores de educação ambiental da Comcap a repensar e reduzir a produção de resíduos.

 

Aniversário Museu do Lixo (setembro 2012)

Horário

Atividade

14h às 14h30

Abertura com Diretoria da Comcap

Relato da dinâmica dos trabalhos – DPTE /DVCOA /Educação Ambiental

14h30 às 15h

Apresentação audiovisual – vídeo do Museu do Lixo

15h às 15h30

Teatro de objetos – apresentação EA Comcap

15h30 às 16h

Nossa Senhora da Reciclagem contando histórias– com Paulinha Tonon

16h ás 16h20

Músicas em vinil e lanche – discotecagem Alex Sá

16h20 às 16h30

Encerramento

Durante todo dia

Exposição com painel de fotos

Exposição artística feita pelo Colégio Criativo

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário