segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia da Saúde na Beira-Mar Norte

 

     A TopMed, empresa de promoção à Saúde com matriz em Florianópolis e atuação nacional, organizou uma série de ações para marcar o Dia da Saúde, celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira, 7 de abril. O Mundo Saúde 2011 começa nesta segunda, dia 4, com o mapeamento da condição da Saúde dos servidores públicos na Capital e no interior, e culmina com um grande evento de estímulo à “vida ativa” no próximo sábado, dia 9, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

     Além das atividades “inloco”, a data também marca a estreia da TopMed no âmbito da Saúde Digital. Serão lançados oficialmente, ao longo da semana, o novo Portal da empresa, no www.topmed.com.br, a página no Twitter, no www.twitter.com/topmedsaude, a fanpage no Facebook, no www.facebook.com.br/topmedmaissaude, a galeria de fotos da TopMed no Flickr, no www.flickr.com/topmedsaude, além de hot sites com novos produtos e serviços.

     “Desde o início das nossas atividades, valorizamos a disseminação de informações relacionadas à Saúde, para que as pessoas tenham mais consciência sobre o funcionamento do seu corpo e, nesta esteira, mais autonomia sobre a sua condição física. Já vínhamos distribuindo gratuitamente, nos principais consultórios e clínicas do Estado, a revista TopMed Magazine, e agora ampliamos o investimento na geração de conteúdo de qualidade para a internet”, anuncia o presidente da empresa, dr. Adilson Bernardino. “É uma ação perfeitamente alinhada ao conceito do Mundo Saúde, que se propõe a ampliar o contingente de pessoas que, na rotina do dia-a-dia, fazem questão de se cuidar, evitar riscos e prevenir doenças”, completa.

     O novo Portal da TopMed traz testes e calculadoras, através dos quais o interessado pode avaliar de forma objetiva a sua condição de Saúde; dezenas de conteúdos para download, como wallpapers, podcasts e podvídeos com a palavra de especialistas; artigos, mitos & verdades, a localização das Academias da Saúde, que a população pode freqüentar gratuitamente em oito cidades catarinenses, os informativos da TopMed e o conteúdo da TopMed Magazine, na íntegra. “Além de visualizar a revista, a pessoa pode baixar toda a edição, o que facilita, por exemplo, a impressão de uma receita”, destaca Daniel Hildebrandt, Diretor Digital da Publish New Media, que gerencia a presença da TopMed nas redes sociais.

 

Investimento em prevenção é tendência mundial

    

     A ampliação do Ciclo de Atendimento na Saúde é uma tendência mundial. Para especialistas como Michael Porter, doutor em economia pela Universidade de Harvard, e Elizabeth Olmsted Teisberg, pós-doutora pela Universidade da Virginia, ambos autores de “Repensando a Saúde, Estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos”, é cada vez mais latente a necessidade de se medir e minimizar o risco de doenças, oferecer um gerenciamento abrangente de doenças e disponibilizar serviços de prevenção para todos os clientes, inclusive os saudáveis.

     Neste escopo, segundo os especialistas norte-americanos, a Cadeia de Valor na assistência à Saúde deveria iniciar com Monitoramento e Prevenção, que eles consideram uma “preparação para o serviço”. Na obra, expõem a necessidade de se rastrear as circunstâncias do paciente, avaliar os riscos e tomar as atitudes adequadas para prevenir ou reduzir a gravidade da doença ou lesão, a fim de aumentar a eficiência de toda a Cadeia de Valor. O argumento parte da comprovação de que, a cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno é de US$ 2,9, ou seja, um benefício de quase 3 por 1.

     Entre as ações inovadoras da TopMed no âmbito da prevenção está o mapeamento da condição de Saúde de populações específicas. Através de um contrato com o Governo do Estado, já foi extraído o perfil de Saúde dos servidores do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Fazenda, entre outros órgãos. Nesta semana, os questionários serão aplicados no Centro Administrativo, em algumas Secretarias Centrais do Governo e entre os trabalhadores do Magistério, em sete cidades.

     “O objetivo é, a partir de um mapeamento confiável e atualizado da condição de Saúde dos servidores, identificar fatores de riscos e as doenças crônicas que mais acometem certos grupos profissionais”, explica a Diretora Médica da TopMed, dra. Renata Zobaran. Em uma pesquisa semelhante, por exemplo, ficou constatado que a prevalência de hipertensão era maior do que os servidores tinham conhecimento. “Isso denuncia que muitas pessoas são portadoras de doenças e não sabem, e sem um diagnóstico precoce são muito maiores as chances de um agravamento no futuro”, alerta.

     “Além disso, existem muitos fatores de risco que, se identificados com antecedência, podem ser eliminados, evitando a manifestação de doenças”, completa. Até sábado, mais de 500 pessoas devem ser abordadas pelas equipes presenciais da TopMed nos locais de trabalho e, a partir da análise dos dados, serão oferecidos futuramente uma série de serviços, como as Oficinas que auxiliam a parar de fumar, a se preparar para a aposentadoria e a adotar hábitos mais saudáveis.

 

Equipe dá orientação gratuita sobre exercícios, caminhada e corrida na Beira-Mar Norte

 

     No sábado, 9 de abril, das 9h ao meio-dia, e das 14 às 17h, a TopMed vai reunir profissionais de Saúde e educadores físicos para o encerramento do Mundo Saúde 2011. Este ano, o evento será na Academia TopMed na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, ao lado da estação da Casan. As atividades se propõem a disseminar a importância da prática de atividades físicas para a promoção à Saúde e a prevenção de riscos e doenças. Ao longo do dia haverá orientação para caminhada, corrida e exercícios, aferição da pressão arterial, atividades circenses, distribuição da TopMed Magazine, de água e de brindes e interação com o novo Portal e as redes sociais TopMed.

     “O sedentarismo pode acelerar em até 50% o envelhecimento. Praticar exercícios, em compensação, tem resultados efetivos no combate aos fatores de risco das doenças crônicas, evita a evolução negativa de doenças já diagnosticadas e, consequentemente, internações e afastamentos do trabalho, além de garantir muito mais qualidade de vida a quem adota as atividades físicas como parte inadiável da rotina”, destaca Thiago Luiz Alves, sócio da Integral Assessoria Esportiva, que dará orientações, de forma gratuita, durante o sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário