quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Alunos viram poetas e escritores

Escola Municipal José do Valle promove concurso literário para estimular o gosto pela leitura e a escrita dentro e fora da sala-de aula.  

Como os professores podem incentivar o prazer da leitura pelos alunos? Como tornar a escrita um hábito natural entre as crianças e os adolescentes? A Escola Básica Municipal José do Valle Pereira, do bairro João Paulo, parece ter encontrado uma boa fórmula para responder estas questões, através da organização de um Concurso Literário na unidade.

Com o tema “Ambiente escolar saudável e seguro”, o projeto estimula seus participantes a produzirem os mais variados estilos de textos.

 Os estudantes das turmas iniciais, do 1º ao 5º ano, podem desenvolver rimas ou poesias. Já as turmas do 6º ano à 8ª série podem escrever fábulas, contos e crônicas.

 Seis trabalhos serão escolhidos pela comissão julgadora e publicados no blog da escola para votação popular online. Os três trabalhos vencedores serão premiados no dia 30 de novembro.

 Saúde e Segurança na Escola

 O concurso foi iniciativa das professoras Márcia Szerszen de Souza, Maíra de Souza Emerick e da diretora da escola Paula Moraes e aborda o cotidiano dos alunos, como saúde, segurança, higiene pessoal, cuidados com o corpo, prevenção de doenças e hábitos alimentares saudáveis. O objetivo principal foi dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Programa de Saúde na Escola, implantado nas 36 escolas básicas e desdobradas da Capital pelas Secretarias de Saúde e Educação, em uma parceria do governo federal e municipal.

 Na unidade, o projeto conta com a participação dos professores que, dentro de suas disciplinas, em sala de aula, orientam os alunos a respeito da temática e, principalmente, da criação e correção dos textos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário