quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CDL e Prefeitura entregam primeira fase da revitalização da Jerônimo Coelho

Projeto transforma via do Centro na primeira ‘rua temática’ da Capital, como homenagem ao patrono da imprensa catarinense

 

         O Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, entregou à população nesta quinta-feira (11) a primeira fase das obras de revitalização da rua Jerônimo Coelho, importante via comercial do centro da Capital, iniciadas em maio. A entrega simbólica foi feita mediante o descerramento de um painel na esquina das ruas Jerônimo Coelho e Felipe Schmidt, homenageando o patrono da imprensa catarinense. O painel identifica a via como “a primeira rua temática de Florianópolis, celebrando a imprensa e a comunicação”.

         Na segunda fase do projeto de revitalização, a cargo do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), a rua deve justificar seu caráter temático e receber iluminação e mobiliário compatíveis com o tema imprensa. Além disso, as fachadas dos prédios devem ser repaginadas para remeter a seu caráter histórico. “Que as pessoas olhem para os prédios e se lembrem do passado, tudo tem vida, tudo fala”, disse Sidnei Escobar, coordenador do Núcleo do Centro Histórico.

         “Esta obra representa um passo fundamental para a revitalização do centro histórico de nossa capital, e casa perfeitamente com outros projetos desenvolvidos pela entidade, como o roteiro autoguiado do Centro Histórico”, comentou Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis.  Para ajudar a estabelecer o clima de resgate histórico que se espera da rua, o jornalista Manoel Timóteo de Oliveira, diretor de Promoção e Eventos da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – também parceira da CDL no projeto – comprometeu-se a fornecer a reprodução da primeira página do antigo Diário Catarinense, dos Diários Associados, cuja redação, segundo ele, ficava na Jerônimo Coelho.

         “Temos várias ruas no Centro que necessitam de revitalização. Estamos buscando parceiros, como a CDL de Florianópolis, para dar dinamismo à obra e à cidade. Este projeto da Jerônimo Coelho foi feito da forma como gostamos de fazer: em parceria”, ressaltou o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros. A ideia da CDL, segundo o gestor de Negócios Hélio Leite, é transformar a Jerônimo Coelho num polo de eventos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário