segunda-feira, 12 de março de 2012

Sol e muito milho verde em Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Um final de semana de sabores e sensações. A 20ª edição da Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz encerrou neste domingo após três dias de gastronomia, shows, parque de diversões, exposição e venda de orquídeas, artesanato, cultura, desfile de beleza, exposição de carros, máquinas agrícolas e muitas outras atrações. Uma festa para toda a família que atraiu mais de 30 mil pessoas em busca de boa comida e diversão garantida no Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker. A próxima edição será realizada nos dias 8, 9 e 10 de março de 2013.

 

Domingo festivo

O domingo começou com missa campal para bênção da colheita. Diversas famílias participaram da celebração. Depois o parque foi tomado por milhares de pessoas que compareceram para degustar a gastronomia típica da festa. Além dos sabores do milho os visitantes puderam apreciar churrasco, acarajé, tapioca, batata recheada, lanches, porções e muito mais.

No início da tarde a organização do evento assinou o convênio de repasse de R$ 60 mil, oriundos dos recursos do Fundo Nacional de Turismo do Governo do Estado de Santa Catarina. O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte José Natal Pereira participou da ação.

 

Pamonha gigante

Durante a tarde chegou a atração gastronômica mais esperada da festa. A pamonha gigante, com mais de 500 quilos chegou por volta das 15h30 e foi distribuída gratuitamente.  Para a confecção da iguaria foram utilizadas cerca de seis mil espigas de milho, que se transformaram em 3300 mini pamonhas. Só a montagem da iguaria levou cerca de oito horas e contou com a participação de sete pessoas. O processo de fabricação levou mais de 40 horas. A festa adentrou a noite com shows de Maiara Coelho, Gabriel Reis e Grupo Fronteiras.

Para o presidente do Sindicato, Edson Ricardo Rachadel, “o objetivo da festa foi atingido, pois mais uma vez valorizamos a agricultura familiar do município, bem como a cultura do milho verde e os produtos que com ele podem ser confeccionados. A divulgação da festa neste ano foi maravilhosa e assim conseguimos aumentar o consumo do milho, o que é ótimo para o agricultor. Se há consumo não há sobra de produção na lavoura, assim sendo não tem perda. A consequência disso é que entra dinheiro no bolso do agricultor e a renda é a única coisa que o mantém na propriedade”.

 

Soberanas da festa foram escolhidas na sexta-feira

A noite do dia 9 foi de descontração, gastronomia, diversão e beleza. O desfile para a escolha da nova corte do Milho Verde reuniu 12 candidatas que demonstraram desenvoltura e graça na passarela. Apesar da dificuldade de escolher as soberanas por causa da beleza de todas as candidatas, os jurados elegeram como Rainha Luana Martendal, de 16 anos. O título de 1ª Princesa ficou com Fabiana José, de 18 anos. Como 2ª Princesa foi eleita Gessica Ottersbach, 16 anos. E quem ficou com a faixa de Garota Simpatia foi Debora Jutel,  17 anos.

Na abertura oficial o Presidente do Sindicato ressaltou a importância da festa para os agricultores, pois nas duas semanas que a antecedem o consumo do milho verde aumenta em 60%, revertendo em renda para as famílias agricultoras. “Além disso, o evento movimenta a economia, o turismo e o comércio da região, projetando Santo Amaro da Imperatriz para todo o Brasil”.

O coordenador da Festa e Secretário de Agricultura do Município, Odir Solano Folster enfatizou que cerca de 500 pessoas trabalham nesta festa, direta e indiretamente. “A renda da festa do milho é muito importante para a cidade porque mais de 100 famílias sobrevivem diretamente deste produto”. Ele também agradeceu o apoio da prefeitura com recursos que fortaleceram a realização do evento.

O presidente da FETAESC, José Valter Dresh disse que este é um grande momento para mostrar o que Santo Amaro da Imperatriz tem de melhor. Já o Secretário da SDR da Grande Florianópolis Renato Hinnig, no ato representando o Governador Raimundo Colombo, falou da alegria de estar mais uma vez presente “neste evento que cresce a cada ano. A festa tem aumentado e também a participação popular e isso divulga o município e tudo de bom que o milho verde pode proporcionar”.

Na primeira noite apresentaram-se os grupos Nosso Swing, Legião e Rodrigo Barreto.

 

Pó Pegá

O sábado também atraiu um grande público que, além de conhecer e aproveitar as atrações gastronômicas, curtiu diversos estilos musicais como pop rock com Bizzarrê, pagode com Em Cima da Hora, Tchelo e ainda o grande show nacional com Eric e Matheus, mostrando o que há de melhor no estilo sertanejo universitário.

Esta edição da Festa do Milho Verde contou com apoio da Casan; Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento de Eventos – IBADE; Sicredi; Prefeitura Municipal; BRDE; Governo do Estado através do Funturismo; Plaza Caldas da Imperatriz e Fetaesc.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário