terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeitura realiza Concurso Cidadão e Cidadã Samba

 Fotos: Mauro Vaz

 

O evento escolhe os melhores passistas do carnaval. O corpo de jurados é formado por jornalistas.

 

No sábado (18/02), durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Florianópolis, no sambódromo, haverá o “Concurso Cidadã e Cidadão Samba 2012”. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria Executiva de Comunicação Social e SETUR, com apoio da Agência Propague. O evento elege os melhores passistas da Folia de Momo. O resultado será divulgado na segunda-feira à tarde, com apuração na passarela Nego Quirido.

 

O título atual pertence a Gianne Abbott, da Copa Lord, e  Ricardo Gomes, da Protegidos da Princesa. O regulamento permite que a dupla vencedora seja formada por representantes de entidades diferentes.

 

Devido aos compromissos profissionais no exterior de Gianne, a escola do morro da caixa vai para a passarela com o casal Michele Crispim e Negro Gê. A Protegidos da Princesa aposta em Ricardo Gomes e Juliana Vieira. A unidos da Coloninha busca reaver o título, conquistado nas duas categorias  em 2010, com  Lissá Costa e Léo Cunha.      

 

As escolas de samba Consulado e União da Ilha da Magia não enviaram candidatos à comissão organizadora.

O concurso será realizado em única etapa, no sábado, dia 18. Em traje de fantasia, os concorrentes deverão se apresentar próximo à bateria de sua escola de samba, identificados com as respectivas faixas, de modo a serem vistos pelos jurados, formados por membros da imprensa, que estarão distribuídos em vários setores, ao longo da Passarela Nego Quirido.

 

Premiação

 

Os vencedores do concurso Cidadã e Cidadã Samba receberão faixa oficial correspondente ao posto, a ser oferecida pela Prefeitura de Florianópolis. O casal vencedor receberá individualmente uma premiação no valor de 3 mil reais.

 

 

Os jurados realizarão o julgamento atendendo notas de 5 a 10, não fracionadas, tendo como base os critérios, por ordem de importância: Samba no Pé, Expressão Corporal e Facial, Evolução e Figurino. Os eleitos para os postos de Cidadã e Cidadão Samba, automaticamente, assumirão compromissos estabelecidos pela Comissão Organizadora na Programação Oficial do Carnaval, junto com a Corte de Momo.

 


Protegidos da Princesa

 

Juliana Vieira é bailarina. Aos 25 anos, possui 1.71 de altura e 58 quilos.

Já morou na Rússia, Japão, Turquia e  kazaquistão, países nos quais esteve dançando.

 

Desde 2004 está no mundo do samba. Foi Rainha do Carnaval de São José em 2008, posto que ocupou também em 2010 na cidade  de Biguaçu. Em 2011 foi Rainha do Bloco Berbigão do Boca.

 

 No concurso da prefeitura de Florianópolis terá ao lado o Cidadão Samba 2011 Ricardo Gomes. Aos 25 anos, ele é professor de musculação, ginástica e dança. Com 1.90 de altura e  85 quilos, faz parte do grupo de axé Bahia Viva.

 

Copa Lord

 

Michele Crispim tem a missão de substituir Gianne Abbott, que está às voltas com uma produção na Broadway, em Nova York. Ela foi a Rainha do Carnaval 2011 de Florianópolis. Tem 22 anos, 1.64 de altura e  pesa 55 quilos. Quer retornar ao Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pois teve que trancar a matrícula para ficar uma temporada no ano passado no Japão, dançando como bailarina profissional. Já morou também na Rússia e Turquia.

 

O companheiro de Michele é Jefferson William da Costa, o Negro Gê: 32 anos, 1.80 de altura, pesando 80 quilos. Até 2009, Jefferson trabalhava como auxiliar do carnavalesco Erson Paulo Trindade Pereira, o Paulinho, na produção de carros alegóricos. Depois, deixou a empresa do carnavalesco para seguir como autônomo na área de serralheria, arames e construção de carros alegóricos. Atualmente gerencia  o barracão da Copa Lord.

 

Coloninha

 

Nascida em 19 de maio de 1983, Lissá trabalha numa companhia de shows brasileiros que se apresenta no exterior, e também atua com coreógrafos de renome como Carlinhos de Jesus e Jaime Arouxa. Além disso, colabora nas coreografias da Unidos da Coloninha. Ela tem 28 anos, 1.72 de altura e pesa 60 quilos.

 

 Formada em educação física pela UFSC, Lissá também acumula experiência no mundo do samba. Começou na Unidos da Coloninha em 2000, como coreógrafa. É filha do cantor Sabarah, intérprete da agremiação.

 

O companheiro dela é o coreógrafo, dançarino, ator e cantor Léo Cunha. Aos 37 anos, ele tem  1.84 de altura e 80 quilos. Léo passa  geralmente seis meses fora do país para temporadas na Europa e parte da Ásia, atuando como produtor artístico de espetáculo musical.

 

Natural do Rio de janeiro está na Grande Florianópolis desde 1990. Teve participações em alguns filmes, como é o caso de “Procuradas”, de Zeca Pires e José Frazão, onde atuou como coreógrafo e intérprete de um personagem.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário