quinta-feira, 14 de julho de 2011

ADVB/SC entrega Prêmio Empresa Cidadã na próxima QUINTA (21/07), em Florianópolis

 

Chegou o momento de premiar as dezesseis empresas catarinenses que apresentaram os melhores projetos nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural e conquistaram o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2011. A festa de premiação acontece no próximo dia 21 de julho, às 19h30, no SESC Cacupé, em Florianópolis e promete reunir os representantes das principais companhias que movimentam o PIB do estado.

Para a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares, é sempre uma alegria entregar o Prêmio Empresa Cidadã às empresas que se preocupam em realizar projetos voltados ao bem estar social. “Além de prestigiar aqueles que exercitam a cidadania, queremos dar o exemplo e encorajar outras empresas a realizarem projetos similares”, ressaltou.

 

Grandes corporações como a Eletrosul, a Portobello e a Nexxera estão entre as premiadas e são exemplos de empresas que investiram forte em projetos voltados a responsabilidade social. Para se ter uma idéia, a Eletrosul investiu R$25 mil reais, em 2010, em um único projeto, o “Agricultura Urbana. A Revolução dos Baldinhos” que estimula moradores da comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, a destinarem corretamente os resíduos orgânicos gerados pelas famílias. Já a Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina afirmou que investiu, durante o ano de 2009, cerca de R$ 1,2 milhão em ações voltadas para o meio ambiente. Já a Nexxera investiu, em 2010, aproximadamente 91 mil no “Programa de integração pelo esporte” que oferece aulas de voleibol e futsal para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, bem como cursos complementares à formação educacional e inserção no mercado de trabalho.

 

Além destas, também estão entre as premiadas: Dicave Gartner, ACIJ, Exit Comunicação, FCDL/SC, Baesa, Berlanda, Dudalina, Enercan, FEESC, RBSTV, Lojas Salfer, SESC/SC e Sesi/SC. Este ano, diferente dos anteriores, serão premiados dezesseis trabalhos, tendo em vista que o 14º, 15º e 16º colocados obtiveram a mesma nota.

 

A ADVB/SC também fará a sua parte e doará 50% do valor arrecadado com a venda dos ingressos à Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (AVOS), de Florianópolis.

 

Evento neutralizado

 

Assim como aconteceu na última edição do prêmio Top de Marketing ADVB/SC, em dezembro de 2009, a 13ª edição do prêmio Empresa Cidadã também irá dispor do selo de evento neutralizado, em função da implantação do Programa CarbonOK. A ação é resultado de uma parceria desenvolvida com as empresas Ambiens e EcoFlorestamento. Elas ficarão responsáveis por determinar a quantidade de dióxido de carbono emitido durante o evento, calcular o número de árvores necessárias para a neutralização e, por fim, realizar o plantio das mudas e manutenção do processo neutralização.

 

Segundo Janaína Ribeiro dos Santos, da Ambiens, as principais fontes de emissão de carbono são: consumo de combustíveis (queima de combustíveis), por veículos ligados a organização/realização do evento; geração ou consumo de energia elétrica, disposição final de resíduos sólidos e geração de efluentes.

 

Ao final do processo de quantificação, serão plantadas árvores nativas da Mata Atlântica e a neutralização vai acontecer através da fotossíntese durante o desenvolvimento das árvores que vai acontecer em um período de 18 a 20 anos. “Além da neutralização de carbono, as árvores, por serem nativas e frutíferas, irão auxiliar na ecologia da região mantendo e ampliando o território da Mata Atlântica e também vão servir como fonte de alimento para a fauna do local”, ressalta Janaína dos Santos. “A ADVB/SC vai contribuir com a recomposição da mata atlântica e dos animais em extinção, como o mico leão da cara preta e o papagaio da cara roxa, recuperando e preservando o patrimônio genético da mata”, acrescenta Edson Martinato, da EcoFlorestamento.

 

Vencedores do prêmio Empresa Cidadã 2011 (por categoria)

 

Desenvolvimento cultural

• Empresa: Dicave Gartner

  Case: Voluntariado e Cidadania: Oportunidades que transformam vidas

 

Preservação ambiental

• Empresa: Associação Empresarial de Joinville (ACIJ)

 Case: Consumo Inteligente Energia Elétrica

 

• Empresa: Eletrosul

  Case: Agricultura Urbana. A revolução dos Baldinhos

 

• Empresa: Exit Comunicação

  Case: Exit Comunicação Estratégica. Uma agência Carbon Free

 

• Empresa: FCDL/SC

  Case: Recicla CDL

 

• Empresa: Portobello S.A.

  Case: Sustentabilidade Portobello. Todos comprometidos com o futuro

 

Participação comunitária

• Empresa: Baesa

  Case: Programa Pessoas Especiais

 

• Empresa: Berlanda

  Case: Construindo uma política de responsabilidade social

 

• Empresa: Dudalina

  Case: Projeto Geração de Renda

 

• Empresa: Enercan

  Case: VIDA NOVA Beneficios da Implantação da UHE Campos Novos

 

• Empresa: FEESC (Fundação de Ensino e Engenharia de SC)

  Case: Centros para democratização de informações e negócios (CDIN)

 

• Empresa: Nexxera

  Case: Programa de integração pelo esporte

 

• Empresa: RBSTV

  Case: Campanha do Agasalho - A roupa que não serve mais, serve.

 

• Empresa: Lojas Salfer

  Case: Programa Salfer Solidária

 

• Empresa: SESC Santa Catarina

  Case: Projeto SESC Idoso Empreendedor SC

 

• Empresa: SESI Santa Catarina

  Case: Programa Atleta do Futuro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário