quinta-feira, 14 de julho de 2011

Presidente da Câmara considera positivo o trabalho do 1º Semestre

Na dia 13 de julho, a Câmara Municipal de São José promoveu a última Sessão Ordinária do 1º semestre de 2011. As atividades legislativas deste ano iniciaram com nova gestão sob Presidência de Neri Amaral (PMDB), tendo como Vice, o vereador Lédio Coelho (DEM), e secretários, os vereadores Edilson Vieira (PR) e Méri Hang (PSDB).

Uma das marcas da nova gestão tem sido o investimento na formação dos servidores efetivos, comissionados e terceirizados dos setores administrativos. Todas as sextas-feiras, ao término do expediente, acontece o lanche de confraternização semanal. Já nos dias 09 e 10 de julho, o grupo participou de final de semana de capacitação e integração. Uma empresa de recursos humanos aplicou dinâmicas e conduziu palestras com objetivo de promover harmonia na equipe de trabalho do Poder Legislativo. Outros cursos foram oferecidos para qualificar o trabalho como, por exemplo, o funcionamento de pesquisa e abastecimento de informações do programa legislador que permite o acompanhamento do trâmite das matérias da Câmara.

“Investimos no servidor, seja ele efetivo, comissionado ou terceirizado, para que nos ajudem a tornar o Poder Legislativo mais forte e com muito mais qualidade. Quem sai ganhado é o cidadão e é para ele que trabalhamos”, ressalta Neri Amaral.

A humanização é marca da Câmara Municipal. Para tornar o ambiente ainda mais agradável, está sendo feita a iluminação do entorno, toda por cabeamento subterrâneo, que será integrada com a Praça Arnoldo de Souza. A obra completa a urbanização da área, valorizando ainda mais o Centro Histórico de São José.

O trabalho foi intenso. No primeiro semestre, tramitaram 70 projetos de decreto, a maior parte homologaram termos de convênio. Os projetos de Lei Complementar, de origem do Poder Executivo, foram três que colocaram em trâmite o Plano de Cargos e Salários dos Servidores. Foram 90 projetos de Lei Ordinária e oito projetos de resolução. As matérias apresentadas pelos vereadores foram de diferentes áreas e contemplaram saúde, educação, cultura, esporte e segurança pública.

A aproximação com as comunidades acontecem de diferentes formas. Uma delas é a realização das Sessões Itinerantes, quando a Câmara realiza a Sessão Ordinária nos bairros a cada 60 dias. Neste primeiro semestre, elas aconteceram nos bairros Kobrasol (30/março) e Areias (15/junho). As audiências públicas também são oportunidades de participação e expressão popular. Em 2011 já foram seis audiências de diferentes temas:  a situação do Parque Residencial Potecas em relação as obras do PAC (15/março); alienação de bem público (29/março); situação da BR 101 e diversos problemas decorrentes (28/abril); o caos na saúde pública municipal (31/maio); discussão do Plano Municipal de Saneamento Básico (07/junho) e por último, um debate sobre as enchentes na cidade (12/julho).

Outra forma de aproximação para dar voz as comunidades é o programa da TV Câmara São José “Câmara nas Comunidades” que visita os bairros e ouve moradores sobre os problemas enfrentados no cotidiano. A equipe de reportagem segue para o destino sem pauta definida e deve ouvir o anseio dos moradores que encontra. A TV Câmara também deu vez e voz aos idosos participantes dos grupos da terceira idade.  Uma equipe visita os grupos para conversar sobre temas elencados pelo Estatuto do Idoso. Promover o acesso a administração pública é o mais novo programa da emissora legislativa. Em parceria com os professores da ESAG/UDESC, o programa “Gestão em Foco” debate temas relacionados a gestão pública.

A transparência tem sido uma busca constante da Câmara Municipal. O site oficial do poder legislativo foi remodelado com o objetivo de oferecer mais e melhores informações. O link Transparência ganhou destaque para que o cidadão acompanhe como são investidos os recursos públicos que matem a Casa.

“Somos movidos pelo trabalho e comprometidos com nossa cidade. Cada vereador se dedica da melhor forma possível, nas áreas que considera mais importante. Estamos satisfeitos com o resultado do primeiro semestre e tenho certeza que o segundo será ainda melhor”, analisa Neri Amaral.

O recersso parlamentar encerra no dia 01 de agosto quando será realizada Sessão Ordinária, às 19 horas. Os setores administrativos e gabinetes continuam em funcionamento para atendimento ao público.

 

Foto: Scarlet Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário