sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeitura monta mega operação para combater comércio ilegal de ambulantes

Prefeitura monta mega operação para combater comércio ilegal de ambulantes

Abordagens aos ambulantes irregulares seguirão permanentemente nas áreas Central e Balneários de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis montou uma mega operação, na manhã desta sexta-feira, para combater o comércio ilegal de ambulantes no Centro da Capital. Ao todo, foram 30 guardas municipais, 20 policiais militares, 13 agentes sanitários, além de fiscais da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e Policiais Civis. Segundo o secretário de Governo, Gean Loureiro, que está à frente da operação, a fiscalização seguirá permanentemente nas áreas Central e Balneários de Florianópolis.

As abordagens aos ambulantes irregulares, que fazem parte da Operação Verão 2011/2012, começaram por volta das 6h da manhã. Já nas primeiras horas, um grupo de equatorianos, menores de idade, foram recolhidos com bolsas e roupas e encaminhados à Polícia Federal. Além disso, muitas frutas como morango e maçã, foram apreendidas por não apresentarem procedência adequada. “As embalagens se quer apresentavam validade do produto” disse Ivan Couto Júnior, diretor da Guarda Municipal. Segundo ele, o prefeito assinou um decreto dando permissão à Guarda para recolher produtos irregulares.

Para o secretário Gean Loureiro, o mais importante é a união de forças. “Com todas as forças de segurança unidas, somos mais fortes” disse. Segundo ele, os ambulantes não credenciados pela Prefeitura de Florianópolis, praticam uma concorrência desleal com o comércio regular, que paga seus impostos e cria empregos.

Na divisão de tarefas, os fiscais da Sesp farão as inspeções, assim como os vigilantes sanitários. Se constatado irregularidades, a Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, fará a apreensão dos produtos. A Polícia Civil agirá de forma investigativa, para buscar os fornecedores desses produtos. Já a Polícia Federal, fará a apreensão de estrangeiros que estão de forma ilegal no país.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Hamilton Pacheco, foi criado um grupo da Guarda Municipal, específico, para o combate aos ambulantes ilegais. Segundo ele, 12 guardas agirão, todos os dias, em áreas de comércio irregular.

Os produtos apreendidos serão doados, caso estejam apropriados para consumo. Quanto aos que apresentam procedência desconhecida, com risco à saúde pública, serão destruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário