quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lançamento da cartilha A Lontra Tupi na Semana do Meio Ambiente em Florianópolis

 

 

 

        Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente em Florianópolis, o Instituto Ekko Brasil lançou nesta quarta-feira (08/06) a cartilha de educação ambiental A Lontra Tupi, escrita pelo pesquisador Carvalho Junior e pela pedagoga Michele Birolo e que será utilizada para ações desenvolvidas pelo Projeto Lontra, principal programa do Ekko Brasil, considerado referência nacional em pesquisa e conservação do animal.

Com a participação de alunos de três escolas do Sul da Ilha de Santa Catarina, o evento, realizado sede do Parque da Lagoa do Peri, teve também uma apresentação especialmente criada para o evento pelo grupo Dale Circo. Tendo como personagem principal o filhote de lontra Tupi, que foi resgatado e entregue para o projeto, onde foi recuperado e vive até hoje, a cartilha foi editada pela PalavraCom e será distribuída gratuitamente.

A concepção da cartilha, além da apresentação de conceitos e temas para discussão em sala de aula, privilegia a interação das crianças, com jogos e brincadeiras de cunho educativo. “Foi bem legal, principalmente porque não sabíamos que a lontra é um animal que vive tão perto da gente”, disse Ester de Sales, 11 anos, aluna da escola municipal Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha e que participou do lançamento.

Segundo Carvalho Júnior, um dos objetivos da cartilha era suprir a falta de material no Centro de Visitação e Educação Ambiental, mantido na sede da ONG e que é aberto à comunidade e também às escolas de Florianópolis. “A maioria dos visitantes são estudantes, que recebem orientações multidisciplinares visando não só a conservação da lontra, mas do ecossistema da Lagoa do Peri e de todo o meio ambiente”, ressaltou.

A lontra – Ameaçada de extensão, a lontra habita várias regiões da Ilha de Santa Catarina, como a Lagoa do Peri. Há 25 anos, o Instituto Ekko Brasil criou o Projeto Lontra, que desenvolve um importante trabalho de pesquisa, estudo dos hábitos dos animais, contribuindo para a sua conservação. Na sede do Instituto é mantida o Centro de Recuperação e Conservação de Lontras, o único do país credenciado pelo Ibama para receber este animal de órgãos ambientais, tratá-los e mantê-los em cativeiro. Atualmente vivem no local seis espécimes de lontra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário