segunda-feira, 6 de junho de 2011

Figueirense vira documentário inédito em rádio

O Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo da Estácio de Sá (SC) traça a trajetória da equipe no retorno à série A do campeonato brasileiro
        A acadêmica da última fase do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá (SC), Bruna Cassilha Correa, lançará na próxima segunda-feira (13 /06), no laboratório de rádio da instituição, às 20h30, um documentário radiofônico intitulado "Avante, Figueirense - O Retorno à Série A". O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a trajetória do Figueirense Futebol Clube durante todo o ano de 2010, que resultou no retorno à elite do futebol nacional. A equipe permaneceu por dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro.

A aluna, sob a orientação do professor Ricardo Medeiros, levou quatro meses para produzir o documentário de 23 minutos, que tem por objetivo registrar este momento histórico, além de homenagear o clube e torcedores.

A campanha que o "Furacão" fez em 2010 é contada através de depoimentos de diversos personagens, entre eles os meias Fernandes e Maicon, o atacante Reinaldo e o goleiro Wilson, escolhidos pela acadêmica por serem alguns dos jogadores mais importantes para que o objetivo do retorno fosse alcançado. O ex-técnico do acesso, Márcio Goiano, também deu depoimentos. Além das entrevistas, o trabalho reúne trilhas, cantos da torcida, hinos do clube e narrações de jogos cedidas pelas rádios CBN Diário e Guarujá.

Torcedores, jornalistas esportivos, dirigentes do clube e o presidente da Torcida Organizada Gaviões Alvinegros, Carlos Laus, conhecido como Bola, igualmente ilustram o TCC, que contempla a trajetória do clube desde a queda para a segunda divisão, em 2008, até o último jogo do time na Série B, em 27 de novembro de 2010.

O Figueirense conquistou a vice-liderança da Série B de 2010, com 67 pontos. Em 38 jogos somou 19 vitórias, 10 empates e nove derrotas. É um dos mais antigos de Santa Catarina - completará 90 anos um dia antes do lançamento do documentário, 12 de junho. Tem a maior torcida do Estado, 15 títulos de campeão catarinense e foi o primeiro time de Florianópolis a chegar a uma final nacional, sendo vice-campeão da Copa do Brasil em 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário