quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festa do Divino Espírito Santo 2011

Conta a história que em 1296, Isabel de Aragão, rainha de Portugal, recebeu do Espírito Santo uma graça que trouxe paz à sua família, que sofria com grandes conflitos internos. A Rainha Isabel havia feito uma promessa: se a situação fosse contornada, ela mandaria fazer uma cópia da Coroa do Império, colocando no alto dela o símbolo do Divino (a pomba); e que a mesma haveria de peregrinar, se possível, o mundo inteiro, arrecadando donativos em benefício da população necessitada. Foi assim dado início a uma tradição secular, que entre nós é respeitada desde que aqui aportaram os imigrantes açorianos.

Na Grande Florianópolis, cerca de 20  comunidades demonstram a cada ano sua devoção, com a realização dessa festa de culto católico e tradição cultural. No centro da cidade, quem a promove é a Irmandade do Divino Espírito Santo, entidade aqui fundada há 238 anos.

Neste ano, toda a renda obtida com a festa irá para a obra da nova sede do Centro de Educação Infantil Girassol, que hoje presta atendimento a 250 crianças de um ano e meio a seis anos de idade, 11 horas por dia, em regime integral de creche e pré-escola. Com as novas instalações, terá condições de aumentar muito o número de crianças atendidas com alimentação completa, formação pessoal, psicossocial e educativa.           

De 9 a 12 deste mês acontece a tradicional Festa, com uma novidade: neste ano será no pátio da Irmandade, na Praça Getulio Vargas, com entrada ao lado da Capela do Divino.

São quatro dias de diversão, com praça de alimentação, jogos, apresentações musicais e folclóricas, espaço das crianças e muito mais, para toda a família.

Mais informações no site: www.divinafesta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário