quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ministro dos Transportes deve explicar obras na BR-101 Norte

Deputado Paulo Bornhausen protocolou pedido de informações no Ministério

 

O líder do Democratas na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), protocolou nesta terça-feira, 14, um requerimento no qual solicita ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informação sobre as obras executadas rodovia BR-101 Norte. Bornhausen pede esclarecimentos sobre conteúdo dos contratos firmados entre o Governo Federal e a Auto Pista Litoral Sul S.A., concessionária responsável rodovia. 

 

Segundo Bornhausen, falta compromisso do Governo Federal. "Apesar de Santa Catarina possuir inúmeras rodovias federais em seu território, o Governo não tem efetuado as obras necessárias para conservação, gerando inúmeros acidentes fatais", diz o parlamentar. O requerimento baseia-se em um estudo apresentado esta semana pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no qual são apontadas negligências em relação ao atual estágio das obras na BR-101 Norte.

 

Contorno viário

 

Bornhausen quer esclarecer os atrasos na obra do contorno rodoviário de Florianópolis, com 47 km, que deveria ser entregue em 2011, mas nem começou. O projeto já tem as autorizações ambientais outorgadas, mas poderá ser encurtado.

 

Uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permitirá à Auto Pista Litoral Sul elaborar outro projeto para a rodovia de contorno com apenas 24 Km. "Qual a justificação do parecer da ANTT para tal alteração?", indaga Bornhausen. O contorno viário é a esperança da população da Grande Florianópolis para desafogar o trânsito pesado na BR-101.

 

Trânsito pesado

 

Ainda nesta terça-feira, Bornhausen encaminhou um ofício ao diretor-geral da ANTT, Bernardo Gonçalves, para solicitar a intervenção da agência junto à concessionária com objetivo de obter a implantação imediata de melhorias na BR-101 Norte.

 

No ofício, o parlamentar pediu atenção prioritária para que fossem realizadas ações de manutenção do Trevo Itajaí-Blumenau e construção de pistas marginais especialmente em Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes. Na região, a rodovia é usada por caminhões para o transporte de carga pesada para o complexo portuário do Rio Itajaí-Açu. "Essas obras estão previstas no contrato entre a ANTT e a concessionária e são todas imprescindíveis e urgentes para economia do estado de Santa Catarina", lembra Bornhausen.

 

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