quarta-feira, 10 de março de 2010

Drogas e acidentes são temas em escola pública

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Detran de Santa Catarina, Guarda Municipal de Florianópolis, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal apresenta nesta sexta-feira (12), na Escola Básica Osvaldo Galupo no Morro do Horácio, diversas ações educativas para a conscientização e prevenção de acidentes.

Entre as ações, está o Concurso de Desenho e Redação, em sua quinta edição, promovido pela Guarda Municipal em 36 escolas da prefeitura. Com o tema: "Pedestre consciente não sofre e não causa acidentes", mais de 7 mil alunos do 1ª ao 4ª ano podem participar do concurso. O resultado será divulgado na semana nacional do trânsito, em setembro. Os quatro melhores desenhos e redações receberão como prêmio brinquedos e presentes.

A Guarda Municipal também vai esclarecer possíveis dúvidas sobre o comportamento adequado das crianças no trânsito. Para a Guarda Municipal, Tais Marques do setor de Educação, “além de conscientizar as crianças sobre o seu papel no trânsito, este tipo de atividade educativa apresenta a corporação para as comunidades, mostrando seu papel preventivo e social”.

O Brasileirinho

A Polícia Federal também apresentará aos alunos da EBM Osvaldo Galupo, o manual “O Brasileirinho”, um dos principais instrumentos de orientação contra a violência e o uso inadequado de drogas do Programa Nacional de Prevenção as Drogas. O informativo foi lançado nesta quarta-feira (10) na sede da PF em Florianópolis, e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, e alunos da Escola Básica Vitor Miguel de Souza. O material com informações preventivas será distribuído em toda a rede de escolas da prefeitura.

Para o professor Charles Schnorr, responsável pelas ações de prevenção da SME, “a Educação, a Fiscalização e a Engenharia de Tráfego, são os três setores responsáveis que devem ser analisados ao considerar o funcionamento do sistema de trânsito”.

Conscientização

O projeto Bombeiro-Mirim, iniciado em 2007, também volta a funcionar este ano e deve formar a sexta turma desde o início do curso. Para o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, Ten. Cel. Evandro Carlos Gevaerd, a “prevenção inteligente se faz através da educação”. Com o objetivo de promover a orientação preventiva e vocacional, o projeto busca também valorizar a cidadania e a auto-estima dos participantes, tendo sempre como tema central as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros. Desde 2009, o projeto já formou mais de 2 mil crianças.

O projeto de formação de professores é realizado desde 2006 e já formou mais de 500 profissionais da educação para saber agir em situações de emergência, bem como, atuar e construir conceitos de prevenção no ambiente escolar e nas comunidades. Os cursos são ministrados por profissionais e voluntários do Corpo de Bombeiros de Florianópolis e Professores e estagiários da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário