sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Para aumentar vendas, comércio catarinense amplia horário nas semanas que antecedem Natal

Para aumentar vendas, comércio catarinense amplia

horário nas semanas que antecedem Natal

Incentivados pela FCDL/SC e CDLs, lojistas abrirão portas até mais tarde nas principais cidades do estado

 

Na tentativa de aumentar as vendas em um ano em que o movimento no comércio não foi dos melhores, os comerciantes das principais cidades de Santa Catarina apostam no Natal e ampliarão o horário de atendimento nas semanas que antecedem a data. Por todo o estado, os lojistas abrirão as portas até mais tarde incentivados pela Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) e CDLs locais. Em alguns municípios a programação especial já iniciou, mas na maioria a mudança começa neste fim de semana. 

Blumenau, Braço do Norte, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha e Tubarão são algumas das cidades onde as lojas ficarão abertas algumas horas a mais a partir desta semana. De acordo com Sérgio Medeiros, presidente da entidade varejista, a iniciativa é oportuna para facilitar as compras pelos consumidores e ajudar no fechamento das contas de 2013. “Essa alteração permite que os clientes tenham mais tempo para escolher os presentes natalinos e os comerciantes possam faturar um pouco mais neste ano que deixou a desejar”, enfatiza.

Medeiros acrescenta que a estimativa de crescimento do varejo, que era de 4% para este ano, foi revista para 2% no meio do ano e hoje a FCDL trabalha com a possibilidade de crescimento zero ou até negativo.

Na capital catarinense o comércio de rua está aberto até às 20h desde segunda-feira (2). Para o empresário João Batista Lohn, presidente da CDL de Florianópolis, a flexibilidade no horário facilita para todos os envolvidos. “As pessoas saem do trabalho e ficam mais tranquilas para correr o comércio e os vendedores têm mais tempo para atender melhor e dar mais atenção aos clientes”, afirmou.

 

Vestuário lidera preferência de presentes no Natal

Pesquisa Mapa/FCDL aponta que tíquete médio será de R$ 112,40, valor 9% abaixo do previsto em 2012

 

Itens de vestuário, com 71,6%, seguidos por brinquedos, livros, CDs e DVDs (57,1%) e por chocolates e artigos de bomboniere (54,6%) são os preferidos pelos catarinenses para presentear no Natal. Os números estão em pesquisa Mapa/FCDL com consumidores dos 20 municípios de maior Índice de Potencial de Compra (IPC).

Entre os 504 entrevistados pelo Instituto Mapa, 90% disseram que pretendem comprar presentes – no ano passado, o índice era de 86%. Metade (51%) considera a possibilidade de adquirir mais de cinco itens.

O tíquete médio apontado pelo levantamento ficou em R$ 112,40, cifra 9% menor que os R$ 123,70 do ano passado. Entre os entrevistados, 37% dizem que gastarão até R$ 50 – sendo este o valor mais citado na pesquisa. 26,8% têm intenção de gastar de R$ 51 a R$ 100 e 14% despenderão de R$ 101 a R$ 200.

Contrariando tendência de crescimento verificada na maior parte do país, o catarinense prefere comprar seu presente de Natal em lojas físicas – 53% declararam que irão às lojas tradicionais ou ao comércio de rua. Outros 30% devem fazer suas compras nos shoppings centers. Somente 4% preferem a internet.

“O catarinense escolhe o comércio tradicional certamente pelo bom relacionamento que tem com o lojista. O relacionamento hoje é tudo”, resumiu Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC. Para ele, a fidelização é o segredo da preferência pelas compras tradicionais.

 

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