sexta-feira, 24 de maio de 2013

Evento com adoção de animais marca aniversário do projeto "Cão Terapia"

Interessados em adotar cães e gatos retirados de situações de maus-tratos pela Diretoria de Bem Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, poderão participar da festa comemorativa aos 6 anos do projeto “ Cão Terapia”. O evento acontece neste sábado (25), das 13 às 18 hs, no Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis, onde fica o canil municipal, na SC-401, ao lado do cemitério do Itacorubi.  O projeto foi criado pela Organização Bem Animal (OBA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Cerca de 80 animais de idades, tamanhos, cores e temperamentos variados estarão disponíveis para adoção por parte das pessoas que atenderem aos critérios exigidos. É que para credenciarem-se a adotar cães e gatos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, apresentar RG e CPF e preencher termo de responsabilidade após entrevista. Quem residir em apartamento e quiser levar um gato para casa também precisa ter rede de proteção nas janelas e sacadas.

Vale informar que todos estes animais são desverminados, e que os filhotes maiores de seis meses e os adultos são castrados. E, ainda, que alguns animais têm pequenas deficiências e que os cães da raça Pitt Bull já foram socializados, estando aptos ao convívio familiar.

O projeto

O projeto “Cão Terapia” foi implantado em razão da necessidade de exercitar, distrair, socializar e, principalmente, preparar os animais resgatados pela Diretoria de Bem Estar Animal para a adoção. O trabalho conta com a participação de em média 60 voluntários que se encontram todos os sábados à tarde sem chuva, no Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Fabiana Bast, o nome “Cão Terapia” surgiu da intenção de se fazer terapia com os animais que precisavam ter contato com pessoas para diminuir seus traumas e ficar menos estressados e mais confiantes, e assim aumentar suas chances de adoção. “Mas acabou virando terapia para os humanos também, ajudando pessoas que perderam seus animais ou com depressão, por exemplo. Esse é um dos nossos retornos mais legais”, relata Fabiana.

Aproveitando a oportunidade, cabe ressaltar que a Diretoria de Bem Estar Animal resgata animais somente de Florianópolis que foram vítimas de maus-tratos denunciados em delegacia e posteriormente confirmados. Afinal, abandonar animais é crime federal.

Mais informações podem ser obtidas através dos fones (48) 9114-2537 / 9111-7011, pelo e-mailoba@obafloripa.org ou pelo site www.obafloripa.org . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário