terça-feira, 17 de abril de 2012

Cavalgada da Paz lança 40º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos

 

Ao completar quatro décadas, o CTG Os Praianos se prepara para, no próximo sábado (21/04), às 08 horas, realizar a tradicional cavalgada de lançamento do 40º Rodeio Nacional e Festa Praiana, que acontecem de 28 de abril a 06 de maio, em São José, Grande Florianópolis (SC). Cerca de 600 cavaleiros deverão percorrer um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros, com três horas de duração.

 

            A convite do CTG Os Praianos, o mundialmente conhecido cowboy americano Monty Roberts, "O Encantador de Cavalos", irá participar da abertura da cavalgada, cuja concentração será na sede da entidade, localizada na Rua Vidal Vicente de Andrade, nº 72, no bairro Forquilhinhas. Os participantes serão recepcionados a partir das 06h30  com o tradicional café da manhã e, antes de iniciarem o percurso, também receberão a benção do padre da paróquia local. Com o objetivo de valorizar a cultura gaúcha, o patrão Evilásio de Oliveira Souza recomenda que todos os participantes estejam "pilchados", embora não seja obrigatória a vestimenta tradicional.  

 

            Este ano, a cavalgada percorrerá a Rua Arthur Mariano até o viaduto da BR 101, seguindo pela Rua Luis Fagundes até a Beira Mar de São José. Na altura da Loja Cassol retornarão pela Avenida Presidente Kennedy até a Casan, seguindo pela Rua João Grumiche até o Viaduto da BR 101, percorrendo a marginal da BR 101 até o trevo de Forquilhinhas e retornando ao CTG Os Praianos novamente pela Rua Arthur Mariano. A espera dos participantes, no salão principal, será servido um almoço campeiro, acompanhado de uma costela assada em fogão de chão. Os ingressos para o almoço típico gaúcho serão comercializados, apenas no local, ao valor de R$ 30,00 (trinta reais) por pessoa.

  

O Encantador de Cavalos

 

            Após prestigiar a saída dos cavalarianos, Monty Roberts concederá uma entrevista coletiva aos veículos de comunicação, para falar sobre o seu método revolucionário de adestramento de cavalos, denominado Join Up. Ele fará uma única apresentação dia 29 de abril, às 17h, durante a programação do 40º Rodeio do CTG Os Praianos, quando então irá adestrar, por meio de sua técnica, quatro cavalos da raça Crioulo, provenientes da Estância Guapuruma, localizada em Navegantes (SC), de propriedade de André Narciso Rosa.

 

            Defensor da doma racional, sem o uso da violência, Monty Roberts tinha 13 anos quando seguiu sozinho para o deserto de Nevada, nos Estados Unidos, e passava horas em silêncio observando a "linguagem não-verbal" dos cavalos selvagens da raça Mustang. Ele revela que percebeu a linguagem corporal dos equinos para se comunicarem, estabelecendo limites, mostrando o medo e contrariedade, bem como o relaxamento e a afeição. O mesmo afirma que entendeu que utilizando essa linguagem silenciosa, seria possível uma relação entre cavalos e seres humanos.    

    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário