quarta-feira, 25 de julho de 2012

De olho na obra: união entre comerciantes e poder público acelera projeto no centro da Capital

 

A realização de uma obra em uma das principais ruas do comércio de Florianópolis poderia trazer muitos contratempos tanto para quem executa quanto para os lojistas que veem seu movimento cair. No caso da revitalização da rua Jerônimo Coelho, estes problemas não foram evitados, mas os transtornos diminuíram devido a união entre comerciantes e o poder público. Desde o inicio dos trabalhos na via, a CDL de Florianópolis e os lojistas realizam em conjunto com a Prefeitura o monitoramento da execução.

Graças a iniciativa, a empreiteira responsável pelo projeto deve concluir nesta semana as obras no primeiro trecho da via, da esquina com a Tenente Silveira ao calçadão da Felipe Schmidt. A etapa corresponde a 30% do projeto que prevê a pavimentação e drenagem de 2.880 m2 da rua. A transformação paisagística, ainda que parcial, da via já é comemorada pelos comerciantes locais.

Luiz Alvarenga Guidugli, proprietário de uma loja de variedades há 16 anos na Jerônimo Coelho, elogia o que foi feito até aqui e projeta o aumento da clientela. “Tivemos uma retração no faturamento no período das obras, mas isso vai ser muito mais do que compensado quando a rua estiver 100% concluída. Só com a finalização deste primeiro trecho já devemos sentir a diferença nos próximos meses”, afirma ‘Guido’, como é conhecido. Ele acompanhou os trabalhos desde o início e participou das reuniões semanais realizadas pela CDL de Florianópolis, com representantes do poder público e da empresa executora. Segundo o comerciante, esses encontros foram fundamentais para o bom andamento dos trabalhos.

A opinião é compartilhada pelo engenheiro civil da Prefeitura, Daniel Fernandes, fiscal da obra. “O trabalho intenso da CDL de Florianópolis de informar os lojistas sobre o ritmo das obras e procurar resolver os problemas existentes durante a execução nos ajudou muito e deu maior tranquilidade para tocar o projeto. As frequentes reuniões fazem com que os trabalhadores do comércio compreendam os transtornos momentâneos”, expõe.

Encontros acontecem toda terça-feira – Como tem sido desde o início dos trabalhos, nesta terça-feira (24), os lojistas reuniram-se com representantes da administração municipal e da empresa responsável pela obra. Durante o encontro, que contou com a presença do secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, eles discutiram o cronograma. A previsão é de que na próxima semana iniciem a pavimentação e drenagem do trecho da rua Jerônimo Coelho que corta a Felipe Schmidt e depois na primeira quinzena de agosto a execução seguirá até o entroncamento com a rua Conselheiro Mafra. Segundo Américo, como o cronograma está adiantando em torno de 20 dias, a ideia da Prefeitura é manter a aceleração e acabar antes do mês de novembro, como previsto no contrato.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário