segunda-feira, 7 de maio de 2012

Termina grande rodeio dos Praianos

 

                       

Terminao grande Rodeio Nacional dos Praianos

 

Foramnove dias de muita festa, competições artísticas e campeiras e visitasilustres. Tudo para comemorar os 40 anos do maior Centro de TradiçõesGaúcha de Santa Catarina

 

 

Terminou neste domingo (06/05), o 40º Rodeio Nacional do CTG OsPraianos. Mais de 80 mil pessoas passaram pelo parque de eventos daentidade localizado em Forquilhinhas, São José, na Grande Florianópolis(SC). Nos nove dias de festa, foram realizados dezenas de shows, queembalaram o público até o amanhecer. Na cancha de laço, a busca por doiscarros e duas motos zero quilômetro, joias, novilhas, entre outros, alémde premiação em dinheiro e troféus, garantiram a presença dos principaislaçadores do país. A disputa das invernadas artísticasmovimentaram ossalões da entidade e atraíram famílias inteiras para torcer. Desdesexta-feira (04), parte do estacionamento do CTG Os Praianos tornou-se acasa de muitos destes competidores vindos de diversas cidades catarinensee gaúcha.

 

RS, SC e PRdividem a premiação máxima do rodeio

Osdois carros foram divididos entre competidores dos três estados do Sul dopaís

Ser peão de rodeio, é hoje, como ser um atleta profissional. Osgrandes nomes estão participando das maiores competições do país em buscados grandes prêmios. Este ano, ao comemorar 40 anos, o CTG Os Praianostinha como premiação dois carros e duas motos zero quilômetro e diversosprêmios. Isso atraiu dezenas de laçadores de outros Estados, dentre eles,os melhores do país.

Marcus Ferrari (26), de Santa Maria, Rio Grande do Sul, foi um dosganhadores dos dois carros. Ele dividiu o carro faturado no laço “TaçaCidade de São José”, que era disputado em duplas, com outros sete peões.Os vencedores foram: Marcus Ferrari e Guilherme Damke (RS); Sivinho Neto eEdinho Borges (SC); Alexandre Dutra e Davi Medeiros (SC) e Ricardinho eGilmar dos Santos (PR).

O segundo carro foi para o Laço Força A. Nesta modalidade os peõescompetem em equipe de quatro pessoas. Como o regulamento da competiçãotermina em doze armadas, o prêmio foi dividido em duas equipes. Uma delascomposta por Marcus Ferrari, Cristiano Mello, César Araújo e GuilhermeDamke, todos de Santa Maria. A outra equipe foi formada por Alan e Thaiane Gilson e Fábio Santos, de Espumoso, também no Rio Grande doSul.

 

Grandescampeões

Juntos,os ginetes Gilson Alves dos Santos, Fabio Santos, Alan Soares e ThaianÁvila já ganharam mais de 150 motos, 45 carros e seiscaminhonetes.

Participando pela primeira vez de um rodeio promovido pelo CTG OsPraianos, Gilson Alves dos Santos, 30 anos, é de Espumoso (RS). Sozinho,já ganhou dez carros, duas caminhonetes e mais de 50 motos. Ele conta quecomeçou a laçar aos seis anos, com 12 anos participou pela primeira de umacompetição e aos 15 anos ganhou o primeiro carro em um rodeio em Marau(RS). Já Alan Soares e Thaian Ávila são considerados pelo companheiro deprova como “a dupla dos sonhos”. Ambos com 21 anos, eles já ganharam 32carros, quatro caminhonetes e, como afirmam eles “paramos de contar quandoganhamos a centésima moto”.

Alan Soares veio de Nova Santa Rita (RS) e conta que começou a laçar comvaca parada aos quatro anos de idade. Aos oito se consagrou campeãoestadual do Rio Grande do Sul. Com 11 anos, em um rodeio em Vale Verde(RS), ganhou o primeiro carro. Já Thaian Àvila é de Colinas (RS), ecomeçou a laçar aos dois anos de idade, também com vaca parada. O primeirocarro que ganhou foi aos 12 anos, em um rodeio em Passo Fundo (RS). Essadupla certeira também já ganhou, em 2008, a premiação máxima no RodeioInternacional de Vacaria (RS), Thaian também já ganhou, em 2009, a TaçaCidade de São José, no 37º Rodeio do CTG Os Praianos. “Onde tem laçocomprido, nós estamos lá”, afirma Alan. De acordo com ele, esse dom poderáultrapassar as fronteiras do país. “Recebemos um convite para nosapresentarmos nos Estados Unidos, porque lá eles não conhecem o tiro delaço. Estamos contentes com essa possibilidade”, concluiThaian.

 

Gineteadafoi a última prova do Rodeio

Após dois dias de montarias, com duas horas de duração nasexta-feira e mais duas horas no sábado, sagraram-se vencedores osseguintes ginetes:

1º lugar:Rafael Safons, de Alegrete (RS), que só neste ano ganhou dois carros e,com o título de hoje, atinge a marca de dez motos. Em 2º lugar DarciRenato Petin, de Canoas (RS), desde 1995 participa dos rodeios realizadospelos Praianos, em 3º lugar, Reginaldo dos Santos, de Tijucas (RS), em 4ºlugar, Arthur dos Santos Padilha, de Passo Fundo (RS), campeão do RodeioInternacional de Vacaria de 2010 e, em 5º lugar, Marcione dos Santos, deTijucas, representando o ginete Fernando Guimarães, de Pelotas (RS), quese machucou na fase classificatória. Ao todo, 60 ginetes participaram dacompetição.

 

Destaque noDesafio RS e SC na gineteada para prendas

Erlita MendesGonçalves, de Caxias do Sul (RS) fez a gineteada de abertura no sábado e ade encerramento, neste domingo, último dia, do 40º Rodeio do CTG OsPraianos. Ela também conquistou o 1º lugar na gineteada feminina. O 2ºlugar ficou com Lardini Azambuja da Silva (SC). O narrador foi PatrickFreitas.

 

Novas provas emuita emoção

Paraquem cultiva a tradição gaúcha, a inclusão de uma nova modalidade numrodeio é sempre algo a ser comemorado. Foi assim quando, há mais de 20anos, Israel Cunha, vendo muitas crianças sem ocupação nos rodeios, teve acriatividade de montar um cavalete em formato de uma vaquinha, conhecidocomo “Vaca Parada”. Hoje a criançada inicia a prática do laço nestamodalidade para depois partirem aos treinos e se tornarem futurosprofissionais do laço.

Nesteano, o rodeio inovou mais uma vez e criou a Vaca Parada Casal. Nela oscompetidores tem, obrigatoriamente, que possuir uma união matrimonialconstituída. É o caso de Marlon Fernandes e Michele Oliveira que estãojuntos há 10 anos. Michele, 36 anos, disse que há 20 anos não laçava.“Nasci numa família tradicionalista e hoje estou todo final de semanaacompanhando meu marido em rodeios, mas desde os 16 anos nãolaçava. Senti uma adrenalina e umaemoção indescritível ao ver as pessoas torcendo por mim”. A filha deles de6 anos não laça mas, segundo a mãe, “é uma excelente cavaleira”. Depois deconverter três armadas seguidas, Michele não conseguiu converter a últimae acabou ficando com o 2º Lugar. “Esta prova foi maravilhosa. Me deu atévontade de começar a laçar”, afirma ela. Marlon não conseguia expressar afelicidade em competir numa prova ao lado da esposa. “Ela é minhacompanheira. Está comigo em todos os rodeios. Me apoia, me incentiva e,agora poder laçar junto com ela, é muito gratificante”. Em primeiro lugarficou Rivaldavio Granemann e Eliana Castro e o terceiro lugar ficou comMaurício e Patrícia Cardoso. Ao todo, seis casais participaram dacompetição e todos aprovaram a ideia.

Pelaprimeira vez, também aconteceu a prova Laço Seleção de CTG Feminina. Quemrepresentou os Praianos foram as irmãs Rafaela e Roberta Callegari,Priciani e Cristiani Cruz, Priscila Goetter, Cristiane Warmling, KarinaMelo, Michele Ramos, Luysa de Castro e Mariana Borges. Todas são sócias daentidade e já consagradas campeãs do laço em rodeios do Brasil. SegundoEliane de Castro, uma das grandes incentivadoras das meninas, “há anos asmulheres do CTG reivindicavam a participação de uma equipe composta apenaspor mulheres, pois nos últimos tempos as prendas estão conquistando váriosprêmios”.

 

Leilão deCavalos

Sucessoabsoluto no leilão realizado pela Cabanha Venâncio Amorim no último sábado(05), durante o rodeio dos Praianos. Todos os 23 animais colocados à vendaforam comercializados.

Assimcomo nesta edição, em 2013, será realizada a “Taça Venâncio Amorim”. Nacompetição podem participar apenas cavalos adquiridos na cabanha. Oprimeiro lugar leva pra casa uma moto zero quilômetro. Este ano foram 11competidores e, após uma acirrada disputa, Benicio Warmling do CTG OsPraianos e Alexandre Mauro Dutra do CTG Coração do Vale, de Gaspar (SC),pararam em 32 armadas e dividiram o prêmio.

 

Praçade alimentaçãoé sucesso de público no 40º Rodeio do CTG OsPraianos

Afarta gastronomia atendeu a todos os gostos, servindo café da manhã,almoço, jantar, lanches e guloseimas

 

O 40º RodeioNacional do CTG Os Praianos teve atração não somente para ostradicionalistas participantes das provas campeiras e artísticas, mastambém para os milhares de visitantes que puderam saborear a fartagastronomia da praça de alimentação que serviu desde a tradicional comidacampeira até os mais variados lanches e guloseimas.

O movimento nas cerca de 40 barracas foi intenso durante o dia e ànoite. Enquanto eram realizados dezenas de shows de grupos de músicatradicionalista no Galpão Multiuso, as famílias aproveitavam para saborearas delícias e encontrar os amigos.

Além das barracas de alimentação, os organizadores do rodeiodisponibilizaram espaço para outros comerciantes de artesanato, roupas,calçados, chapéus, bijuterias, brinquedos, fotos na hora, móveis e imóveise, entre tantas outras coisas.

Para a maioria dos comerciantes tanto da praça de alimentaçãoquanto de outros produtos, o movimento foi excelente. De acordo com assócias Rosilaine dos Santos e Luciane Prado, que vieram de Florianópolispara participarem pela primeira vez tirando fotos dos visitantes em umrodeio, o resultado superou a expectativa. “Foi um sucesso total,precisamos solicitar ao nosso fornecedor mais material fotográfico”,declarou Rosilaine.

Os senegaleses Djiby Samb e Abdoulaye Sakho, que há três mesesmoram no Brasil, em Florianópolis, e que também pela primeira vezparticiparam de um rodeio vendendo artesanato senegalês, o movimento foimuito bom. “Aqui tem artesanato da cultura tradicionalista dosbrasileiros, mas os visitantes também gostaram do nosso artesanato”, disseDjiby enquanto vendia uma onça e um tigre esculpidos em uma madeira típicado Senegal.

 

 

Show deabertura do 40º Rodeio do CTG Os Praianos encanta opúblico

Surpresa eemoção marcaram a abertura do evento, assistida por milhares de visitantese tradicionalistas provenientes de todo o país

 

A aberturaoficial do 40º Rodeio Nacional do CTG os Praianos, que aconteceu na últimasexta-feira (4), emocionou o público que veio ao evento.Foram cercade 150 pessoas envolvidas em toda a organização que proporcionaram umbelíssimo show com danças, luzes, fogos de artifícios, devoção muitareverência à cultura gaúcha.

Na apresentação, narraram e reviveram de forma teatral a história dospraianos, quando 12 amigos resolveram fundar, em 1972, um Centro deTradições Gaúchas, em São José (SC).Valmor Schmidtfoi o primeiro dos 18patrões do CTG os Praianos.

A Invernada Artística fez sua apresentação com alguns casais que mostraramatravés da dança e da música a tradição gaúcha. Os artistas do “TáxiMaluco” também fizeram parte dessa exibição e deram uma amostra do queapresentariam ao público no penúltimo dia de Rodeio, sábado, às20h.

Outro momento muito emocionante aconteceu quando membros da entidade,equipe multidisciplinar e alunos da equoterapia trouxeram ao público emuma charrete a padroeira dos peões brasileiros, Nossa Senhora deAparecida.

Umadas partes mais emocionantes, que antecedeu aos pronunciamentos, foi aentrada de dezenas de cavaleiros. Eles deram as boas vindas ao presentescom uma belíssima apresentação que ocupou toda a cancha delaço.

Logoem seguida, o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, José NatalPereira, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o prefeito de SãoJosé, Djalma Berger, o ex-governador do Estado, Leonel Pavan, o presidenteda câmara de vereadores, Neri Amaral, o secretário de Transporte,Mobilidade e Terminais de Florianópolis, João Batista Nunes, entre outrasautoridades do estado de Santa Catarina que também vieram prestigiar oevento, entraram na arena para deixar sua mensagem.

Asolenidade de abertura encerrou com uma queima de fogos de artifício,cedendo a cancha para os ginetes que buscam as premiações máximas, doiscarros zero quilometro, nas provas de tiro de laço Taça Cidade de São Josée Força A.

 

Ele veio “Dáuma espiadinha” num dos maiores rodeios do país

Fael, vencedordo “BBB 12”, participou com outros peões, considerados os melhores dopaís, do Desafio dos Estados, promovido no 40º Rodeio do CTG OsPraianos

 

A invernadacampeira do CTG OS Praianos promoveu, na noite de sábado (4), durante aabertura oficial, o Desafio dos Estados.

O evento contou com a participação especial do vencedor do BBB 12, FaelCordeiro, representando o estado do Mato Grosso. Além dele, mais noveatiradores de laço considerados os melhores do país e do Paraguai.

São eles, Marlon Fernandes, representando o CTG Os Praianos; Ari Correia,de Santa Catarina; Gilson dos Santos, do Rio Grande do Sul; FernandoJacobi, do Paraná; Vanderlei Vaz, de São Paulo; Rafael Melo, de Rondônia;Alan Soares e Thaian Ávila, conhecidos como a Dupla dos Sonhos, do RioGrande do Sul; e Lucides Miranda, do Paraguai.

Ao todo, foram três armadas para cada um. Fael acertou todas, mostrandoque é mesmo um “atirador de laço comprido”, conhecido aqui na região Suldo país como tiro de laço”. A cada armada de Fael, as milhares de pessoasque lotavam as arquibancadas, demonstravam a admiração pelo vencedor doBBB 12 e pelo seu talento com o laço.

 

 

 

Você pode conferir todas as fotos  em www.facebook.com/ctgospraianos

Veja mais notícias em www.ctgospraianos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário