segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Governo do Estado apresenta a 4ª ligação Ilha-Continente-BR 101

 
Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, a
nova ligação Ilha-Continente foi apresentada, nesta segunda-feira (7),
pelo governador Raimundo Colombo em entrevista coletiva à imprensa, no
Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. No evento, Colombo autorizou a
liberação do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica,
Econômica e Ambiental (Evtea), Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima),
Projeto básico e Plano de Negócios para a construção da 4ª ligação
Ilha-Continente-BR 10. O total de investimento para o Complexo está
estimado em R$ 1,1 bilhão e deverá ser concluído em duas etapas. A
primeira em 2014 e a segunda até 2016.

O governador disse que a mobilidade urbana não é um problema exclusivo de
Florianópolis. "Essa questão de mobilidade urbana passou a ser um drama
para todas as pessoas, em todas as cidades do Brasil. A nova ligação
Ilha-Continente de Florianópolis é fundamental para o desenvolvimento
econômico da região e, consequentemente, do Estado. Não podemos mais
esperar", enfatizou Colombo.

A nova ponte terá oito pistas, com 45 metros de largura e 1,6 km de
comprimento, passarela para pedestres e ciclovias em toda a extensão da
via, no mesmo nível da pista de carros. A extensão total do acesso,
incluindo a ponte, é de 8,5 km e o projeto também prevê uma via expressa,
de alta velocidade, com acesso a BR-101. O trânsito local será feito por
vias marginais e o acesso do sistema viário à via expressa será feito por
viadutos.

Toda a construção do sistema viário ficará sobre um aterro hidráulico de
2,7 milhões de metros quadrados, sendo 70% de área comum e 30% de área
privada que poderá ser comercializada por empreendedores que financiarão a
obra, em modelo de Parceria Pública Privada (PPP). "É uma obra viável
economicamente e que trará bastante beneficio à população", informou o
governador.

Trajeto
O sistema viário contará com uma Via Expressa, permitindo a ligação da
BR-101 ao Norte até a Avenida Beira-mar Norte. Além de uma via local
integrando a Via Expressa aos bairros de São José e os do Continente, em
Florianópolis. Toda a via contará com um programa de arborização urbana,
paisagismo adequado, sendo 30% do total do aterro com áreas verdes; além
de grandes parques metropolitanos com 80 hectares, bolsões de
estacionamentos e áreas de lazer. A população terá à disposição pista de
caminhada, área para prática de esportes, praças, marinas e concha
acústica.

O projeto chama a atenção por não interferir no trânsito da Grande
Florianópolis, e questões complexas, como as desapropriações, só devem
ocorrer quando as obras chegarem até a BR-101. O impacto ambiental é
considerado pequeno, visto que a área já é amplamente humanizada. "Sem
dúvida é um grande empreendimento para a Grande Florianópolis, que fará
crescer a região e trazer oportunidade de emprego. Essa obra será um
exemplo", destacou o secretário da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Cronograma

Dezembro de 2011 – Definição da empresa que fará os estudos conforme
edital (Lei nº 8.666).

Junho de 2012 – Prazo de conclusão do Projeto básico, EIA-Rima e Plano de
Negócios.

Setembro de 2012 – Começo das obras.

Setembro de 2014 - Conclusão da ponte e da ligação com o sistema viário do
Estreito.

Março de 2016 – Conclusão do aterro e todas as obras de acesso a BR 101 e
ao trânsito local.

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